quinta-feira, 09/02/2017
Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Campus de Gualtar - Braga
Realiza-se na 5ªfeira, dia 9 de fevereiro de 2017 às 14:30 horas, no Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação, a conferência intitulada “Investigação e a Formação de Professores: olhares diferentes” proferida pelos Professores Maria Lourdes Gisi, Romilda Teodora, Marilda Aparecida Behrens e Jacques de Lima Ferreira – investigadores na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR , Brasil. A entrada é livre e a conferência será transmitida via “web streaming”.
Nota Curricular
Maria Lourdes Gisi
Possui Graduação em Enfermagem
pela Faculdade de Enfermagem de São José (1971), Mestrado em Educação pela
Universidade Federal do Paraná (1985), Doutorado em Educação Brasileira pela
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e Pós-Doutorado
pela Universidade de Genebra (2015). Professora aposentada da UFPR. Exerceu
função de Decana da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR (2003-2013). É
membro do Conselho Editorial da Revista Diálogo Educacional e Bolsista
Produtividade da Fundação Araucária/PR. Atualmente é professora titular da
Pontifícia Universidade Católica do Paraná e atua no Programa de Pós-Graduação
de Educação na Linha de Pesquisa de História e Políticas de Educação. Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando
principalmente nos seguintes temas: Avaliação de políticas educacionais, acesso
à educação e formação de professores.
Resumo
“EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: OS DESAFIOS PARA A
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BASICA”
O estudo tem como objeto de investigação os desafios
para a formação de professores para a educação básica e busca analisar tais
desafios a partir de três categorias principais: o acesso, a permanência e a
formação na educação superior.
Nota Curricular
Romilda Teodora
Possui graduação em Pedagogia
pela Universidade Federal do Paraná (1971), graduação em Direito pela
Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Educação pela Universidade
Federal do Paraná (1981) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente, é professora
titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia
Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora associada da Fundação
Carlos Chagas (FCC), participando do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos
em Representações Sociais e Subjetividade Educação). Lidera o grupo de pesquisa
Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais
na PUCPR, que integra a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente,
coordenada pelo CIERS-ed/FCC. Atua e desenvolve pesquisas em políticas
educacionais, formação de professores, profissionalização docente e
representações sociais na PUCPR e como membro do CIERS-ed, da Fundação Carlos
Chagas. Ministra as disciplinas: Políticas docentes e trabalho de professores;
Educação e Representações Sociais.
Resumo
“Política de publicação no Brasil: um dos
macroreguladores do processo editorial”
Ao fazermos referência à política de publicação no
Brasil, constatamos que esta pode ser investigada em duas dimensões, uma mais
sociológica e outra mais ideológica (CAMPOS, 2003). Para essa reflexão tomo a
segunda dessas dimensões (ideológica) com o objetivo de destacar entre os
sistemas gerais de crenças os das ideologias políticas e valores sociais, que
atuam como macro reguladores, para ressaltar como a política editorial
brasileira no que se refere a questões relacionadas com a publicação em
revistas (periódicos), cuidados a ter para submeter textos para anais (atas) de
Congressos, Seminários, Encontros, Colóquios, bem como livros (individuais ou
coletivos).
Nota Curricular
Marilda Aparecida Behrens
Possui graduação em Pedagogia
Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973), Graduação em
Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977),
Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (1996). Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade
Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras
atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no
Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior da PUCPR. Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando
principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de
professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras. Coordena
o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como
pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Participa
de uma REDE de Pesquisa em Formação de professores num paradigma da
complexidade, da PUCPR com a Universidade do Porto e com a Universidade de
Lisboa incluindo outros quatro grupos de pesquisa brasileiros
Jacques de Lima Ferreira
Doutor em Educação pela
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e
Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde -
Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista
em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário
Uninter. Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter.
Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem
experiência em Educação, com ênfase em Biologia da Educação, Metodologia do
Ensino de Ciências e Biologia, Ensino e Aprendizagem, EAD, Ambiente Virtual de
Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente e mediação pedagógica. Atua
principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Tecnologias
Educacionais, Metodologia da Pesquisa Científica, Análise de dados
Qualitativos, Prática Pedagógica, Educação e Saúde e Atendimento Pedagógico ao
escolar em tratamento de saúde. Atualmente é professor do Mestrado Profissional
em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional - UNINTER
e membro do Grupo de pesquisa: Educação Básica e Tecnologias Educacionais.
Resumo
“PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E
TRANSDISCIPLINARIDADE COMO PILARES EPISTEMOLÓGICOS PARA GERAÇÃO DE CONSTRUTOS,
SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES”
O projeto tem como foco de investigação os construtos,
saberes e práticas que atendem ao paradigma da complexidade, da
transdisciplinaridade e da visão transformadora como pilares epistemológicos na
ação docente. Assim, busca-se investigar junto aos professores que atuam na
formação pedagógica de docentes universitários sobre a pertinência de propor
estas conceções como pilares epistemológicos que sustentam a transformação da
ação docente.