O evento enquadra-se no âmbito do projeto “Avaliação no Ensino Superior: o potencial dos métodos alternativos” (PTDC/MHC-CED/2703/2014), financiado pela FCT, com recolha de dados em 5 universidades públicas portuguesas, e terá como conferencistas Gavin Brown da Universidade de Auckland e Therese Hopfenbeck, da Universidade de Oxford.
Programa Provisório
Quinta-Feira, 07 de Fevereiro de 2019
- 09h - Recepção dos Participamtes
- 10h às 10h30 - Cerimónia de Abertura
- 10h30 às 11h30 - Conferência Plenária com Gavin T L Brown, The University of Auckland, New Zealand
- 11h30 às 12h - Coffee Break
- 12h às 13h30 - Sessões Paralelas
- 13h30 às 14h30 - Almoço
- 14h30 às 16h - Apresentação dos Resultados do Projeto "Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos"
- 16h ás 16h30 - Coffee Break
- 16h30 às 18h30 - Sessões Paralelas
- 19h30 - Jantar do Congresso
Sexta-Feira, 08 de Fevereiro de 2019
- 9h às 10h30 - Sessões Paralelas
- 10h30 às 11h - Coffee Break
- 11h às 13h - Mesa Redonda
- 13h às 14h - Almoço
- 14h às 16h - Sessões Paralelas
- 16h às 16h30 - Coffee Break
- 16hh30 às 17h30 - Conferência Plenária com Therese N. Hopfenbeck, University of Oxford, England
- 18h às 18h30 - Encerramento
Inscrições
Inscrições até 20 de Dezembro
- Profissionais: 50,00 €.
- Estudantes de graduação e pós-graduação: 20,00 €.Inscrições a partir de 20 de Dezembro
- Profissionais: 100,00 €.
- Estudantes de graduação e pós-graduação: 40,00 €.Forma de Pagamento:
O pagamento deve ser feito através de transferência bancária.
Dados da conta bancária para o pagamento das inscrições dos residentes de Portugal:
Nº de identificação Fiscal: 502011378
Nome: Universidade do Minho
Conta: 0171167322630 - EUR - Conta Extracto
NIB: 0035 0171 00167322630 15
IBAN: PT50 0035 0171 00167322630 15
BIC: SWIFT CGDIPTPL
As inscrições devem ser feitas através do formulário:
Formulário de Inscrição
Submissão de Propostas de ComunicaçãoOrientações
Aceitam-se propostas de comunicação em espanhol ou em português nos seguintes formatos:- Resumos (200 palavras) ou
- Artigo Completo (2.500 palavras)Haverá duas opções de prazos para as submissões, a critério dos autores:
1. Submisão até 31 de Agosto, com parecer da comissão até 30 de Setembro.
2. Submissão até 15 de Outubro, com parecer da comissão até 15 de Novembro.
3. O prazo da 2º foi prorrogado para 15 de Dezembro, com parecer da comissão até 15 de JaneiroOs autores devem enviar a sua proposta de comunicação, nos prazos estipulados, para: ciaes.uminho@gmail.comO envio de propostas de comunicação submetidas à Comissão Organizadora pode ser feito nas seguintes modalidades:
- Simpósios (um conjunto de 4 a 5 comunicações à volta de um mesmo tema);
- Comunicações orais individuais;
- Posters;
- Workshops (oficinas práticas sobre um tema do congresso).
Cabe aos autores propor o modelo de apresentação que preferem, mas caberá à Comissão Organizadora tomar a decisão final sobre o formato de apresentação.
Haverá um prémio para o melhor poster.
Temáticas para sumissão de propostas
- Novas abordagens à avaliação utilizados no ensino superior.
- A avaliação como forma de aprendizagem (assessment for learning).
- Integração de Tecnologias Digitais da avaliação no Ensino Superior
- Conceções e práticas de avaliação de docentes e estudantes.
- Peer assessment.
- Avaliação e estratégias de ensino e de aprendizagem.
- Práticas de feedback e tutorias.
- Learning analytics: recolha e uso de dados para melhorar as aprendizagens no Ensino Superior.
Modelo de Texto da Comunicação
No contexto de mudança no Ensino Superior, reconhece-se a crescente importância da avaliação enquanto fator determinante para a qualidade do ensino, da aprendizagem e dos resultados académicos. A literatura internacional aponta para a necessidade de analisar o impacto dos diferentes métodos de avaliação, especialmente os chamados métodos alternativos, na aprendizagem e nos resultados académicos e nos métodos de ensino na sala de aula, uma vez que a evidência da sua eficácia é ainda escassa. Por outro lado, é necessário compreender melhor o modo como diferentes métodos de avaliação influenciam diferentes perspetivas em relação à aprendizagem e aos resultados académicos.
Investigação anterior demonstrou que a avaliação desempenha um papel importante na forma como os estudantes gastam o seu tempo e como distinguem o que é importante na sua aprendizagem, o que pode influenciar, positiva ou negativamente, a sua aprendizagem. Tal é ainda mais premente num tempo de maior pressão e mudança nas instituições de Ensino Superior, reconhecendo-se a necessidade de um paradigma centrado no estudante que reconhece a necessidade da aprendizagem independente e o desenvolvimento de competências técnicas e transversais. A literatura também enfatiza a necessidade de mais investigação neste domínio no sentido de reunir dados que proporcionem o desenvolvimento de um perfil comparativo de práticas de avaliação em uso nas instituições de ensino superior em diferentes cursos e em diferentes países.
Este congresso visa proporcionar aos participantes um espaço de debate sobre políticas, práticas e investigação no Ensino Superior, com particular incidência na temática da avaliação. Pretende-se ainda apresentar os resultados de um projeto de 3 anos, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, intitulado “Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos”.