Provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico Voltar

quinta-feira, 28/07/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 28 de julho 2022 (quinta-feira), às 09h30, as provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, requeridas por Ana Rita Carvalho Machado.
Título do Relatório de Estágio. "Resolver e Formular Problemas na Aprendizagem de Números e Operações no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico".
Presidente: Doutor Fernando Manuel Seixas Guimarães, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutor Pedro Manuel Baptista Palhares, Professor Associado Com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Doutora Ema Paula Botelho da Costa Mamede, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora).

Resumo do Relatório de Estágio: O presente relatório apresenta uma investigação pedagógica desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo a resolução de problemas uma capacidade transversal essencial para o desenvolvimento dos alunos, este foi o tema central deste projeto, sobretudo na aprendizagem do domínio de Números e Operações. Pretendemos, com isto, compreender como os alunos resolvem e formulam problemas numéricos, procurando responder às seguintes questões: 1) Como é que os alunos se envolvem na resolução e na formulação de problemas? 2) Que estratégias utilizam os alunos na resolução e na formulação de problemas numéricos? 3) Que dificuldades manifestam os alunos ao resolver e formular problemas numéricos? O projeto foi implementado em dois contextos escolares distintos: numa turma de 1.º ano (N=20) e noutra turma do 6.º ano (N=20) do Ensino Básico. Enveredamos por uma metodologia assente numa prática reflexiva, com foco numa participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, de forma a promover competências ao nível da resolução e formulação de problemas. Para isso, foram implementadas 8 intervenções no primeiro contexto e 5 no segundo. Os alunos mostraram-se motivados e interessados durante as sessões, demonstrando a aquisição e evolução positiva das suas capacidades no âmbito da resolução e formulação de problemas. Constatou-se uma crescente evolução no recurso a diferentes estratégias para a resolução de vários tipos de problemas, nomeadamente a dramatização/simulação; tentativa-erro. A interpretação e compreensão dos enunciados revelou-se a maior dificuldade e partir do fim para o princípio a estratégia com a qual se sentiram menos confortáveis. Quanto à formulação de problemas, apesar de não estarem acostumados a esta tarefa, assistiu-se a um progresso nas suas competências, sendo capazes de criar bons problemas ao nível da fluência e originalidade. O estudo aqui apresentado evidencia que a resolução e a formulação de problemas podem e devem integrar as práticas de sala de aula, pois assumem-se como uma mais valia no desenvolvimento de competências matemáticas e transversais à Matemática.

: Formulação de Problemas; Números e Operações; Resolução de Problemas.

Mestrados em Ensino
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt