sexta-feira, 04/07/2025
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 04 de julho de 2025 (sexta-feira), pelas 10h, as Provas
de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica, requeridas pelo Mestre Edson Gonçalves da Silva.
Título da tese: “Potencialidades da formação
contínua para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Laurinda
Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Vogais:
Doutora
Maria Helena Ribeiro dos Santos Silva, Professora Associada do Departamento de
Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
Doutora
Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Associada do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho (orientadora);
Doutora
Maria Isabel Seixas da Cunha Chagas, Professora Auxiliar Jubilada do Instituto
de Educação da Universidade de Lisboa; Unidade de Investigação e
Desenvolvimento em Educação e Formação;
Doutor Luís
Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho;
Doutor José
Luís de Jesus Coelho Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos
Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da
Universidade do Minho.
Resumo: No Brasil, a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, 1996), enfatiza a
necessidade da formação contínua como fulcral para o desenvolvimento
profissional docente. A formação contínua de professores em Mato Grosso, no
sistema público, onde esta investigação foi realizada, é efetivada por Centros
de Formação de Profissionais da Educação Básica. Neste contexto, a presente
investigação visa analisar como é que as políticas e práticas formativas de um
Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso
contribuem para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências. Esta
investigação foi delineada como um estudo de caso interpretativo/descritivo. Os
dados foram recolhidos por meio de análise documental dos documentos nacionais
e do Centro de Formação, de uma entrevista a profissionais do Centro de
Formação (quatro formadores de professores de Ciências, Coordenador da Formação
Contínua e Diretor do Centro de Formação), inquérito por questionário aos
formandos de ciências (n=23) e observação de quatro sessões de um Curso de
formação que frequentaram. Os resultados obtidos mostram que as políticas e
práticas formativas desenvolvidas pelo Centro de Formação desempenharam ações
essenciais no desenvolvimento profissional de professores de Ciências, embora
tenham sido desenvolvidas de forma pontual. Alguns aspetos importantes das
ações de formação não estiveram evidentes durante o processo formativo, como
por exemplo a avaliação, que na formação contínua de professores contribuí para
a promoção de uma cultura de reflexão e autoavaliação, incentiva os professores
a analisarem o seu próprio desempenho e a buscarem continuamente aprimoramento.
No que respeita às representações sobre a supervisão pedagógica nas políticas e
prática formativa, os resultados evidenciam práticas diferentes nas ações de
formação havendo mesmo ausência destas. A maior parte dos inquiridos referiu um
conhecimento limitado sobre os processos supervisivos e as atribuições e
responsabilidades do formador/coordenador/diretor na supervisão pedagógica das
ações de formação. Apesar das limitações do estudo, os resultados obtidos
poderão ser utilizados pelo Centro de Formação e pelo poder público para a
planificação de ações de formação mais eficazes.
Palavras-chave: Centro de Formação; Desenvolvimento profissional; Educação em Ciências; Formação
contínua; Supervisão Pedagógica.
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt