​​​​​​​​​​​​​
EditorialProfLeandro.jpgLeandro S. Almeida
Presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho

COVID-19: Responsabilidade e solidariedade

Duas palavras nesta curta saudação em tempos de crise sanitária: responsabilidade e solidariedade. O Instituto, em linha com toda a Reitoria e demais instâncias da UMinho, adotou as medidas de contingência decorrentes da pandemia que nos assola. Num sentido de responsabilidade passamos ao regime de teletrabalho cumprindo as nossas funções a partir das nossas residências. Docência, investigação, publicação, gestão, extensão (…) são tarefas diárias e que não ficam adiadas recorrendo aos meios tecnológicos disponíveis. Os avanços dos últimos anos nos recursos e processos do ensino-aprendizagem a distância por parte da UMinho permitem-nos concretizar, com sentido de responsabilidade, as nossas tarefas e com bons índices de qualidade. Os funcionários e estudantes (e os seus Núcleos) foram também chamados, nestas contingências, a zelarem pelo cumprimento das suas tarefas. Não é fácil passarmos, de forma tão rápida, das práticas de ensino e de aprendizagem consolidadas para novas formas mediadas de interação pedagógica. O balanço que se pode fazer é positivo, mesmo todos desejando que, o mais breve possível, voltemos ao Instituto e às nossas interações presenciais.

Estas semanas, e as que se seguem, estão a ser igualmente oportunidade para o nosso sentido de solidariedade. Uma crise desta magnitude deixa em todos momentos de tensão no que se está a viver e marcada apreensão quanto ao futuro. Atos e palavras de solidariedade têm sido partilhados, desde logo avançando com novas iniciativas de mobiliz​ação de todos para não ficarmos demasiado expectantes e, ao mesmo tempo, procurando atender às necessidades que nos são partilhadas. Através dos diversos pelouros de intervenção da Presidência, o IE vai procurando agir proactivamente em função do seu sentido de oportunidade e das necessidades percebidas. Não sendo previsível antecipar quando e como irá terminar a pandemia, a solidariedade institucional e de cada um tem força suficiente para ser inesgotável.

Esta solidariedade faz-nos manter o sentido de comunidade educativa e agir, acreditando ao mesmo tempo que, no final, "vai ficar tudo bem!".

​Editorial
abril de 2020