Composição do Júri:
Presidente: Doutora Maria Fátima Magalhães Antunes Gonçalves Teixeira, Professora Associada com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutor José Augusto Branco Palhares, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);
Doutora Daniela Andrade Vilaverde Silva, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Resumo do Relatório de Estágio: Numa sociedade em constante mudança, em que se requer, progressivamente, profissionais qualificados e que detenham as competências necessárias para responder de forma eficaz às especificidades de cada organização, a formação é desafiada a tornar-se central, quer em termos específicos, quer em termos genéricos, próprios da cultura organizacional. As organizações de saúde não escapam a este paradigma, estando cada vez mais consciencializadas sobre a importância de apostarem em estratégias formativas dirigidas aos seus profissionais. A formação contínua é fundamental para capacitar os profissionais de saúde e inerentemente, as instituições onde trabalham, a obter níveis acrescidos de eficácia, eficiência e qualidade. Percecionada como um processo de interiorização de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades, a formação gera mudanças de atitudes e comportamentos nos indivíduos, com impacto no seu desenvolvimento pessoal, no seu exercício profissional, e consequentemente, no desempenho da organização potenciando a sua capacidade de servir com qualidade os cidadãos. O estudo de caso desenvolvido numa estrutura formativa de um hospital português permitiu apurar que há uma forte aposta por parte da organização no desenvolvimento e atualização permanente das competências técnicas e relacionais dos seus recursos humanos, estando a formação no cerne das suas prioridades estratégicas. Os resultados da investigação, apesar de mostrarem que as perceções dos profissionais relativamente à formação ministrada são positivas, denunciam também algumas lacunas, pelo que será necessário rever o processo de gestão da formação e o envolvimento dos formandos no mesmo.
Palavras-chave: Formação contínua; Gestão da formação; Aprendizagem ao longo da vida; Profissionais de saúde.