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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular Voltar

segunda-feira, 30/06/2025    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 30 de junho de 2025 (segunda-feira), pelas 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pela Mestre Angélica Nachiungue Marta Vidal Celestino.
Título da tese: “Processo e Práticas de Avaliação do Desempenho Docente: Um Estudo de Caso no Contexto do Ensino Superior em Angola”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:

Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático Aposentado do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);

Doutor Rui Eduardo Trindade Fernandes, Professor Associado do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto;

Doutora Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis, Professora Associada da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira;

Doutor Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Joana Raquel Faria Sousa, Investigadora Doutorada de Nível Inicial do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo:
O Ensino Superior em Angola teve início em 1962, com a aprovação do Diploma Legislativo n.º 3235, pela Assembleia Legislativa que instituiu o Centro de Estudos Universitários. Apesar da sua longa existência nunca se beneficiou de um documento teórico legal específico que regulamentasse a ADD em termos mais operacionais, até em 2020, com a aprovação do Decreto Presidencial nº 121/20, de 27 de abril, que introduz mudanças relevantes. O presente estudo subscreve-se ao Processo e práticas de avaliação do desempenho docente: um estudo de caso no contexto do ensino superior em Angola . Como problema de investigação pretende-se caracterizar os referenciais de avaliação do desempenho docente do ensino superior a nível internacional e conceções de decisor, gestor, avaliadores e avaliados do ISCED de Benguela sobre os processos e práticas de ADD. Para responder ao problema definiu-se como objetivos específicos, problematizar a ADD do ensino superior a nível internacional, a partir da literatura, das políticas de avaliação institucional e dos referenciais de avaliação; caracterizar, os normativos e as orientações que definem a ADD no sistema de ensino superior em Angola; analisar as conceções de decisor político, gestores institucionais, avaliadores (CAD) e docentes avaliados, sobre a prática de ADD no ensino superior em Angola e em particular no ISCED de Benguela. Metodologicamente, assumiu-se uma investigação exclusivamente qualitativa, com predominância das técnicas de recolha de dados através de entrevistas semi estruturada a decisor político, gestor institucional, avaliadores e avaliados e análise documental, com a exploração também de referências normativas entre decretos, grelhas de avaliação que compõem o corpus documental. Os dados foram tratados com recurso à análise de conteúdo. Compulsada a literatura, documentos e analisados os dados obtidos da entrevista concluiu-se que, ao processo de ADD, é atribuída grande relevância, há evidências de existência de práticas deste, na IES em estudo á algumas décadas, denotado com insuficiências. A aprovação do RADD é considerada pertinente, porém. a sua implementação é bastante contestada e comprometida por diversos fatores desde a pressão do órgão de tutela, o despreparo dos intervenientes, a falta de condições institucionais, a descontextualização de dimensão gestão e alguns indicadores, entre outros, apelando-se, portanto, á revisão profunda do mesmo.

Palavras-chave: avaliação do desempenho docente, dimensões, ensino superior, indicadores, regulamento de avaliação do desempenho docente.
Contactos:
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