O que consideras positivo e quais as dificuldades na execução dessas responsabilidades?
O aspeto positivo a destacar é, sem dúvida, o espírito de equipa de todos os colegas do Núcleo Financeiro e a boa disposição (quase sempre! 😊), o que nos ajuda a lidar com a pressão diária. A partilha de conhecimentos e experiências é também um aspeto muito positivo no nosso dia-a-dia.A nossa principal dificuldade é, garantidamente, a pressão diária a que estamos sujeitos, porque trabalhamos com processos complexos e que têm habitualmente prazos muito curtos de execução. Por outro lado, os constrangimentos crescentes da área financeira são também um desafio diário na execução das nossas responsabilidades.
Enquanto responsável pela coordenação do Núcleo Financeiro do IE, poderias partilhar ideias acerca do confronto das experiências do passado com o que pode mudar no futuro??
Proponho responder à questão numa perspetiva histórica, desde o passado até ao presente. A área financeira passou de "completamente descurada" para "absolutamente rígida", ou seja, há uns anos (não muitos) as tarefas financeiras podiam reduzir-se quase ao pagamento de despesas. Atualmente a obrigatoriedade de cumprimento de legislação e os constrangimentos existentes obrigam-nos a estar em constante aprendizagem e atualização de processos e procedimentos.
Esta necessidade de mudança e atualização constante na execução de tarefas, permitiu-nos, na minha opinião, nesta fase que estamos a viver, de um dia para o outro, deixarmos o nosso posto de trabalho em que executamos as nossas funções em articulação direta e em equipa, para passarmos a trabalhar à distância e com diferentes ferramentas. A adaptação foi imediata! Mas, claro, continuando a trabalhar em equipa através dos meios que temos disponíveis.