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 Recursos para apoiar as Escolas, as Crianças e os Jovens - CCTIC-IEUMinho

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30 de março​ ​de 2020​​​​​
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Direção Geral de Educação – DGE com o Apoio do Centro de Competência TIC.Universidade do Minho - CCTIC.IEUM

O Instituto de Educação, através do CCTIC (Centro de Competência TIC), tem em funcionamento uma página de apoio a escolas e professores em https://www.nonio.uminho.pt/

Este serviço procura responder a alguns dos problemas mais imediatos relativos à utilização das tecnologias, em consonância com as orientações difundidas pela Direção-Geral da Educação (DGE). O apoio consiste na disponibilização de informação no site referido e na resposta a questões específicas que sejam colocadas através do endereço eletrónico centrodecompetencia@ie.uminho.pt

Sendo necessário/possível, pode haver um aconselhamento/acompanhamento síncrono, em moldes a combinar.

Este apoio deverá permitir a todas as crianças e jovens:

- manter contacto regular com os seus professores e colegas;

- consolidar as aprendizagens já adquiridas;

- desenvolver novas aprendizagens.


Num momento em que as escolas portuguesas se encontram com as atividades presenciais suspensas, a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Pro​fissional (ANQEP), construiu este sítio, com um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino a distância que lhes permitam dar continuid​ade aos processos de ensino e aprendizagem.​

Dada a grande diversidade de contextos, privilegiam-se soluções que utilizem processos simples e não exigentes de muita tecnologia, largura de banda ou elevadas competências digitais dos utilizadores. Tal não invalida a utilização de tecnologias mais sofisticadas, desde que as condições locais assim o permitam.

Numa primeira fase, todas as escolas devem manter o contacto diário com os alunos e iniciar uma dinâmica em que, gradualmente, poderão introduzir processos e ferramentas mais complexas de interação. Todas estas novas formas de aprender e de ensinar implicam uma curva de aprendizagem, tanto para os professores como para os alunos.

Deverão ser privilegiadas atividades assíncronas, menos exigentes em largura de banda e que não requeiram dispositivos de última geração. No caso em que os destinatários são crianças ou alunos mais novos, da Educação Pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos, as atividades deverão, sempre que possível, ser intermediadas pelos encarregados de educação.

Nesta fase inicial, é fundamental que sejam desenvolvidas formas simples para não se perder o contacto com os alunos, em particular aqueles que não têm ainda acesso a internet ou equipamento. Um contacto estabelecido através de organizações e associações locais ou da Junta de Freguesia poderá assegurar que estes alunos também recebem materiais e tarefas para fazer.

Em cada escola/agrupamento deve ser criada uma equipa de apoio aos restantes docentes, quer porque o trabalho dos docentes estará também a ser feito a distância, quer porque poderá haver algumas pessoas menos experientes neste tipo de modalidade de ensino. Esta equipa poderá ainda organizar sessões de formação a distância ou disponibilizar recursos para autoaprendizagem.

Brevemente, a DGE irá disponibilizar um curso sobre metodologias de ensino a distância, procurando também desta forma apoiar as escolas e os seus docentes.

Em cada escola deverão ainda ser definidas as ferramentas e as metodologias a utilizar, tendo em conta os diferentes níveis de ensino. Na medida do possível, deve ser evitada a proliferação de ferramentas e de plataformas para que haja uma harmonização de métodos de ensino e aprendizagem, em cada ciclo e com isto facilitar a concentração dos alunos nos espaços digitais.

Terá de haver enorme cuidado para que todos os alunos, independentemente dos dispositivos que utilizem e do software instalado, tenham acesso aos recursos disponibilizados pela escola. Deverá ser utilizado software de livre acesso e não muito exigente do ponto de vista tecnológico ou de largura de banda.

Escolas mais avançadas tecnologicamente deverão partilhar as suas práticas e apoiar, sempre que possível, outras que se encontrem em maior dificuldade. Caberá também aos Centros de Formação de Professores promoverem esta partilha e apoiarem as escolas neste grande desafio. Neste momento em que todos nos defrontamos com problemas de grande complexidade, a colaboração entre todos é fundamental.

 

Sublinha-se aqui a importante comunicação da UNESCO que publicou recentemente 10 recomendações sobre ensino a distância, no âmbito do encerramento de muitas escolas em vários países, recomendando a leitura atenta e a divulgação dessas recomendações junto de todas as comunidades educativas.

Foi criado um endereço de e-mail (apoioescolas@dge.mec.pt) para resposta às dúvidas que queiram colocar e receção de sugestões e partilha de recursos.

Neste espaço, que se pretende dinâmico, vai ser disponibilizados continuamente novos recursos, partilhar práticas e sobretudo dar resposta a este grande desafio: manter o processo de ensino aprendizagem em funcionamento, para que todos os alunos continuem a aprender.​

 

INFORMAÇÕES DE CONTACTO ADICIONAL

Centro de Competência TIC.Universidade do Minho - CCTIC.IEUM

Email: centrodecompetencia@ie.uminho.pt | www.nonio.uminho.pt

 

https://apoioescolas.dge.mec.pt/







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