O evento reuniu um amplo leque de investigadores e estudantes internacionais de diversas áreas disciplinares.

A organização das duas conferências esteve a cargo da investigadora do CIEC, Doutora Cristina Sylla, e contou com a colaboração das investigadoras do CIEC, Profª Leopoldina Viana e Profª Carla Antunes.
A sessão de inauguração contou com a presença do Presidente do Instituto de Educação, Prof. José Augusto Pacheco, a Diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Profª Graça Carvalho e o Presidente da Camara de Braga, Dr. Ricardo Rio.

A conferência ArtsIT tornou-se desde 2009 um dos principais fóruns científicos para a divulgação de resultados de pesquisa de ponta na área das Artes, Design e Tecnologia. O evento reflete também os avanços nas áreas da Interatividade (Design de Interação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Robótica, etc.) e Criação de Jogos (por exemplo, Jogos Sérios, Gamificação, Jogos de Lazer, GamePlay, etc.)
A conferência DLI 2018 reúniu investigadores de áreas transdisciplinares, pretendendo refletir e explorar metodologias, ferramentas, tecnologias e design inovadores que tenham o potencial de estimular e motivar o processo de aprendizagem em contextos formais e informais, tendo em conta o público alvo e as exigências e desafios da atual sociedade do conhecimento.
O evento incluiu Comunicações Orais, Posters, Demonstrações e um Workshop sobre o tema Playable Cities. Além das apresentações de alta qualidade, o programa contou com três oradores especialistas em diferentes áreas académicas - Prof. Yvonne Rogers da University College London, Prof. Anthony L. Brooks, da Aalborg University, Dinamarca, e o Prof. Anton Nijholt da University of Twente, Países Baixos.
O workshop Playable Cities decorreu durante o dia 24 de Outubro sendo liderado pelo Prof. Anton Nijholt da University de Twente, Países Baixos, um especialista nesta área. Os participantes exploraram e refletiram sobre a utilização de novas tecnologias e de que modo estas poderão ser embebidas nas infraestruturas das cidades, de modo a tornar a cidade mais eficiente, mas também mais agradável para as pessoas que vivem e trabalham dentro de seus limites.
Para além do programa científico, o evento incluiu um programa cultural, onde se destacam a receção aos conferencistas no dia 24 que se realizou no Paço do Vitorino, (http://www.pacodevitorino.com) em Ponte de Lima, uma casa senhorial, datada do século XVI, considerada um monumento municipal cuja história foi marcada por vários eventos que imitam e espelham a história de Portugal. O programa cultural incluiu ainda no dia 25 de Outubro, três performances artísticas, que se realizaram no Theatro Circo com o apoio da Câmara de Braga e de Braga UNESCO Media Arts:
- CO:LATERAL (Né Barros and João Martinho Moura, with Sónia Cunha / 2016-2018);
- NaN:Collider (António Rafael, João Martinho Moura and Miguel Pedro. 2016-2018);
- ShellShock (Doaa Darwish, Ido Iurgel. 2018)