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Provas de Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor Voltar

segunda-feira, 18/12/2023    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 18 de dezembro de 2023 (segunda-feira), pelas 16h00, as Provas de Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor, requeridas pela Licenciada Carina Andreia Gomes Dias.
Título da dissertação de mestrado: "O PAPEL DA INTERVENÇÃO PRECOCE NO APOIO A FAMÍLIAS: UM ESTUDO QUALITATIVO NA ZONA NORTE DE PORTUGAL".
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais: Doutora Ana Paula da Silva Pereira, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade (orientadora);

Doutora Andréa Perosa Saigh Jurdi, Professora Associada do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, Curso de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.

Resumo: Nos últimos anos foi possível constatar a ocorrência de avanços bastante significativos no que respeita à Intervenção Precoce na Infância (IPI), consequência de um conjunto de influências práticas, conceptuais e teóricas que tiveram enormes repercussões e implicações em vários domínios da IPI e, concomitantemente, na implementação e organização dos apoios e serviços prestados às famílias. O presente estudo tem como finalidade a análise e compreensão da perceção das famílias e dos profissionais sobre o apoio da Intervenção Precoce na Infância, na zona norte de Portugal. Este estudo utiliza uma metodologia qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados. Os participantes deste estudo são 4 mães apoiadas nas Equipas Locais de Intervenção (ELI) há pelo menos 6 meses e 4 profissionais das ELI com experiência profissional de pelo menos 6 meses. Os dados do estudo foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Com este estudo pretende-se dar continuidade às investigações realizadas neste fenómeno nos últimos anos em Portugal, de modo a compreender o estado atual do apoio prestado pela IPI, bem como, a sua relevância e enquadramento nas práticas recomendadas nesta área. Os resultados mostram que a família participa em todo o processo de apoio e os serviços de IPI acarretam benefícios para a criança e qualidade e bem-estar da família. Concluímos que existe valorização das práticas recomendadas, nomeadamente das práticas centradas na família, do trabalho em equipa transdisciplinar e do apoio nos contextos naturais. A análise dos resultados mostra também que existe necessidade de formação especializada e em serviço para os profissionais, mais recursos humanos e uma melhor distribuição do número de casos apoiados. Destaca-se a necessidade de mais estudos que cruzem as perspetivas de pais e de profissionais relativamente ao apoio da IPI.

Palavras-chave
: Família, Intervenção Precoce na Infância, Profissional

Mestrado em Educação Especial
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