Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança - 2017 / 2018 Voltar

sexta-feira, 26/01/2018    Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Integrada no Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança, realiza-se no próximo dia 26 de janeiro de 2018 às 14:30 horas, no Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação, a conferência/mesa redonda intitulada “Formação de professores: das políticas educacionais à produção do conhecimento ” proferida pela Doutora Romilda Teodora Ens, Jacques de Lima Ferreira e Marilda Aparecida Behrens docentes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Brasil. A entrada é livre.
Romilda Teodora Ens
Titulo- Políticas educacionais como constantes sociais das representações do “ser e/ou estar professor”
Admitindo as práticas sociais como um dos substratos sociais que sustentam a manutenção e o funcionamento de uma representação social e a ancoragem como um dos processos fundamentais para a sua constituição, destacamos entre os sistemas gerais de crenças os das políticas e valores sociais, que atuam como constantes sociais. Políticas que propõem um alargamento dos conceitos de ‘ser e/ou estar professor’ e definem um menor tempo de formação teórica, acarretando desintelectualização, uma formação polivalente, flexível, multifuncional, protagonista e tolerante, um ‘super professor’ para a educação básica.

Jacques de Lima Ferreira
Título: A pesquisa-ação na Formação de Professores: possibilidades e desafios
Os princípios da metodologia de pesquisa-ação, na abordagem qualitativa, como alternativa para a pesquisa no contexto educacional, em particular, na formação de professores, possibilita aos docentes desenvolver e promover práticas pedagógica construtivas, necessários à educação e a produção de conhecimentos adequados. Marilda Aparecida Behrens Título- Mudança paradigmática na formação de professores A mudança paradigmática na Ciência e na Educação. O desafio da superação da reprodução para a produção do conhecimento. As metodologias centradas na problematização, na contextualizacao e na aprendizagem entre pares que atendem ao paradigma da complexidade.

Biografias
Romilda Teodora Ens
Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação StrictoSensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas (FCC), participando do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-Ed/FCC). Coordenadora do grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais.
Contato: romilda.ens@gmail.com

Marilda Aparecida Behrens
Doutora e Mestre em Educação pela Puc- SP. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação StrictoSensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coordenadora do grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores.
Contato: marildaab@gmail.com

Jacques de Lima Ferreira
Pós-Doutor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor da Universidade Positivo e membro do Grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores da PUCPR.
Contato:drjacqueslima@hotmail.com

asfas