sexta-feira, 20/09/2024
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 20 de setembro de 2024 (sexta-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão
Pedagógica, requeridas pelo Mestre Fernando Rogério Manuel Ngio.
Título da tese: " Potencialidades
da formação para a cocriação de um Guia de Ação para o Estágio Pedagógico: um
estudo com professores acompanhantes de Escolas de Magistério em Malanje,
Angola ".
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora
Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão
do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Vogais:
Doutora Maria Helena Ribeiro dos Santos Silva, Professora Associada do
Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais
da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
Doutora Ana Alexandra Valente Rodrigues, Professora Auxiliar do
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;
Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Departamento de
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho;
Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Auxiliar do Departamento de
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho (orientadora);
Doutor José Luís de Jesus Coelho da Silva, Professor Auxiliar do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Resumo:
É cada vez mais evidente que muitos professores
acompanhantes do estágio pedagógico nas Escolas de Magistério em Angola encontram
enormes dificuldades em supervisionar o estágio pedagógico, por falta de
formação em supervisão pedagógica. Deste modo, este estudo visa analisar quais
são as potencialidades de uma ação de formação em supervisão pedagógica baseada
no contexto, para a cocriação pelos professores coordenadores e professores
acompanhantes de Escolas de Magistério de um Guia de Ação para o Estágio
Pedagógico. A investigação-ação iniciou com uma análise documental da
legislação nacional do Ministério de Educação de Angola e dos documentos
estruturantes dos Gabinetes Provinciais de Educação e do estágio pedagógico das
Escolas de Formação de Professores. Com base nesses resultados realizou-se uma
entrevista a um representante do Departamento de Inspeção e Supervisão do Gabinete
Provincial de Educação de Malanje, a professores coordenadores de estágios
pedagógicos das escolas de Magistério em Malanje (n=3), professores
acompanhantes de estágio (PA) (n=13), e professores tutores (PT) (n=15) das
escolas de aplicação. Nesta fase, foi ainda aplicado um questionário a uma
amostra aleatória de estagiários de três Magistérios de Malanje (n=120). Com
base nestes resultados implementou-se uma ação de formação para cocriar um Guia
de Ação Para o Estágio, que envolveu os PA (n=13) que participaram no estudo
dois e três coordenadores de estágios pedagógicos. Os dados foram recolhidos
através da observação participante com elaboração de diários de bordo e uma
entrevista de grupo focal aos formandos. Os resultados mostraram que a
supervisão do estágio pedagógico nestes Magistérios enfrenta algumas
dificuldades e desafios relacionados com a falta de formação em supervisão
pedagógica dos professores coordenadores e PA; a seleção aleatória de
professores para a supervisão de estágio; o elevado número de estagiários por
PA; falta de acompanhamento regular do estagiário; ausência de colaboração
entre os PA e PT. A ação de formação em supervisão pedagógica teve resultados
positivos na elaboração de um Guia de Ação para o Estágio Pedagógico mais em consonância
com as teorias atuais. Estes resultados terão implicações na melhoria das
práticas de supervisão dos estágios e poderão inspirar as políticas locais e
nacionais relacionadas.
Palavras-Chave: Angola; Estágios Pedagógicos; Formação Contínua; Professores
Acompanhantes de Estágio; Supervisão Pedagógica
Contactos:
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