Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de Educação Especial Voltar

quarta-feira, 09/04/2025    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 09 de abril de 2025, na Sala de Atos do IE, pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de Educação Especial, requeridas pelo Mestre Welbert Vinícius de Souza Sansão.
Título da tese: "Percepções dos Tradutores e Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa sobre a atuação nas aulas de Matemática em Belo Horizonte, Brasil”.
Composição do Júri:
Presidente:
Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutora Ana Paula Loução Martins, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Anabela Cruz dos Santos, Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Etelvina do Rosário Silva Lima, Professora Adjunta do Departamento de Ciências e Tecnologias da Saúde da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria;

Doutor Wolney Gomes Almeida, Professor Titular do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-Bahia, Brasil;

Doutor Geraldo Eustáquio Moreira, Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasil.

Resumo: Este estudo objetiva analisar as percepções de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP) quanto à atuação durante o ensino remoto emergencial e os entraves vivenciados durante o processo tradutório e interpretativo das aulas de Matemática. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi dividida em dois estudos. O Estudo 1 consiste numa pesquisa quantitativa em que se objetiva analisar as percepções de TILSP sobre a atuação no ensino remoto emergencial no Brasil. Foi construído um questionário que foi distribuído online por meio da plataforma Google Forms. Este questionário serviu como preâmbulo para explorar o campo de estudo e as percepções gerais dos TILSP. A amostra integrou 58 participantes, no qual estiveram representantes das regiões norte, nordeste, sudeste e centro-oeste do Brasil. Os resultados evidenciaram que, apesar dos dispositivos legais que amparam e legitimam a atuação dos TILSP, ainda existem entraves no reconhecimento institucional e na formação desses profissionais. Além disso, o ambiente de atuação foi substancialmente transformado e as plataformas digitais demonstraram limitações consideráveis na promoção da acessibilidade linguística que condicionaram o processo tradutório e interpretativo. O Estudo 2 consiste numa pesquisa qualitativa que objetiva analisar as percepções de TILSP quanto à atuação no ensino remoto tendo como referencial o processo de transposição intermodal das aulas de Matemática. Optou-se pela elaboração de uma entrevista semiestruturada, realizada com seis TILSP atuantes nas escolas estaduais no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para o tratamento dos dados, adotou-se a Análise de Conteúdo (AC) para codificação, categorização e análise das Percepções dos participantes. Os resultados demonstraram que a atuação das TILSP no ensino remoto foi marcada por desafios relacionados à adaptação tecnológica, à falta de acessibilidade nas plataformas, à confusão de papéis atribuídos aos TILSP, à ausência de revezamento entre TILSP e às intercorrências externas, refletindo diretamente na qualidade do trabalho e na acessibilidade dos estudantes surdos. No entanto, as intérpretes adotaram diversas estratégias para dirimir esses entraves, como a negociação de sinais, o uso da datilologia e a explicação conceitual, para mitigar essas dificuldades e garantir a compreensão dos estudantes surdos. A investigação evidenciou que a valorização e o (re)conhecimento dos TILSP são cruciais para garantir que a educação inclusiva para alunos surdos seja efetiva e de qualidade.


Palavras-chave: Educação de Surdos; Educação Inclusiva; Ensino remoto emergencial; Libra; Processo tradutório e interpretativo.
Doutoramento em Estudos da Criança
Tel: +351 253 60 13 92
e-mail: sec-dout-ec@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
Logo