A Matemática nos primeiros anos

​​​9 - 10 de novembro​ de 2018​​​​​
Matematica_banner_news.png

Nos dias 9 e 10 de novembro decorreu o XXI Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos, no Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Este encontro, organizado pela Associação de Professores de Matemática (APM) com a colaboração do Centro de Formação da APM e da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), é realizado uma vez por ano, tendo este ano, decorrido pela primeira vez em Braga, contando com a colaboração do Instituto de Educação da UMinho, em particular, c​om uma representante de cada um dos centros de investigação na comissão organizadora.
Mais de 130 participantes estiveram presentes, incluindo educadores de infância, professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e Investigadores em Educação Matemática de todo o país.
Assumindo os primeiros anos como anos fulcrais na construção do edifício matemático pois é nestes anos que se inicia um processo de aprendizagem matemática em que cada etapa depende da anterior, pretendeu-se que este encontro fosse um espaço em que todos os participantes pudessem partilhar e refletir sobre a Matemática, enquanto temática nestes primeiros anos de escolaridade.

660_420_Fotos_encontroMatematica_5.png

Nos dois dias do encontro, houve oportunidade para ouvir uma conferência plenária e conferências temáticas, conhecer projetos que estão a ser desenvolvidos e participar em sessões práticas sobre diversos temas.
Na sessão de abertura,  a Presidente da Associação de Professores de Matemática, Lurdes Figueiral, falou com bastante entusiasmo perante uma assistência acabada de chegar de vários pontos do país e com grandes expectativas nos trabalhos que se iniciavam.

660_420_Fotos_encontroMatematica_6.png

660_420_Fotos_encontroMatematica_7.png

Os trabalhos iniciaram com o Painel Plenário intitulado “Recursos tecnológicos para o ensino da Matemática: Que desafios?" moderado por Rosa Antónia Tomás Ferreira da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Participaram neste painel Maribel Santos Miranda-Pinto, do Instituto Politécnico de Viseu que apresentou o projeto Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar, Ricardo Pinto da Universidade do Minho que falou do projeto Hypatiamat: Ferramentas digitais para a promoção da competência matemática e ainda, Ana Oliveira da Associação Atractor que mostrou os projetos AtrMini e GeClaMini: Ferramentas do Atractor úteis no ensino da Matemática nos primeiros anos.

660_420_Fotos_encontroMatematica_2.png

Na manhã do dia 10, tiveram lugar as conferências paralelas: “As representações gráficas das crianças na educação pré-escolar e a transição para o ensino básico na área da Matemática: uma experiência de supervisão colaborativa” proferida por Daniela Mascarenhas da Escola Superior de Educação do Porto e aluna de Pós-Doutoramento do Instituto de Educação da Universidade do Minho e “Formulação e resolução de problemas: duas faces da mesma moeda” por Pedro da Cruz Almeida, da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Para finalizar os trabalhos, aconteceu a conferência plenária, proferida por Lurdes Serrazina da Escola Superior de Educação de Lisboa, intitulada “Do Pré-escolar ao 2.º ciclo do ensino básico: Como potenciar as aprendizagens da Matemática?”.

Para além das conferências e painel, decorreram ao longo dos dois dias, em paralelo, quinze Sessões Práticas e quatro Simpósios que acolheram quinze comunicações.
Foram dois dias intensos, produtivos, que cativaram os participantes até ao final, apesar das fortes chuvas desse final de semana, denotando o empenho de todos.

660_420_Fotos_encontroMatematica_1.png