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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica Voltar

sexta-feira, 20/09/2024    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 20 de setembro de 2024 (sexta-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica, requeridas pelo Mestre Fernando Rogério Manuel Ngio.

Título da tese:
" Potencialidades da formação para a cocriação de um Guia de Ação para o Estágio Pedagógico: um estudo com professores acompanhantes de Escolas de Magistério em Malanje, Angola ".
Composição do júri:

Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:

Doutora Maria Helena Ribeiro dos Santos Silva, Professora Associada do Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Doutora Ana Alexandra Valente Rodrigues, Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;

Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutor José Luís de Jesus Coelho da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo:
É cada vez mais evidente que muitos professores acompanhantes do estágio pedagógico nas Escolas de Magistério em Angola encontram enormes dificuldades em supervisionar o estágio pedagógico, por falta de formação em supervisão pedagógica. Deste modo, este estudo visa analisar quais são as potencialidades de uma ação de formação em supervisão pedagógica baseada no contexto, para a cocriação pelos professores coordenadores e professores acompanhantes de Escolas de Magistério de um Guia de Ação para o Estágio Pedagógico. A investigação-ação iniciou com uma análise documental da legislação nacional do Ministério de Educação de Angola e dos documentos estruturantes dos Gabinetes Provinciais de Educação e do estágio pedagógico das Escolas de Formação de Professores. Com base nesses resultados realizou-se uma entrevista a um representante do Departamento de Inspeção e Supervisão do Gabinete Provincial de Educação de Malanje, a professores coordenadores de estágios pedagógicos das escolas de Magistério em Malanje (n=3), professores acompanhantes de estágio (PA) (n=13), e professores tutores (PT) (n=15) das escolas de aplicação. Nesta fase, foi ainda aplicado um questionário a uma amostra aleatória de estagiários de três Magistérios de Malanje (n=120). Com base nestes resultados implementou-se uma ação de formação para cocriar um Guia de Ação Para o Estágio, que envolveu os PA (n=13) que participaram no estudo dois e três coordenadores de estágios pedagógicos. Os dados foram recolhidos através da observação participante com elaboração de diários de bordo e uma entrevista de grupo focal aos formandos. Os resultados mostraram que a supervisão do estágio pedagógico nestes Magistérios enfrenta algumas dificuldades e desafios relacionados com a falta de formação em supervisão pedagógica dos professores coordenadores e PA; a seleção aleatória de professores para a supervisão de estágio; o elevado número de estagiários por PA; falta de acompanhamento regular do estagiário; ausência de colaboração entre os PA e PT. A ação de formação em supervisão pedagógica teve resultados positivos na elaboração de um Guia de Ação para o Estágio Pedagógico mais em consonância com as teorias atuais. Estes resultados terão implicações na melhoria das práticas de supervisão dos estágios e poderão inspirar as políticas locais e nacionais relacionadas.


Palavras-Chave:
Angola; Estágios Pedagógicos; Formação Contínua; Professores Acompanhantes de Estágio; Supervisão Pedagógica
Contactos:

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e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

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