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Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce na Infância
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quinta-feira, 20/03/2025
Instituto de Educação da Universidade do MInho
Realizam-se no dia
20 de março de 2025
às
14h00
, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce na Infância, requeridas por
Lara Regina da Silva Sousa.
Título “
Práticas Centradas na Família na Transmissão do Diagnóstico: Perceção de Famílias de
Crianças com Trissomia 21”.
Presidente:
Doutora Ana Paula Loucão Martins, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho.;
Vogais:
Doutora Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);
Doutora Ana Paula Silva Pereira, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Resumo da Dissertação Mestrado:
O momento de transmissão do diagnóstico de Trissomia 21 e período subsequente ao mesmo são momentos muito frágeis para as famílias que sofrem mudanças e adaptações com o objetivo de se ajustarem à nova realidade. Assim, os serviços de Intervenção Precoce na Infância devem ter recursos essenciais para agir a partir do momento do diagnóstico e que auxiliem a família para que esta possa lidar com a nova realidade. Para tal, é necessário que os profissionais coloquem em prática os princípios e a Práticas Centradas na Família. Neste sentido, este estudo pretende analisar e perceber a utilização das Práticas Centradas na Família pelos profissionais na transmissão do diagnóstico e nos meses subsequentes. Os objetivos deste estudo são: a) analisar e compreender as perspetivas das famílias no que concerne as relações dos profissionais com as famílias aquando do diagnóstico; b) analisar e compreender as perspetivas das famílias acerca da utilização por parte dos profissionais dos princípios e das Práticas Centradas na Família; c) analisar e compreender as formas de lidar das famílias de crianças com Trissomia 21 nos primeiros momentos de identificação e transmissão da problemática. Recorremos à metodologia qualitativa de estudo de caso, com o recurso à entrevista semiestruturada e a uma análise descritiva. No total, participaram neste estudo cinco famílias com filhos com Trissomia 21. Os principais resultados obtidos neste estudo revelam que: o momento do diagnóstico é percecionado como muito delicado e as famílias não estavam preparadas para o receber; os profissionais orientam devidamente as famílias nas diversas especialidades, todavia, existe uma falha na partilha de informação relativa ao desenvolvimento e às características da Trissomia 21; as famílias relatam atitudes de insensibilidade na transmissão do diagnóstico por parte dos profissionais de saúde; os profissionais que acompanharam posteriormente as famílias revelaram comportamentos e atitudes de Práticas Centradas na Família na dimensão relacional; as famílias sentiram-se ativamente envolvidas e com poder no processo de tomada de decisão em assuntos alusivos ao desenvolvimento da criança e ao funcionamento familiar; os primeiros meses da nova dinâmica familiar mostram ser um período sensível e marcado por reajustamentos de papeis, funções e rotinas; as famílias relevaram a importância das redes informais de apoio neste período.
Palavras-Chave: Família; Práticas Centradas na Família; Transmissão do Diagnóstico; Trissomia 21.
Tel: +351 253 601280
e-mail: sec-mce-ac@ie.uminho.pt
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