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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa Voltar

terça-feira, 05/11/2024   
Realizam-se no dia 05 de novembro de 2024 (terça-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, requeridas pelo Mestre Almerindo Valdemar Tchivangulula.
Título da tese: "As tecnologias digitais nas universidades públicas do sul de Angola: Da situação atual a novos caminhos tecnológicos e metodológicos".
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:
Doutor Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro, Professor Associado do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;

Doutor José Alberto Lencastre Freitas Borges de Araújo, Professor Associado do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);

Doutora Maria João Silva Ferreira Gomes, Professora Associada do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Maria Altina da Silva Ramos, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Joaquim José Jacinto Escola, Professor Associado com Agregação do Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Doutora Teresa Margarida Loureiro Cardoso, Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta-Lisboa.

Resumo: A evolução das tecnologias digitais trouxe consigo a oportunidade para outros ambientes educacionais, mais interativos, tendo os professores como o elemento na dinamização de um ensino que use metodologias ativas que facilitem a aprendizagem dos estudantes. No Ensino Superior em Angola, alguns professores ainda centram as suas práticas pedagógicas na exposição verbal dos conteúdos, e têm alguma dificuldade em envolver os estudantes na sua prática de aprendizagem. Nesta senda, este estudo foi orientado com base na seguinte questão de investigação: como contribuir para melhorar os processos de ensino nas universidades públicas do Sul de Angola mediante o uso das tecnologias digitais? Para responder a esta questão formularam-se os seguintes objetivos específicos: (i) caracterizar as perceções de professores angolanos sobre o uso das tecnologias digitais no Ensino Superior; (ii) analisar o modo como os professores angolanos utilizam as tecnologias digitais nas salas de aula para as suas atividades pedagógicas; (iii) desenhar um contributo de inovação pedagógica para melhorar os processos de ensino dos professores mediante o uso das tecnologias digitais nas salas de aula. Atendendo à natureza dos objetivos delineados, optou-se por uma metodologia qualitativa e interpretativa, com um desenho de estudo de caso múltiplo. Os dados foram recolhidos através do questionário, entrevista e grelha de observação de aula, e tratados por intermédio dos softwares SPSS Statistic e NVivo. Os resultados obtidos permitem concluir que os professores do Ensino Superior em Angola têm proficiência no uso das tecnologias digitais, mas não as sabem usar com competência para envolver os estudantes numa aprendizagem ativa. Assim, considera-se um imperativo a formação contínua dos professores angolanos para desenvolver as competências necessárias no uso das tecnologias digitais no auxílio das suas práticas pedagógicas. Por outro lado, é importante disponibilizar plataformas digitais em todas as instituições de ensino, por forma a incentivar os professores na criação de ambientes virtuais de aprendizagem e fóruns de debates, no acesso aos conteúdos ou informações a qualquer hora e local, na expansão da sala de aula física para a sala online. Tudo isto pode permitir interações e trazer consigo a mobilidade e ubiquidade através da utilização dos dispositivos móveis; e, assim, dinamizar as práticas pedagógicas no Ensino Superior em Angola. Finalmente, é necessário que as instituições definam estratégias de formação inicial de professores que poderiam ser de grande auxílio para minimizar as dificuldades encontradas.

Palavras-Chave: Ensino Superior, inovação pedagógica, práticas pedagógicas, professores angolanos, Tecnologias digitais.
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