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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Ciências Voltar

terça-feira, 22/04/2025    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 22 de abril de 2025 (terça-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Ciências, requeridas pela Mestre Luísa Maria dos Santos Carvalho.
Título da tese: "Educação para a ecoética: das conceções às necessidades formativas de professores de Biologia e Geologia”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:

Doutor Pedro Guilherme Rocha dos Reis, Professor Catedrático do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa;

Doutor José Alberto Gomes Precioso, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Associada do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);

Doutora María Esther Cascarosa Salillas, Profesora Titular do Departamento de Didácticas Específicas da Facultad de Educación da Universidad de Zaragoza (Espanha).

Resumo:
A ecoética estuda a relação moral dos seres humanos com o ambiente e corresponde a uma reflexão racional sobre qual deve ser essa relação. A educação para a ecoética pressupõe uma reflexão sobre como viver, como fazer escolhas ambientais e como pensar nas consequências das atividades humanas. Professores que educam para a ecoética têm a possibilidade de formar cidadãos reflexivos, críticos e dinâmicos, que se sintam parte integrante do ambiente e que sejam capazes de avaliar argumentos sobre a melhor forma de agir em relação ao mesmo. Para promover esta reflexão, os professores devem estar aptos a lecionar assuntos relacionados com ecoética nas suas disciplinas, necessitando de ter, para isso, uma formação adequada neste domínio. Deste modo, considerou-se pertinente investigar se os professores de Biologia e Geologia, que lecionam no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, estão, ou não, predispostos e preparados para lecionar assuntos relacionados com ecoética. Para esse efeito, foi realizado um estudo com professores de Biologia e Geologia, em exercício de funções, a lecionar em Escolas/Agrupamentos de Escolas públicos de Portugal continental. Para recolher os dados, foi elaborado um questionário, destinado ao público-alvo mencionado, ao qual responderam 293 professores. Com o intuito de aprofundar os resultados obtidos com a aplicação do referido questionário, foram realizadas, também, entrevistas a 10 professores com as mesmas caraterísticas. Os resultados obtidos sugerem que, embora estes professores, na generalidade, pareçam considerar como relevantes vários problemas ambientais atuais, a sua maioria tem um conhecimento pouco aprofundado sobre o conceito de ecoética. Além disso, ainda que a maioria dos professores considere que aborda problemas ambientais em perspetiva ética nas aulas, admitem, de modo geral, que a ecoética é pouco enfatizada nos cursos de formação inicial e contínua de professores de Biologia e Geologia. Consideram, ainda, que os alunos terminam os estudos com formação insuficiente para o exercício de uma cidadania ambientalmente responsável, sugerindo alterações ao nível dos documentos curriculares e da formação inicial e contínua de professores para colmatar esta lacuna e reforçar a inclusão destes assuntos. Estes resultados podem contribuir para a melhoria da formação de professores de Biologia e Geologia, em assuntos relacionados com ecoética, para que estes possam, de forma indireta, dar o seu contributo para a resolução dos problemas ambientais.


Palavras-chave:
conceções sobre ecoética; necessidades formativas em ecoética; opiniões sobre educação para a ecoética; professores de Biologia e Geologia; representações de práticas no ensino de ecoética
Contactos:
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Tel: +351 253 601287
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