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Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de Educação Artística Voltar

sexta-feira, 27/06/2025    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 27 de junho de 2025, na Sala de Atos do IE, pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de Educação Artística, requeridas pela Mestre Ana Paula Ribeiro Cardoso Malotti.
Título da tese: "O professor especialista de música na educação pré-escolar portuguesa e na educação infantil brasileira. Estudo de caso múltiplo”.
Composição do Júri:
Presidente:
Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutora Maria Helena Gonçalves Leal Vieira, Professora Associada do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutor António José Pacheco Ribeiro, Professor Auxiliar do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Janete da Conceição Soares da Costa Ruiz, Professora Convidada Equiparada a Professora Auxiliar do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;

Doutor Carlos Alberto dos Santos Almeida, Professor Equiparado a Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo;

Doutora Cláudia Ribeiro Bellochio, Professora Titular do Centro de Educação do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Resumo: As instituições de educação infantil (IEI) que atendem crianças entre os 0 e os 5 anos de idade estão a tornar-se, cada vez mais, um campo de ação para os professores especialistas de música (PEM). Esta realidade não tem visibilidade na literatura. Assim, este estudo buscou investigar como se dá a presença de PEM nas IEI nos casos de Portugal e do Brasil, e quais as contribuições destes
profissionais para a experiência musical e formação das crianças. Os objetivos do estudo foram: mapear a presença de PEM nas IEI nos dois casos estudados; descrever o perfil das IEI e dos PEM atuantes; compreender a concepção dos participantes sobre os PEM e a sobre a sua formação profissional; descrever e avaliar as atividades e as contribuições dos PEM para a experiência musical e formação das crianças. Foi desenvolvido um Estudo de Caso Múltiplo de abordagem mista, envolvendo PEM e representantes das IEI em Portugal e no Brasil. Os resultados indicam que: a presença de PEM é uma realidade significativa no território dos dois países, quer em IEI públicas, quer privadas, podendo chegar a ser três vezes maior nestas últimas; os PEM têm sobretudo formação superior em música, com maior prevalência no Brasil; o vínculo laboral predominante é o de trabalhador independente em Portugal e o de contrato efetivo/tempo indeterminado no Brasil; os PEM brasileiros estão mais integrados nas atribuições das IEI (reuniões, planejamento, avaliações) e os PEM portugueses trabalham mais colaborativamente com as educadoras; as atividades com PEM são semanais, de 30 a 60 minutos, e oferecidas ora de forma integrada, ora opcional em ambos os países; o acesso às atividades com PEM, contudo, não é garantido com equidade em nenhum dos países; os PEM são conceptualizados sobretudo pelas suas características pessoais e pela sua formação musical específica; os participantes reforçam a importância da música na educação de crianças dos 0 aos 5 anos e da atuação mais profunda, especializada e integral dos PEM, proporcionando o acesso a uma variedade de instrumentos musicais, a atividades com intencionalidade e objetivos musicais, e a uma experiência musical mais sólida, diversificada e qualificada; finalmente os participantes defendem a necessidade de os PEM virem a ter uma formação profissional, musical e pedagógica, especificamente adequada a esta faixa etária.

Palavras-chave: creche e jardim de infância; educação infantil; educação musical; professor especialista de música.
Doutoramento em Estudos da Criança
Tel: +351 253 60 13 92
e-mail: sec-dout-ec@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
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