Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança - 2017 / 2018 Voltar

quarta-feira, 10/01/2018    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Integrada no Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança, realiza-se na próxima 4ªfeira, dia 10 de janeiro de 2018 às 14:00 horas, no Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação, a conferência intitulada “Prevenção da obesidade infantil: confluências e tendências de um programa de intervenção na escola” proferida pela Doutora Rafaela Rosário, docente na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. A entrada é livre.
Resumo
“Prevenção da obesidade infantil: confluências e tendências de um programa de intervenção na escola”
A prevalência do excesso de peso e obesidade infantil continua a aumentar e a assumir contornos preocupantes no mundo. Em Portugal a dimensão desta problemática em crianças com idades entre os 10 aos 18 anos de idade atingiu os 30%. Como o tratamento é complexo e de elevado insucesso, a discussão sobre como prevenir este problema de saúde é um tópico constante na agenda pública. Com esta apresentação pretendemos descrever um programa de intervenção considerado eficaz na prevenção do excesso de peso, desenvolvido com crianças de escolas primárias no norte de Portugal.

Nota Curricular

Rafaela Rosário - Docente na ESE-UM desde 2006. Terminou o doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de saúde infantil em 2012, o título de especialista em Enfermagem em 2017. Os seus interesses de investigação centram-se nos determinantes dos estilos de vida, obesidade infantil, família, saúde da criança, promoção e educação para a saúde. Em 2016 foi-lhe atribuído o prémio “New Investigator Award for Childhood Obesity Research” atribuído pela “European Association for the Study of Obesity”. É (co)autora de cerca de 60 artigos publicados em revistas científicas internacionais, capítulos de livro e livros de atas. Durante os últimos anos tem sido revisora de vários artigos de mais de 20 revistas internacionais e de instituições como a Comissão Europeia.
Logo conferencia