terça-feira, 16/01/2024
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 16 de janeiro de 2024 (terça-feira), pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Física e Saúde Infantil, requeridas pelo Mestre Jorge Manuel Pereira Ribeiro.Título da tese: "Comportamentos
de saúde e Desempenho escolar: que relação?”.
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Maria
Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira, Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Vogais: Doutor
José Alberto Gomes Precioso, Professor Associado com Agregação do Departamento
de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho;
Doutor
Nuno José Corte-Real Correia Alves, Professor Associado da Faculdade de
Desporto da Universidade do Porto;
Doutora
Zélia Ferreira Caçador Anastácio, Professora Auxiliar do Departamento de
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação
da Universidade do Minho;
Doutor
Leonel Lusquinhos de Sousa Oliveira, Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem
da Universidade de Évora;
Doutor
Luís Paulo Lopes Brandão Areosa Rodrigues, Professor Coordenador Principal da Escola
Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (orientador);
Doutora
Ângela Felgueira Pontes, Doutora em Saúde Mental pelo ICBAS, Técnica Superior de
Saúde da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
Resumo: A escola é um local
privilegiado para a promoção da saúde, mas a mesma é sujeita a grandes pressões
em relação aos resultados escolares dos adolescentes. Face a essa realidade, e
no contexto da coordenação de um Projeto de Educação para a Saúde, pretendeu-se
avaliar a adoção de Comportamentos de risco para a saúde (CRPS) por parte dos
adolescentes, e verificar se o Desempenho escolar dos mesmos diferia com os
comportamentos que adotavam.
A amostra foi
constituída por 1006 adolescente que frequentavam o 9°, 11° e 12° ano de escolaridade.
Foram avaliados CRPS relacionados com o Sono, o Consumo de tabaco (CT) e Comportamentos
sexuais, e como componentes do Desempenho escolar analisou-se a Relação com a escola,
as Estratégias de estudo, o tipo de Raciocínio, Médias das classificações
escolares e o número de retenções ao longo da escolaridade.
Constatou-se que
48% dos adolescentes tinham uma má Qualidade do sono (mQS), 14% adotavam o CT,
9% tinham tido pelo menos um Comportamento sexual de risco (CSR), em 5 % coocorriam
a mQS e o CT, e que em 4% coocorriam a mQS, o CT e os CSR. Verificaram-se
diferenças significativas (p<0,05) na adoção desses comportamentos com o
Sexo, o Ciclo de ensino e o Tipo de curso dos adolescentes. O Desempenho
escolar foi globalmente mais positivo em adolescentes sem CRPS comparativamente
aos que os adotavam, embora essa variação fosse mais ou menos evidente consoante
os comportamentos e os componentes avaliados, e também não se verificou também
que este desempenho fosse progressivamente menos positivo nos adolescentes que
adotavam mais desses comportamentos.
Em conclusão, o
conhecimento dos CRPS que os adolescentes adotavam parece essencial para a
implementação de intervenções de promoção de saúde adaptadas às necessidades
dos mesmos, e a forma significativa como um Desempenho escolar mais positivo
estava mais presente em adolescentes sem CRPS salienta a pertinência de
estabelecer intervenções que integrem estes dois aspetos fundamentais da vida
dos adolescentes.
Palavras chave: Comportamento sexuais; Consumo de tabaco; Desempenho
escolar; Resultados escolares; Sono
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