Resumo
Romilda Teodora Ens
Titulo- Políticas
educacionais como constantes sociais das representações do “ser e/ou estar professor”
Admitindo as
práticas sociais como um dos substratos sociais que sustentam a manutenção e o
funcionamento de uma representação social e a ancoragem como um dos processos
fundamentais para a sua constituição, destacamos entre os sistemas gerais de
crenças os das políticas e valores sociais, que atuam como constantes sociais.
Políticas que propõem um alargamento dos conceitos de ‘ser e/ou estar professor’ e definem um menor tempo de formação
teórica, acarretando desintelectualização, uma formação polivalente, flexível,
multifuncional, protagonista e tolerante, um ‘super professor’ para a educação
básica.
Jacques de Lima Ferreira
Título: A
pesquisa-ação na Formação de Professores: possibilidades e desafios
Os princípios da
metodologia de pesquisa-ação, na abordagem qualitativa, como alternativa para a
pesquisa no contexto educacional, em particular, na formação de
professores, possibilita aos docentes desenvolver e promover
práticas pedagógica construtivas, necessários à educação e a produção de
conhecimentos adequados.
Marilda Aparecida Behrens
Título- Mudança paradigmática na formação de
professores
A mudança paradigmática na Ciência e na Educação. O desafio
da superação da reprodução para a produção do conhecimento. As metodologias
centradas na problematização, na contextualizacao e na aprendizagem entre pares
que atendem ao paradigma da complexidade.
BiografiasRomilda Teodora Ens
Professora titular do Programa de Pós-Graduação
em Educação StrictoSensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná
(PUCPR), pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas (FCC), participando
do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e
Subjetividade-Educação (CIERS-Ed/FCC). Coordenadora do grupo de pesquisa Políticas,
Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais.
Contato: romilda.ens@gmail.com
Marilda Aparecida Behrens
Doutora e Mestre em Educação pela Puc- SP. Professora
titular do Programa de Pós-Graduação em Educação StrictoSensu da Pontifícia
Universidade Católica do Paraná. Coordenadora do grupo de pesquisa Paradigmas
Educacionais e Formação de Professores.
Contato: marildaab@gmail.com
Jacques de Lima
Ferreira
Pós-Doutor pela Universidade Federal do Paraná
(UFPR), Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná
(PUCPR), Mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade
Católica do Paraná (PUCPR). Professor da Universidade Positivo e membro do Grupo de
Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores da
PUCPR.
Contato:drjacqueslima@hotmail.com