quinta-feira, 27/06/2024
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 27 de junho de 2024, às 14h30, na sala 0.07 do IE, as provas de
Mestrado em Ciências da Educação, Área
de Especialização em Didática e Supervisão, requeridas por Ivanildo da Silva Pinto Nancassa.
Título Dissertação
de Mestrado: " Avaliação das aprendizagens: um estudo numa escola de 2º ciclo
na Guiné-Bissau”
Presidente: Doutora
Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira - Professora Catedrática do
Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutora Maria Alfredo Ferreira
Freitas Lopes Moreira, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade
do Minho (orientadora);
Doutora Marília José do Gago Alves Quintal, Professora Convidada
Equiparada a Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do
Minho.
Resumo da
Dissertação Mestrado:
A dissertação foca-se em um estudo sobre avaliação das aprendizagens,
numa escola de 2.ºiclo, na Guiné-Bissau, uma instituição evangélica vocacionada
para lecionar desde o jardim-de-infância até ao 12.º ano de escolaridade. O
estudo procura compreender as práticas avaliativas na disciplina de Ciências
Sociais, como fator de melhoria do processo de ensino e aprendizagem e a
perceção dos alunos e docentes sobre estas. A indagação enquadra-se numa
abordagem metodológica de natureza qualitativa, opta por uma recolha de dados recorrendo
à entrevista semiestruturada dos professores participantes no estudo e a uma
roda de conversa informal (Djumbai), com as crianças participantes, com o
objetivo de compreender perceções, práticas, potencialidades e constrangimentos
contidos nas estratégias de avaliação das aprendizagens dos alunos. Da análise
dos dados recolhidos no terreno, constatou-se que as práticas de avaliação das aprendizagens
dos alunos do 5.º e 6.º anos da disciplina de Ciências Sociais não se adequam a
um ensino/aprendizagem de qualidade, que deve colocar o aluno no centro desse
processo, uma vez que os resultados alcançados neste estudo destacam três
aspetos que, pela sua pertinência, contribuem substancialmente para o debate.
Em primeiro lugar, para os professores, a avaliação é centrada em provas e
exame e, para os alunos, a avaliação é centrada no acompanhamento. Em segundo
lugar, constatou-se que a língua portuguesa constitui um grande constrangimento
no processo de ensino e aprendizagem. Por último, a necessidade de formação dos
professores no domínio da avaliação das aprendizagens. Conclui-se, da revisão
de literatura, que a avaliação das aprendizagens deve centrar-se na construção,
identificação, valorização e aplicação dos conhecimentos dos alunos, visando
detetar as dificuldades e indagar procedimentos para a sua resolução; não deve
subordinar-se a uma perspetiva sumativa de natureza classificatória. A partir
deste estudo de caso, apresenta-se uma reflexão fundamentada sobre as práticas
avaliativas a propor para as escolas do país, levando em consideração os
enviesamentos registados no sistema nacional da avaliação das aprendizagens dos
alunos na Guiné- Bissau.
Palavras chave: 2.º ciclo,
Avaliação das Aprendizagens, Ciências Sociais, Djumbai, Guiné-Bissau
.
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