​​​​​
​Marta Cristina Lou​reiro Pedrosa
abril  de 2020 | Ricardo Ribeiro

Marta1.jpgMARTA PEDROSA, é responsável pelo Núcleo Financeiro do Instituto de Educação da UMinho​. Nasceu em Braga há 42 anos, tendo começado a trabalhar com 16 anos em regime de tempo parcial. Sempre fascinada pela área financeira, ingressou no Ensino Superior com 30 anos, concluindo a Licenciatura em Gestão em 2012. Foi aprovada no exame de admiss​ão à Ordem dos Contabilistas Certificados em 2013.

Atualmente desempenha funções no Núcleo Financeiro do Instituto de Educação formando equipa com a Cristina Fernandes, o Miguel Pinto, a Teresa Peixoto e ​a Zélia Guimarães.​

Quais as tarefas e responsabilidades em que te encontras envolvida?
Estou a desempenhar funções mais transversais, nomeadamente de apoio ao Presidente, Diretores de Subunidades e Secretária de Esc​ola,​ em articulação com os Serviços Centrais, Distribuição interna de Orçamento, Contratação Pública, etc.
O Núcleo Financeiro é responsável por todas as matérias relacionadas com a área financeira do Instituto de Educação, em particular da Presidência, mas também de todas as suas subunidades, incluindo Projetos de Investigação e D​esenvolvi​mento, Propinas e Taxas, Prestações de Serviços, Ações de Formação, entre outros.

O que consideras positivo e quais as dificuldades na execução dessas responsabilidades?
O aspeto positivo a destacar é, sem dúvida, o espírito de equipa de todos os colegas do Núcleo Financeiro e a boa disposição (quase sempre! 😊), o que nos ajuda a lidar com a pressão diária. A partilha de conhecimentos e experiências é também um aspeto muito positivo no nosso dia-a-dia.

A nossa principal dificuldade é, garantidamente, a pressão diária a que estamos sujeitos, porque trabalhamos com processos complexos e que têm habitualmente prazos muito curtos de execução. Por outro lado, os constrangimentos crescentes da área financeira são também um desafio diário na execução das nossas responsabilidades​.

Marta2.jpg​ ​
Enquanto responsável pela coordenação do Núcleo Financeiro do IE, poderias partilhar ideias acerca do confronto das experiências do passado com o que pode mudar no futuro??​
Proponho responder à questão numa  perspetiva histórica, desde o passado até ao presente. ​

A área financeira passou de "completa​mente descurada" para "absolutamente rígida", ou seja, há uns anos (não muitos) as tarefas financeiras podiam reduzir-se quase ao pagamento de despesas. Atualmente a obrigatoriedade de cumprimento de legislação e os constrangimentos existentes obrigam-nos a estar em constante aprendizagem e atualização de processos e procedimentos.

Esta necessidade de mudança e atualização constante na execução​ de tarefas, permitiu-nos, na minha opinião, nesta fase que estamos a viver, de um dia para o outro, deixarmos o nosso posto de trabalho em que executamos as nossas funções em articulação direta e em equipa, para passarmos a trabalhar à distância e com diferentes ferramentas. A adaptação foi imediata! Mas, claro, continuando a trabalhar em equipa através dos meios que temos disponíveis.

​  ​

​B.D. (Bilhete Digital)​
Um livro – "Os filhos da droga".. (li na adolescência e marcou-me).
Um filme – "Amar em Nova Iorque"
Uma​ figura – Não me ocorre ninguém a destacar..
Banda Favorita – não tenho uma preferência definida!
Passatempo – não fazer nada!...​
Um sítio – Praia (qualquer uma..)
Especialidade Culinária – queijadas ☺
Um momento – O nascimento do meu filho.
Inspiração – O Silêncio.​

​​​​​​