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Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Física e Saúde Infantil Voltar

terça-feira, 16/01/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 16 de janeiro de 2024 (terça-feira), pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Física e Saúde Infantil, requeridas pelo Mestre Jorge Manuel Pereira Ribeiro.
Título da tese: "Comportamentos de saúde e Desempenho escolar: que relação?”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92722580932
ID da reunião: 927 2258 0932
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira Pereira, Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:
Doutor José Alberto Gomes Precioso, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Nuno José Corte-Real Correia Alves, Professor Associado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto;

Doutora Zélia Ferreira Caçador Anastácio, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Leonel Lusquinhos de Sousa Oliveira, Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Évora;

Doutor Luís Paulo Lopes Brandão Areosa Rodrigues, Professor Coordenador Principal da Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (orientador);

Doutora Ângela Felgueira Pontes, Doutora em Saúde Mental pelo ICBAS, Técnica Superior de Saúde da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

Resumo: A escola é um local privilegiado para a promoção da saúde, mas a mesma é sujeita a grandes pressões em relação aos resultados escolares dos adolescentes. Face a essa realidade, e no contexto da coordenação de um Projeto de Educação para a Saúde, pretendeu-se avaliar a adoção de Comportamentos de risco para a saúde (CRPS) por parte dos adolescentes, e verificar se o Desempenho escolar dos mesmos diferia com os comportamentos que adotavam. A amostra foi constituída por 1006 adolescente que frequentavam o 9°, 11° e 12° ano de escolaridade. Foram avaliados CRPS relacionados com o Sono, o Consumo de tabaco (CT) e Comportamentos sexuais, e como componentes do Desempenho escolar analisou-se a Relação com a escola, as Estratégias de estudo, o tipo de Raciocínio, Médias das classificações escolares e o número de retenções ao longo da escolaridade. Constatou-se que 48% dos adolescentes tinham uma má Qualidade do sono (mQS), 14% adotavam o CT, 9% tinham tido pelo menos um Comportamento sexual de risco (CSR), em 5 % coocorriam a mQS e o CT, e que em 4% coocorriam a mQS, o CT e os CSR. Verificaram-se diferenças significativas (p<0,05) na adoção desses comportamentos com o Sexo, o Ciclo de ensino e o Tipo de curso dos adolescentes. O Desempenho escolar foi globalmente mais positivo em adolescentes sem CRPS comparativamente aos que os adotavam, embora essa variação fosse mais ou menos evidente consoante os comportamentos e os componentes avaliados, e também não se verificou também que este desempenho fosse progressivamente menos positivo nos adolescentes que adotavam mais desses comportamentos. Em conclusão, o conhecimento dos CRPS que os adolescentes adotavam parece essencial para a implementação de intervenções de promoção de saúde adaptadas às necessidades dos mesmos, e a forma significativa como um Desempenho escolar mais positivo estava mais presente em adolescentes sem CRPS salienta a pertinência de estabelecer intervenções que integrem estes dois aspetos fundamentais da vida dos adolescentes.

Palavras chave:
Comportamento sexuais; Consumo de tabaco; Desempenho escolar; Resultados escolares; Sono
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