A equipa docente é constituída por: Almerindo J. Afonso, José A. Palhares, Leonor L. Torres, Licínio C. Lima, Virgínio Sá, com os oradores convidados: Maria Alice Nogueira (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil); Luísa Quaresma (Universidade Autónoma do Chile); António Neto-Mendes (Universidade de Aveiro); Andreia Gouveia (Universidade de Aveiro); Germano Borges (Universidade do Minho) e Álvaro Ribeiro (Universidade do Minho).
Como se constrói a excelência na escola pública? Aparentemente simples, esta interrogação interpela a raiz da educação escolar, abrindo o debate às diversas dimensões que estruturam o atual sistema educativo.
A expansão de políticas educativas de feição gerencialista colocou na ordem do dia o tema da excelência, não deixando indiferentes os estudantes, as famílias, os meios de comunicação social e as instituições sociais em geral.
Em particular nas escolas de ensino público, o enfoque crescente na produção de resultados arrastou consigo novas dinâmicas de gestão e liderança ao serviço da (suposta) “qualidade” e da eficácia escolar.
O Curso de Verão propiciará a partilha de experiências e o debate de resultados de pesquisa sobre a problemática da meritocracia e da excelência escolar, tendo em vista reforçar a reflexividade e o conhecimento sobre o tema. Utilizando a metáfora da escalada para ilustrar o modo como se constrói a excelência e como se atinge o lugar cimeiro (pódio), propõe-se uma abordagem em torno de quatro etapas fundamentais:
i) Aclimatização à cultura escolar;
ii) Traçar o trilho e prender as cordas (socialização na cultura performativa);
iii) Resistência e gestão do tempo e do esforço;
iv) Transição para o ensino superior. A incursão pelas várias facetas da excelência escolar contempla, inicialmente, uma conferência sobre a relevância do “capital cultural” e um debate em torno da democratização e da performatividade nas sociedades contemporâneas e, no final, uma discussão sobre a cultura meritocrática no panorama internacional, em contraponto com outras alternativas no quadro de uma escola democrática.
O curso encerra com o visionamento de um filme sobre a educação contemporânea e um debate comentado por um investigador.
Esta iniciativa é particularmente dirigida a diretores, gestores intermédios, professores e educadores de escolas e/ou agrupamentos de escolas, técnicos de educação e animadores socioculturais, pais e encarregados de educação, dirigentes e técnicos de: autarquias, centros de formação profissional, associações de educação e desenvolvimento local, instituições de solidariedade social, bibliotecas, museus e outros equipamentos culturais, municipais, sindicatos de professores e outras instituições educativas.
Conferência de abertura "O conceito de 'capital cultural' ainda é relevante para a compreensão da excelência escolar na contemporaneidade", por Maria Alice Nogueira, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil).
Valor da inscrição
45 € - Público em geral
20 € - Estudantes da Universidade do Minho
Pagamento através de TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
para o NIB: 0035.0171.00167322630. 15 [Caixa Geral de Depósitos]
Inscrições por endereço electrónico, enviando
comprovativo de pagamento para: calexandra@ie.uminho.pt
Número limite de inscrições 25 [segundo a ordem de receção]