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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular Voltar

quinta-feira, 29/05/2025    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 29 de maio de 2025 (quinta-feira), pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pelo Mestre Renier Cavalcanti Dantas.
Título da tese: "Os Conteúdos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio Integrado no IFRN: Contributos para uma Organização e Sistematização Curricular”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:

Doutora Ana Maria Carneiro Costa e Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);

Doutora Diana Isabel de Araújo Mesquita, Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa;

Doutora Eva Maria Lopes Fernandes, Investigadora Doutorada de Nível Inicial do Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Antonino Manuel D`Almeida Pereira, Professor Coordenador com Agregação do Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu;

Doutora Martha Maria Prata Linhares, Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Resumo:
Os desafios enfrentados pelas escolas são diversos devido à presença de vários grupos sociais e culturais com necessidades únicas. Nesse contexto, a Educação Física é considerada um componente obrigatório e fundamental para a educação holística dos estudantes. No entanto, ela enfrenta dificuldades na sistematização e é frequentemente influenciada por conceitos orientados para o esporte e metodologias tradicionais. Além disso, o desafio institucional resultante da expansão da Rede Federal de Educação Técnica e Superior, no Brasil, tem proporcionado a democratização do acesso à educação pública, mas também requer soluções adequadas para públicos diversos e projetos educacionais contínuos, incluindo a atenção especial à Educação de Jovens e Adultos implementada pelo PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. A pesquisa intitulada "Os Conteúdos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio Integrado no IFRN: Contributos para uma Organização e Sistematização Curricular" surgiu nesse contexto e foi submetida ao Instituto de Educação da Universidade do Minho para obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação, na especialização em Desenvolvimento Curricular. O objetivo geral da pesquisa é o de entender o seguinte: 1) analisar os conteúdos da disciplina de Educação Física no Ensino Médio Integrado na modalidade EJA no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, com ênfase na Cultura do Movimento Corporal; 2) investigar os critérios para a organização dos conteúdos na modalidade EJA, sob a perspectiva dos professores e alunos; e 3) examinar a proposta de organização dos conteúdos da disciplina de Educação Física para a EJA. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa selecionou três campi que oferecem atualmente cursos técnicos de nível médio na modalidade EJA: Campus Santa Cruz, Campus Natal-Zona Norte e Campus Ipanguaçu. O estudo envolveu a realização de questionários com cento e trinta e nove (139) alunos do sexo masculino e feminino, entrevistas com três (3) professores e análise documental do PTDEN – Proposta de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio de Educação Física. Essa estratégia de pesquisa emprega uma metodologia de estudo de caso dentro dos paradigmas de pesquisa qualitativa e quantitativa para buscar uma compreensão abrangente do fenômeno relevante e possibilitar uma análise minuciosa e rigorosa dos dados obtidos. Apesar dos desafios enfrentados, o estudo proporcionou uma experiência valiosa que permitiu aos estudantes e professores do PROEJA interagirem e compartilharem diversos conhecimentos relacionados aos conteúdos da Cultura do Movimento Corporal. Tornou-se evidente que o conteúdo dos livros didáticos de Educação Física precisa ser modificado para acomodar os procedimentos didático-pedagógicos usados nos cursos técnicos de nível médio ministrados na modalidade EJA.


Palavras-chave:
Conteúdo, Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Física.
Contactos:
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