Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Projetos do Centro de Investigação em Educação - CIEd

​​​​​​​
abril ​de 202​​​​3 - Ricardo Ribeiro

 ​​Fotos-Portal-NEWSLETTER_IE_350_nov2020_CIEd3.jpg

CIEd - Centro de Investigação em Educação

O Centro de Investigação em Educação (CIEd) é uma unidade de investigação multidisciplinar do Instituto de Educação, da UMinho, cuja missão é produzir conhecimento sobre educação como um meio de participar na transformação das vidas das pessoas e das comunidades.
Desde 1976, a investigação realizada no Centro tem como foco as crianças, os jovens, os adultos e os idosos, numa variedade de ambientes sociais e tipos de comunidades, sempre na consideração da diversidade de constrangimentos e recursos culturais e sociais com impacto na aprendizagem, e aspirando a que todos os cidadãos estejam igualmente preparados para participar ativamente e criticamente na sociedade.
Qualidade e internacionalização, impacto e outreach bem como a formação de jovens investigadores são eixos centrais da missão do Centro.
Por meio dos seus objetivos e ações, o CIEd concretiza a sua grande missão: garantir melhores aprendizagens para melhores futuros. 



Entrevista - Professora Leonor Lima Torres - Diretora do Centro de Investigação em Educação

L2.jpg

Leonor L. Torres é Professora Associada com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É socióloga e doutorada em Ciências da Educação, especialidade de Organização e Administração Escolar pela Universidade do Minho. Desempenhou os cargos de Vice-Presidente e de Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Educação entre 2013 e 2017, sendo atualmente Diretora do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd). A sua área de investigação relaciona-se com os temas de cultura organizacional, liderança, percursos de excelência na escola e no mundo do trabalho.


A UMinho celebra no próximo ano 50 anos de existência. Como avalia o percurso dos projetos do CIEd desde a sua criação?

Fundado em 1976 com a designação de Centro de Estudos Educacionais e Desenvolvimento Comunitário, o CIEd está na génese do Instituto de Educação, tendo contribuído para o desenvolvimento da própria Universidade. Sendo um dos centros de investigação em educação mais antigo do país, o CIEd tem desenvolvido de forma continuada e sistemática inúmeros projetos de grande impacto nacional e internacional, de que são exemplo os projetos TEACH UP - Teacher Upskilling Policy Experimentation (582948-EPP-1-2016-2-BE-EPPKA3-PI-POLICY); RISE - Roma Inclusive School Experience (777289-REC-DISC-AG-2016/REC-DISC-AG-2016-02); SunStAR - Supporting University Students At Risk of droping out (2017-1-PT01-KA203-035840); SMARTART - Self-Regulated learning in SmartArt (2019-1-ES01-KA204-065615); EKT - Improving Educational innovation, competitiveness and quality of higher education through collaboration between University and Companies (612414-EPP-1-2019-1-ES-EPPKA2-KA); Exele.pt - Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública (PTDC/IVC-PEC/4942/2012); EDUPLACES - Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva (PTDC/MHC-CED/3775/2014); KLM2 - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1ºCEB (PTDC/CED-EDG/28710/2017); MAEE - Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior em Portugal (PTDC/CED-EDG/30410/2017) e R4C - (Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho (PTDC/CED-EDG/0122/2020), entre outros.

No âmbito das ações de cooperação com a comunidade, registam-se diversas ações de consultoria a órgãos governamentais e autarquias, bem como a participação de investigadores em órgãos de variadas associações e organizações educativas. No âmbito da atividade do Observatório para a Autoavaliação das Escolas, com sede no CIEd, foram estabelecidos protocolos com os principais agrupamentos de escola da região norte, o que contribuiu de forma muito significativa para o reconhecimento e afirmação do Centro junto destas organizações e atores educativos. Tem sido notório o reconhecimento público da relevância da atividade científica da Unidade, com vários investigadores a constituírem presença assídua nos media regionais e nacionais, com contributos especializados em reportagens, entrevistas e artigos de opinião em torno de temas como o ensino a distância, as desigualdades em educação e as mudanças vividas nas escolas e famílias, o retorno ao ensino presencial e os rankings de escolas, entre outros.

A gestão e edição da Revista Portuguesa de Educação (de publicação semestral, e indexada na Scopus e na Clarivate/WoS) tem constituído, desde sempre, uma prioridade na atividade do CIEd, assumindo um papel de grande relevo na afirmação do Centro como dinamizador e difusor da investigação produzida em ciências da educação, a nível nacional e internacional.


Sendo as Ciências da Educação uma área interdisciplinar que concentra a atenção internacional e envolve vários outros especialistas e instituições parceiras, qual a importância dos projetos do CIEd para a Universidade do Minho?

48 anos a produzir continuamente investigação na área científica das Ciências da Educação, a publicar em editoras de impacto e a disseminar o conhecimento produzido em eventos científicos internacionais e nos diferentes suportes da comunicação social, traduzem-se num sólido contributo para a projeção das Ciências da Educação na UMinho, no país e no mundo.
A atividade de investigação do CIEd não pode ser desligada dos processos de ensino-aprendizagem. A formação ao nível pós-graduado constitui um dos eixos privilegiados de ação do Centro, em articulação com os cursos de mestrado e doutoramento do Instituto de Educação. Ou seja, as 3 linhas temáticas prioritárias do CIEd, que enquadram os vários projetos de investigação, estão articuladas com os projetos de ensino do IE. Nesta linha, várias iniciativas têm projetado o CIEd e a UMinho no espaço internacional. Por exemplo, destaco a organização da EERA Summer School 2022, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia de Ciências de Educação da Universidade do Porto, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro e o Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve, que decorreu de 11 a 15 de julho, com o tema "Research design from scratch: Making sense of the whats, whos and hows of your investigation" e que contou com a conferência "Designing a research problem: Twelve propositions", proferida pelo investigador do CIEd Licínio C. Lima. No âmbito desta Escola de Verão, o CIEd acolheu no Instituto de Educação cerca de 80 estudantes de doutoramento provenientes de vários países.

Ainda no plano da internacionalização, assume particular relevância a participação em redes internacionais de grande reconhecimento no âmbito das várias áreas abrangidas pelas Ciências da Educação, de que são exemplo: European Association for the Teaching of Academic Writing; Society of Politics, Education and Comparative Inquiry in European States; European Journal on Curriculum Studies; European Association on Curriculum Studies; International GeoScience Education Organisation; History Educational International Research Network; Association Internationale de Recherche en Didactique de l'Histoire et des Sciences Sociales; Children's Identity and Citizenship in Europe; Associação Ibero Americana de Educação Histórica; European Literacy Network; Research Group on Childhood and Education in Migration; Society of Politics, Education and Comparative Inquiry in European States.

L1.jpgO que diria a um(a) jovem que está a ponderar seguir a área de investigação em Ciências da Educação?

O domínio científico das Ciências da Educação constitui uma área central para o desenvolvimento da sociedade contemporânea. Enquanto área interdisciplinar por excelência, abre os horizontes à compreensão dos processos educativos, abrangendo as diversas modalidades de educação nos vários ciclos de vida e proporcionando diferentes formas de participação na transformação social. Numa altura em que a formação de educadores e professores ganha centralidade estratégica em Portugal, o estudo dos processos educativos e formativos numa lógica multidimensional torna-se ainda mais premente e necessária como forma de combate a derivas economicistas e instrumentais do mundo da educação.


Quais considera serem os principais desafios do Centro de Investigação nos próximos anos?

Os desafios são diversos e exigentes, em linha com a complexidade da sociedade atual:

i) A valorização crescente da investigação interdisciplinar coloca o desafio da construção de conhecimento efetivamente ancorado em modos de trabalho mais cooperativos e menos individualistas. De modo a promover esta cultura interdisciplinar, o CIEd reestruturou a sua forma de organização, criando 3 linhas temáticas fortemente conectadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável 2030, que agregam diferentes abordagens e investigadores de várias áreas disciplinares;

ii) O aprofundamento da articulação entre a investigação doutoral e as prioridades estratégicas do CIEd através de um programa de integração dos jovens investigadores nas dinâmicas investigativas do Centro, que contemple diversas modalidades e momentos de partilha e envolvimento com vista à construção de uma comunidade de aprendizagem;

iii) O incentivo permanente à preparação de candidaturas a financiamento competitivo e ao desenvolvimento de investigação de âmbito internacional, decorrente das diversas parcerias e redes internacionais estabelecidas com o CIEd;

iv) O incentivo à disponibilização de dados de investigação em acesso aberto, em linha com as políticas de ciência aberta da FCT e outras entidades de financiamento.




No âmbito da atividade editorial o CIEd é responsável pela REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO e pelas 
EDIÇÕES CIEd


pageHeaderLogoImage_pt_PT_rpe.pngValor do fator de impacto no Sistema Qualis- Indicador A1

 

A Revista Portuguesa de Educação (RPE), edição semestral do Centro de Investigação em Educação (CIEd), publica, desde 1988, estudos científicos originais realizados na área da Educação. Encontra-se atualmente indexada na SciELO Portugal, SciELO Citation Index da Clarivate Analytics e SCOPUS da Elsevier.

INFORMAÇÕES 





​​​​​​​