terça-feira, 22/04/2025
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 22 de abril de 2025 (terça-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade
de Educação em
Ciências, requeridas pela Mestre Luísa Maria dos Santos
Carvalho.
Título da tese: "Educação para a ecoética:
das conceções às necessidades formativas de professores de Biologia e Geologia”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves
Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Vogais:
Doutor
Pedro Guilherme Rocha dos Reis, Professor Catedrático do Instituto de Educação,
Universidade de Lisboa;
Doutor
José Alberto Gomes Precioso, Professor Associado com Agregação do Departamento
de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de
Educação da Universidade do Minho;
Doutora
Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Associada do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho;
Doutor
Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho (orientador);
Doutora
María Esther Cascarosa Salillas, Profesora Titular do Departamento de
Didácticas Específicas da Facultad de Educación da Universidad de Zaragoza
(Espanha).
Resumo: A ecoética estuda a relação
moral dos seres humanos com o ambiente e corresponde a uma reflexão racional
sobre qual deve ser essa relação. A educação para a ecoética pressupõe uma
reflexão sobre como viver, como fazer escolhas ambientais e como pensar nas
consequências das atividades humanas. Professores que educam para a ecoética
têm a possibilidade de formar cidadãos reflexivos, críticos e dinâmicos, que se
sintam parte integrante do ambiente e que sejam capazes de avaliar argumentos
sobre a melhor forma de agir em relação ao mesmo. Para promover esta reflexão,
os professores devem estar aptos a lecionar assuntos relacionados com ecoética
nas suas disciplinas, necessitando de ter, para isso, uma formação adequada
neste domínio. Deste modo, considerou-se pertinente investigar se os professores
de Biologia e Geologia, que lecionam no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino
secundário, estão, ou não, predispostos e preparados para lecionar assuntos
relacionados com ecoética. Para esse efeito, foi realizado um estudo com
professores de Biologia e Geologia, em exercício de funções, a lecionar em
Escolas/Agrupamentos de Escolas públicos de Portugal continental. Para recolher
os dados, foi elaborado um questionário, destinado ao público-alvo mencionado,
ao qual responderam 293 professores. Com o intuito de aprofundar os resultados
obtidos com a aplicação do referido questionário, foram realizadas, também,
entrevistas a 10 professores com as mesmas caraterísticas. Os resultados
obtidos sugerem que, embora estes professores, na generalidade, pareçam considerar
como relevantes vários problemas ambientais atuais, a sua maioria tem um
conhecimento pouco aprofundado sobre o conceito de ecoética. Além disso, ainda
que a maioria dos professores considere que aborda problemas ambientais em
perspetiva ética nas aulas, admitem, de modo geral, que a ecoética é pouco
enfatizada nos cursos de formação inicial e contínua de professores de Biologia
e Geologia. Consideram, ainda, que os alunos terminam os estudos com formação
insuficiente para o exercício de uma cidadania ambientalmente responsável,
sugerindo alterações ao nível dos documentos curriculares e da formação inicial
e contínua de professores para colmatar esta lacuna e reforçar a inclusão
destes assuntos. Estes resultados podem contribuir para a melhoria da formação
de professores de Biologia e Geologia, em assuntos relacionados com ecoética,
para que estes possam, de forma indireta, dar o seu contributo para a resolução
dos problemas ambientais.
Palavras-chave: conceções sobre ecoética; necessidades formativas em
ecoética; opiniões sobre educação para a ecoética; professores de Biologia e
Geologia; representações de práticas no ensino de ecoética
Contactos:
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