Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

 Revista Portuguesa de Educação - 30 anos

​​ ​​
​​novembro​ de 2018​​​​​

Banner_30anosRPE_350.png 

O ano de 2018 celebra os 30 anos da publicação do primeiro número da Revista Portuguesa de Educação (RPE). Fundada em 1987 pelo então designado Centro de Estudos Educacionais e Desenvolvimento Comunitário (CEEDC) da Universidade do Minho (UM), e largamente impulsionada por José Fernando Cruz, a revista nasce em 1987, lançando o primeiro número em 1988 com uma periodicidade quadrimestral. 

 

Entrevista síntese aos Diretores da Revista Portuguesa de Educação - 1988 | 2018 ©

O seu primeiro diretor foi José Ribeiro Dias que, na altura, assinalava o desenvolvimento acelerado da pesquisa em educação, após anos de escassez, devida, sobretudo, à quase inexistência de instituições de ensino superior dedicadas às questões da educação, e às questões da formação de professores/as e de formadores de professores/as e sua inve​stigação. 

 

Entrevista ao Prof. Doutor Ribeiro Dias,  Diretor da Revista Portuguesa de Educação - 1988 |  1998 ​©

Em 1998, a RPE tem um novo diretor - Rui Vieira de Castro -, atual reitor da UM. Editada no então Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) da UM, a principal missão da revista passa a ser o alargamento do diálogo com a comunidade da investigação em ciências da educação, contribuindo para o seu fortalecimento. 

 

Entrevista ao Prof. Doutor Rui Vieira de Castro,  Diretor da Revista Portuguesa de Educação - 1998 |  2003 ​©


​Em 2004, e já editada pelo atual Centro de Investigação em Educação (CIEd) da UM, a nova diretora da revista, Maria de Lourdes Dionísio, afirma o papel, cada vez mais consolidado, da RPE em se constituir como um espaço de discussão de problemáticas atuais e relevantes para a educação, marcado pela pluralidade de olhares e internacionalização das questões educativas. 

 

Entrevista à Profª. Doutora Maria de Lourdes Dionísio,  Diretora da Revista Portuguesa de Educação - 2003 |  2013​ ​©


 Em 2014, a RPE volta a mudar a sua direção, para a atual. Vinte e seis anos depois da publicação do primeiro número, a nova equipa assume o objetivo de consolidar e alargar o projeto editorial existente, nomeadamente aprofundando a sua internacionalização e procurando chegar a novas bases de indexação. 

 

Entrevista à Profª. Doutora Maria Alfredo,  Diretora da Revista Portuguesa de Educação - 2014 (Atual)​​ ​©

Tendo estado inicialmente muito focada na disseminação do que em Portugal se passava ao nível da investigação em educação, bem como na divulgação de eventos científicos, projetos, diplomas legislativos e outro tipo de documentos, a RPE veio, ao longo destes 30 anos, a alargar a sua abrangência geográfica, no sentido de uma maior internacionalização, mas a estreitar a diversidade de documentos, cingidos atualmente a artigos e recensões críticas. 
Todo o percurso trilhado pela RPE ao longo de 30 anos levou ao seu posicionamento como revista de referência incontornável no panorama editorial nacional e internacional no campo da educação, com o óbvio destaque para os países de língua oficial portuguesa. O posicionamento atual constitui um reconhecimento da sua qualidade em sistemas internacionais de avaliação de revistas científicas. Atualmente a RPE integra catálogos e diretórios de referência e está indexada em bases (de indexação e de dados) internacionais de prestígio, tais como a Scielo Citation Index, a SCOPUS ou a Redalyc, entre outras. É ainda avaliada como revista A1 em Educação (Qualis/CAPES, Brasil). 
Para marcar esta efeméride, a equipa editorial lançou, em outubro deste ano, um número especial que pode ser consultado aqui: https://r​evistas​.rcaap.pt/rpe/index 
O número acolhe cinco artigos convidados de investigadores, portugueses e estrangeiros, com produção académica internacionalmente reconhecida: António Nóvoa (Universidade  de Lisboa, Portugal); Antonia Darder (Loyola Marymount University, USA) e Sharon Cronin (Goddard College, USA); Antonia Casanova (Universidade Camilo José Cela, Espanha); Inês Barbosa de Oliveira (Universidade Estácio de Sá & Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil) e Maria Luiza Süssekind (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil); e Licínio Lima (Universidade do Minho, Portugal). Acolhe ainda cinco entrevistas: uma à investigadora Sally Power (Cardiff University, UK), aproveitando a sua visita ao CIEd em junho de 2018, mas também o convite que foi por ela feito à reflexão sobre a natureza estrutural das desigualdades sociais e educativas. As restantes quatro entrevistas são feitas aos quatro diretores e diretoras da revista, numa secção dedicada às Memórias da RPE.
Numa atualidade marcada por demandas neoliberais e de resposta incontornável às pressões do mercado, que afetam fortemente a missão e o produto da investigação em educação, a RPE marca um espaço que, podendo ser de pouca importância para os indicadores de produtividade valorizados pelas políticas nacionais e internacionais para a investigação, é claramente um espaço de serviço público. A história da RPE mostra que a investigação em Educação é essencialmente financiada por dinheiro​s públicos; logo, deve ser divulgada em acesso aberto, assumida como um bem comum, sob a égide de políticas nacionais claras e inequívocas que defendam uma Ciência Aberta e democrática. A prestação de um serviço público é uma das marcas identitárias mais fortes da RPE – esperemos que o futuro lhe possa permitir continuar a assim ser.

Maria Alfredo Moreira
Maria José Casa-Nova
Lia Raquel Oliveira​

​​

No dia 7 de dezembro 2018, decorreu na sala de atos do Instituto de Educação da Universidade do Minho, a cerimónia de comemoração dos 30 ANOS da Revista Portuguesa de Educação (RPE).
660_420_Fotos_Newsletter__1.png 
A comemoração ficou marcada pela presença dos antigos diretores da RPE. Os Professores, Ribeiro Dias (1988-1998), Rui Vieira de Castro (1998-2003) atual Reitor da Universidade do Minho - Oficial, Maria de Lourdes Dionísio (2003-2013) e Maria Alfredo Moreira (2014 - atual diretora). 

660_420_Fotos_Newsletter__5.png
Foi também mencionada uma nota de reconhecimento ao empenho do Professor José Cruz (docente na Escola de Psicologia da UMinho) no lançamento do primeiro número da RPE.
A moderação foi da responsabilidade da Professora Laurinda Leite (Vice-Reitora da Universidade do Minho).

660_420_Fotos_Newsletter__3.png
Parabéns à Revista e a toda a equipa que tornou possível este momento. 


​​​
Imagem de capa da primeira edição da revista e a capa da edição de 1998Duas-primeiras-edicoes.png
Imagem de capa da edição de 2004 e 2014

Edicao_2004_2014.png

Imagem de capa da edição de 2015 e o formato da edição atual (online)
Edicao_2015_atual.png