Instrumento de autodiagnóstico para Estudantes do Ensino Superior em risco de abandono

​​​​​​​​​​​
março​ ​de 2020​​​​​
SunsTAr_Logo350.jpg
SUnStAR – Supporting Students at Risk of Dropping Out

O projeto europeu “SUnStAR – Supporting Students at Risk of Dropping Out”, reuniu entre 4 e 6 de março, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. No dia 6, durante a manhã, decorreu o primeiro “evento multiplicador” do projeto, contando com a presença de meia centena de académicos e profissionais dos serviços de apoio de instituições nacionais e estrangeiras do ensino superior.
Ao longo de três anos, o projeto SUnStAR desenvolveu uma plataforma que integra, simulta​neamente, um instrumento de autodiagnóstico para estudantes do ensino superior em risco de abandono e um conjunto de módulos de reflexão e aprendizagem, incluindo a ligação a serviços de informação e de apoio nas universidades, de modo a promover o desenvolvimento pessoal, o sucesso académico e a permanência e conclusão dos cursos pelos estudantes. De referir que em Portugal, apenas 30% dos estudantes acabam a sua licenciatura no tempo previsto de três anos, abaixo da média de 39% dos países da OCDE, segundo o relatório “Education at a Glance 2019”, ao mesmo tempo que 12% dos alunos desistem no decurso ou final do 1º ano.
O projeto é financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do P​rograma Erasmus+ “Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas”. Envolve, desde 2017 e até setembro próximo, sete instituições da Alemanha, Grécia, Sérvia e Portugal, o qual é representado pela UMinho e pelo ISPA, que coordena o projeto.