Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem Voltar

quarta-feira, 12/07/2023    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 12 de julho de 2023 (quarta-feira), pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem, requeridas pela Mestre Ana Filipa Lemos Balinha.
Título da tese: "Visualização Espacial na Educação Pré-Escolar”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95550364033
ID da reunião: 955 5036 4033
Presidente: Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutor Pedro Manuel Baptista Palhares, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira, Professora Associada do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;

Doutora Maria Alexandra Oliveira Gomes, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Ema Paula Botelho da Costa Mamede, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Lina Maria Dias da Fonseca, Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Resumo
Este estudo pretende conhecer a Visualização Espacial das crianças da Educação Pré-Escolar. Procura responder-se às questões de investigação: 1) Como variam os desempenhos das crianças na resolução de tarefas de Coordenação Visual Motora, de Perceção Figura Fundo, de Constância Percetual, de Perceção da Posição no Espaço e de Perceção das Relações Espaciais, de acordo com a idade? 2) Como varia o efeito das diferentes capacidades de Visualização espacial no desempenho das crianças? 3) Que desempenhos têm as crianças na resolução destas tarefas? Entrevistaram-se crianças dos 3 aos 5 anos (N=90), em igual número para cada grupo etário, para conhecer os seus desempenhos na resolução de tarefas de Visualização Espacial. Analisaram-se os procedimentos e os comentários de um grupo destas crianças (N=30) na realização das tarefas. Tendo sido adotada uma metodologia quantitativa, realizou-se uma entrevista individual estruturada a cada uma das crianças. Foram propostas 54 tarefas sobre as capacidades de Coordenação Visual Motora, Perceção Figura Fundo, Constância Percetual, Perceção da Posição no Espaço e Perceção das Relações Espaciais. A entrevista foi aplicada em dois momentos distintos, com recurso a materiais manipuláveis. A investigação sugere que: os desempenhos variam de acordo com a idade, as crianças de 4 e 5 anos apresentam desempenhos semelhantes e superiores às crianças de 3 anos; as tarefas de Coordenação Visual Motora e Perceção das Relações Espaciais parecem ser as mais difíceis para as crianças mais novas; as tarefas de Perceção das Relações Espaciais parecem ser as mais difíceis para todas as idades; pontualmente encontraram-se crianças de 3 anos com desempenhos superiores a crianças de 4 e de 5 anos; os desempenhos das crianças nas tarefas de Constância Percetual são significativamente superiores aos das tarefas de Coordenação Visual Motora e de Perceção da Posição no Espaço; encontraram-se muitos comentários válidos, sendo a maioria de crianças de 5 anos; os comentários parcialmente válidos foram residuais e proferidos por crianças de 3, 4 e 5 anos; os comentários inválidos foram empregues por cerca de metade das crianças de 3 anos, em menor número pelas crianças de 4 anos e em número residual pelas crianças de 5 anos. Sendo que as crianças são capazes de resolver tarefas de Coordenação Visual Motora, Perceção Figura Fundo, Constância Percetual, Perceção da Posição no Espaço e Perceção das Relações Espaciais desde os 3 anos, sugere-se que a Visualização Espacial pode ser explorada na Educação Pré-Escolar desde cedo, para que, posteriormente, se alcancem desempenhos superiores.

Palavras-chave:
Educação Pré-escolar; Geometria; Visualização Espacial.

Doutoramento em Estudos da Criança
e-mail: sec-dout-ec@ie.uminho.pt