terça-feira, 05/11/2024
Realizam-se
no dia 05 de novembro de 2024 (terça-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia
Educativa, requeridas pelo Mestre Almerindo Valdemar Tchivangulula.
Título da tese: "As tecnologias digitais nas
universidades públicas do sul de Angola: Da situação atual a novos caminhos
tecnológicos e metodológicos".
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora
Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e
Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Vogais:
Doutor Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro, Professor Associado do
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;
Doutor José Alberto Lencastre Freitas Borges de Araújo, Professor Associado
do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de
Educação da Universidade do Minho (Orientador);
Doutora Maria João Silva Ferreira Gomes, Professora Associada do
Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de
Educação da Universidade do Minho;
Doutor Maria Altina da Silva Ramos, Professora Auxiliar do Departamento de
Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da
Universidade do Minho;
Doutor Joaquim José Jacinto Escola, Professor Associado com Agregação do
Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais
da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
Doutora Teresa Margarida Loureiro Cardoso, Professora Auxiliar do
Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta-Lisboa.
Resumo: A evolução das tecnologias digitais trouxe consigo a
oportunidade para outros ambientes educacionais, mais interativos, tendo os
professores como o elemento na dinamização de um ensino que use metodologias
ativas que facilitem a aprendizagem dos estudantes. No Ensino Superior em
Angola, alguns professores ainda centram as suas práticas pedagógicas na
exposição verbal dos conteúdos, e têm alguma dificuldade em envolver os
estudantes na sua prática de aprendizagem. Nesta senda, este estudo foi
orientado com base na seguinte questão de investigação: como contribuir para
melhorar os processos de ensino nas universidades públicas do Sul de Angola
mediante o uso das tecnologias digitais? Para responder a esta questão
formularam-se os seguintes objetivos específicos: (i) caracterizar as perceções
de professores angolanos sobre o uso das tecnologias digitais no Ensino
Superior; (ii) analisar o modo como os professores angolanos utilizam as
tecnologias digitais nas salas de aula para as suas atividades pedagógicas;
(iii) desenhar um contributo de inovação pedagógica para melhorar os processos
de ensino dos professores mediante o uso das tecnologias digitais nas salas de
aula. Atendendo à natureza dos objetivos delineados, optou-se por uma metodologia
qualitativa e interpretativa, com um desenho de estudo de caso múltiplo. Os
dados foram recolhidos através do questionário, entrevista e grelha de
observação de aula, e tratados por intermédio dos softwares SPSS Statistic e
NVivo. Os resultados obtidos permitem concluir que os professores do Ensino
Superior em Angola têm proficiência no uso das tecnologias digitais, mas não as
sabem usar com competência para envolver os estudantes numa aprendizagem ativa.
Assim, considera-se um imperativo a formação contínua dos professores angolanos
para desenvolver as competências necessárias no uso das tecnologias digitais no
auxílio das suas práticas pedagógicas. Por outro lado, é importante
disponibilizar plataformas digitais em todas as instituições de ensino, por
forma a incentivar os professores na criação de ambientes virtuais de
aprendizagem e fóruns de debates, no acesso aos conteúdos ou informações a
qualquer hora e local, na expansão da sala de aula física para a sala online.
Tudo isto pode permitir interações e trazer consigo a mobilidade e ubiquidade
através da utilização dos dispositivos móveis; e, assim, dinamizar as práticas
pedagógicas no Ensino Superior em Angola. Finalmente, é necessário que as
instituições definam estratégias de formação inicial de professores que
poderiam ser de grande auxílio para minimizar as dificuldades encontradas.
Palavras-Chave: Ensino
Superior, inovação pedagógica, práticas pedagógicas, professores angolanos,
Tecnologias digitais.
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