quarta-feira, 12/07/2023
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 12 de julho de 2023 (quarta-feira), pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem, requeridas pela Mestre Ana Filipa Lemos Balinha.Título da tese: "Visualização Espacial na Educação Pré-Escolar”.
Composição do Júri:
Presidente: Doutor Nelson Manuel Viana da Silva Lima, Professor
Catedrático do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e
Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutor
Pedro Manuel Baptista Palhares, Professor Associado com Agregação do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora
Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires Pereira, Professora Associada do
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;
Doutora
Maria Alexandra Oliveira Gomes, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados
de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do
Minho;
Doutora
Ema Paula Botelho da Costa Mamede, Professora Auxiliar do Departamento de
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho (orientadora);
Doutora
Lina Maria Dias da Fonseca, Professora Coordenadora da Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Resumo
Este
estudo pretende conhecer a Visualização Espacial das crianças da Educação
Pré-Escolar. Procura responder-se às questões de investigação: 1) Como variam
os desempenhos das crianças na resolução de tarefas de Coordenação Visual
Motora, de Perceção Figura Fundo, de Constância Percetual, de Perceção da
Posição no Espaço e de Perceção das Relações Espaciais, de acordo com a idade?
2) Como varia o efeito das diferentes capacidades de Visualização espacial no
desempenho das crianças?
3) Que
desempenhos têm as crianças na resolução destas tarefas? Entrevistaram-se
crianças dos 3 aos 5 anos (N=90), em igual número para cada grupo etário, para
conhecer os seus desempenhos na resolução de tarefas de Visualização Espacial.
Analisaram-se os procedimentos e os comentários de um grupo destas crianças
(N=30) na realização das tarefas. Tendo sido adotada uma metodologia quantitativa,
realizou-se uma entrevista individual estruturada a cada uma das crianças.
Foram propostas 54 tarefas sobre as capacidades de Coordenação Visual Motora,
Perceção Figura Fundo, Constância Percetual, Perceção da Posição no Espaço e
Perceção das Relações Espaciais. A entrevista foi aplicada em dois momentos
distintos, com recurso a materiais manipuláveis.
A
investigação sugere que: os desempenhos variam de acordo com a idade, as
crianças de 4 e 5 anos apresentam desempenhos semelhantes e superiores às
crianças de 3 anos; as tarefas de Coordenação Visual Motora e Perceção das
Relações Espaciais parecem ser as mais difíceis para as crianças mais novas; as
tarefas de Perceção das Relações Espaciais parecem ser as mais difíceis para todas
as idades; pontualmente encontraram-se crianças de 3 anos com desempenhos
superiores a crianças de 4 e de 5 anos; os desempenhos das crianças nas tarefas
de Constância Percetual são significativamente superiores aos das tarefas de
Coordenação Visual Motora e de Perceção da Posição no Espaço; encontraram-se
muitos comentários válidos, sendo a maioria de crianças de 5 anos; os comentários
parcialmente válidos foram residuais e proferidos por crianças de 3, 4 e 5
anos; os comentários inválidos foram empregues por cerca de metade das crianças
de 3 anos, em menor número pelas crianças de 4 anos e em número residual pelas
crianças de 5 anos.
Sendo
que as crianças são capazes de resolver tarefas de Coordenação Visual Motora,
Perceção Figura Fundo, Constância Percetual, Perceção da Posição no Espaço e
Perceção das Relações Espaciais desde os 3 anos, sugere-se que a Visualização
Espacial pode ser explorada na Educação Pré-Escolar desde cedo, para que,
posteriormente, se alcancem desempenhos superiores.
Palavras-chave: Educação Pré-escolar; Geometria;
Visualização Espacial.
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