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Provas de Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Didática e Supervisão Voltar

quinta-feira, 27/06/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 27 de junho de 2024, às 14h30, na sala 0.07 do IE, as provas de Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Didática e Supervisão, requeridas por Ivanildo da Silva Pinto Nancassa. Título Dissertação de Mestrado: " Avaliação das aprendizagens: um estudo numa escola de 2º ciclo na Guiné-Bissau”
Presidente: Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira - Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutora Maria Alfredo Ferreira Freitas Lopes Moreira, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Marília José do Gago Alves Quintal, Professora Convidada Equiparada a Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo da Dissertação Mestrado:
A dissertação foca-se em um estudo sobre avaliação das aprendizagens, numa escola de 2.ºiclo, na Guiné-Bissau, uma instituição evangélica vocacionada para lecionar desde o jardim-de-infância até ao 12.º ano de escolaridade. O estudo procura compreender as práticas avaliativas na disciplina de Ciências Sociais, como fator de melhoria do processo de ensino e aprendizagem e a perceção dos alunos e docentes sobre estas. A indagação enquadra-se numa abordagem metodológica de natureza qualitativa, opta por uma recolha de dados recorrendo à entrevista semiestruturada dos professores participantes no estudo e a uma roda de conversa informal (Djumbai), com as crianças participantes, com o objetivo de compreender perceções, práticas, potencialidades e constrangimentos contidos nas estratégias de avaliação das aprendizagens dos alunos. Da análise dos dados recolhidos no terreno, constatou-se que as práticas de avaliação das aprendizagens dos alunos do 5.º e 6.º anos da disciplina de Ciências Sociais não se adequam a um ensino/aprendizagem de qualidade, que deve colocar o aluno no centro desse processo, uma vez que os resultados alcançados neste estudo destacam três aspetos que, pela sua pertinência, contribuem substancialmente para o debate. Em primeiro lugar, para os professores, a avaliação é centrada em provas e exame e, para os alunos, a avaliação é centrada no acompanhamento. Em segundo lugar, constatou-se que a língua portuguesa constitui um grande constrangimento no processo de ensino e aprendizagem. Por último, a necessidade de formação dos professores no domínio da avaliação das aprendizagens. Conclui-se, da revisão de literatura, que a avaliação das aprendizagens deve centrar-se na construção, identificação, valorização e aplicação dos conhecimentos dos alunos, visando detetar as dificuldades e indagar procedimentos para a sua resolução; não deve subordinar-se a uma perspetiva sumativa de natureza classificatória. A partir deste estudo de caso, apresenta-se uma reflexão fundamentada sobre as práticas avaliativas a propor para as escolas do país, levando em consideração os enviesamentos registados no sistema nacional da avaliação das aprendizagens dos alunos na Guiné- Bissau.
Palavras chave: 2.º ciclo, Avaliação das Aprendizagens, Ciências Sociais, Djumbai, Guiné-Bissau .
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