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Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de Educação Especial Voltar

quarta-feira, 17/12/2025    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 17 de dezembro de 2025, na Sala de Atos do IE, pelas 14h30, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, na Especialidade de Educação Especial, requeridas pelo Mestre Cristiano das Neves Vilela.
Título da tese: "Educação de Surdos e a Libras no Interior do Estado de Alagoas”.
Composição do Júri:
Presidente:
Doutora Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutora Ana Maria da Silva Pereira Henriques Serrano, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Anabela Cruz dos Santos, Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Sandra Cristina Araújo Ferreira, Professora Adjunta Convidada do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu;

Doutora Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Professora Associada IV do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, Brasil;

Doutora Jáima Pinheiro de Oliveira, Professora Adjunta C do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais de Belo Horizonte, Brasil;

Doutor Diego Mauricio Barbosa, Professor Adjunto do Departamento de Libras e Tradução da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Resumo: Esta investigação tem como objetivo analisar a interiorização da Libras, ou seja, como ocorre a distribuição da Libras pelo estado de Alagoas no Brasil e as consequências dessa realidade para a comunidade surda. Para esse objetivo foram realizados dois estudos. O Estudo 1, intitulado Presença da Libras nas Cidades de Alagoas, de caráter quantitativo, investigou a percepção de profissionais da educação sobre aspectos linguísticos, sociais e políticos das pessoas surdas no interior alagoano, especialmente acerca de como se comunicam e a presença da Libras nas cidades investigadas. Nesse primeiro estudo, de natureza quantitativa, os dados foram recolhidos online por meio de dois questionários: O questionário 1, (Situação Linguística dos Estudantes Surdos no Interior de Alagoas), foi aplicado aos técnicos responsáveis pela educação especial nas secretarias municipais de educação e integrou uma amostra de 31 participantes. O questionário 2, (Os Surdos e a Libras no Interior do Estado de Alagoas), foi respondido por professores de surdos e intérpretes de Libras das secretarias municipais de educação, numa amostra de 157 participantes. Os resultados do Estudo 1 indicam que a maioria dos estudantes surdos no interior enfrentam barreiras no acesso à Libras, sendo que 34% deles não conhecem essa língua e que há escassez de intérpretes e professores proficientes nela. O Estudo 2, nomeado Experiências dos Surdos no Interior de Alagoas, de natureza qualitativa, analisou a percepção de pessoas surdas que nasceram no interior e migraram para a capital acerca da presença ou não da Libras em suas cidades natais e suas implicações. O instrumento de recolha de dados consistiu numa entrevista semiestruturada realizada com três pessoas surdas, de ambos os géneros, com idades entre 18 e 60 anos e que possuem licenciatura completa. Para o tratamento e análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo (AC). Como resultado desse segundo estudo os participantes apontaram o interior como um espaço de falta de acessibilidade linguística e da escassez de oportunidades para os surdos. Ambos os estudos revelam que, no interior de Alagoas, a ausência de espaços institucionalizados para o uso da Libras e o isolamento dos grandes centros urbanos dificultam a educação e a vida social das pessoas surdas. Esta investigação contribui para a identificação de áreas com presença reduzida da Libras e no mapeamento de regiões de maior fragilidade contribuindo para a formulação de políticas públicas voltadas à promoção da inclusão linguística e social das pessoas surdas residentes no interior.
Doutoramento em Estudos da Criança
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