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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica Voltar

sexta-feira, 04/07/2025    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 04 de julho de 2025 (sexta-feira), pelas 10h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica, requeridas pelo Mestre Edson Gonçalves da Silva.
Título da tese: “Potencialidades da formação contínua para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:
Doutora Maria Helena Ribeiro dos Santos Silva, Professora Associada do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Associada do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Maria Isabel Seixas da Cunha Chagas, Professora Auxiliar Jubilada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação;

Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor José Luís de Jesus Coelho Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo: No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, 1996), enfatiza a necessidade da formação contínua como fulcral para o desenvolvimento profissional docente. A formação contínua de professores em Mato Grosso, no sistema público, onde esta investigação foi realizada, é efetivada por Centros de Formação de Profissionais da Educação Básica. Neste contexto, a presente investigação visa analisar como é que as políticas e práticas formativas de um Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso contribuem para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências. Esta investigação foi delineada como um estudo de caso interpretativo/descritivo. Os dados foram recolhidos por meio de análise documental dos documentos nacionais e do Centro de Formação, de uma entrevista a profissionais do Centro de Formação (quatro formadores de professores de Ciências, Coordenador da Formação Contínua e Diretor do Centro de Formação), inquérito por questionário aos formandos de ciências (n=23) e observação de quatro sessões de um Curso de formação que frequentaram. Os resultados obtidos mostram que as políticas e práticas formativas desenvolvidas pelo Centro de Formação desempenharam ações essenciais no desenvolvimento profissional de professores de Ciências, embora tenham sido desenvolvidas de forma pontual. Alguns aspetos importantes das ações de formação não estiveram evidentes durante o processo formativo, como por exemplo a avaliação, que na formação contínua de professores contribuí para a promoção de uma cultura de reflexão e autoavaliação, incentiva os professores a analisarem o seu próprio desempenho e a buscarem continuamente aprimoramento. No que respeita às representações sobre a supervisão pedagógica nas políticas e prática formativa, os resultados evidenciam práticas diferentes nas ações de formação havendo mesmo ausência destas. A maior parte dos inquiridos referiu um conhecimento limitado sobre os processos supervisivos e as atribuições e responsabilidades do formador/coordenador/diretor na supervisão pedagógica das ações de formação. Apesar das limitações do estudo, os resultados obtidos poderão ser utilizados pelo Centro de Formação e pelo poder público para a planificação de ações de formação mais eficazes.

Palavras-chave:
Centro de Formação; Desenvolvimento profissional; Educação em Ciências; Formação contínua; Supervisão Pedagógica.
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
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