Virgínio Sá​
dezembro 2018 | Fernando Azeve​do

VirginioSa_newsletter.png
Virgínio  Isidro Martins Sá, nascido no ano em que foi lançado o primeiro satélite artificia​l (Sputnik 1), natural de Barcelos, é Doutor em Educação, área de conhecimento de Organização e Administração Escolar, pela Universidade do Minho. É Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Educação, subunidade orgânica que atualmente dirige.

​Virgínio Isidro Martins Sá​
 Atualmente é o  diretor da Licenciatura em Educação. Integra a equipa de investigadores do Centro de Investigação em Educação- CIEd (Universidade do Minho). Os seus principais interesses investigativos incluem a Administração Educacional, a Avaliação Institucional; as Políticas Educativas e a Sociologia das Organizações Educativas.  É membro de diversas associações científicas, integrando atualmente os corpos sociais do Fórum Português de Administração Educacional.
É autor e coautor de diversos trabalhos académicos (l​ivros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas, produzidos no âmbito dos seus interesses investigativos), publicados no país e no estrangeiro

Quais os projetos em que te encontras envolvido?
Atualmente, além dos projetos de ensino em que estou envolvido (licenciatura, mestrado e doutoramento), integrado no Grupo de Investigação “Políticas, Governação e Administração da Educação”, participo no projeto “Educação 3D: Democracia, Desigualdades e Diferenças em Educação”, projeto em que, entre outros objetivos, se procura ensaiar uma resposta à instigante questão “Como se organiza a escola para democratizar a educação?"
Participo ainda no projeto “EDUPLACES - Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva”, projeto de natureza interinstitucional, envolvendo quatro universidades nacionais (Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade do Algarve), cujo foco se centra na identificação e caracterização de práticas socioeducativas inclusivas (umas centradas na escola e outras na​ comunidade), dando particular visibilidade aos percursos escolares atípicos (sucessos improváveis).

O que mais te fascina nesses projetos?
​A possibilidade de contribuir para aprofundar a reflexividade no modo de pensar e praticar o trabalho educativo, de contribuir para desvelar algumas das “prisões psíquicas” e teias cognitivas que nos impedem de ver outros sentidos de futuro, e, acima de tudo, poder pugnar pelo reconhecimento universal da Educação como um direito humano fundamental.

VirginioSa_2_newsletter.png

​Enquanto professor e investigador​, que ideias poderias partilhar com sujeitos em formação, ideias que, no teu entender, são pertinentes para o futuro desses sujeitos?​
​É através da Educação, como defende Vitor Paro, que o homem se constrói como “personalidade humano-histórica”. Nesse processo, a aquisição de novos conhecimentos e competências técnicas é seguramente importante. Contudo, como defende o mesmo autor, a formação do “ser humano-histórico em seu sentido pleno” nunca pode dispensar as dimensões estéticas, éticas e filosóficas. Acresce ainda que, independentemente das futuras inscrições profissionais dos sujeitos em formação, e considerando que a Educação constitui um empreendimento permanente, o desenvolvimento de competências e de disposições de (e para) a aprendizagem constitui um requisito fundamental para a sua emancipação. Neste processo, exercitar a “dúvida metódica” e ensaiar o papel de bricoleur​ nas artes investigativas  permitir-lhes-á superar a condição de “recolectores”, assumindo o novo estatuto de  produtores do co​nhecimento que consomem.

​B.D. (Bilhete Digital)​

​Um livroA Jangada de Pedra (Estou convencido de que, mais dia ou menos dia, a Ibéria acabará mesmo por partir à deriva).
Um f​ilme“Les uns et les Autres" (Claude Lelouch).
Uma figura – ​Martin Luther King ("A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça em todo o lugar").
Banda Favorita – Scorpions
PassatempoPraticar desporto, viajar e bricolage. Reconheço que tenho uma verdadeira obsessão em compreender o modo como funcionam as coisas. Quando morre algum eletrodoméstico lá em casa, invariavelmente, faço-lhe uma autópsia, às vezes antes da "vítima" ter falecido ...
Um sítio – ​Machu Picchu (com subida à montanha Huayna Picchu incluída)
Especialidade CulináriaArroz de favas à moda d​a tia Lúcia.
Um momentoQuando acedi pela primeira vez ao interior (câmara funerária) de uma pirâmide egípcia (pirâmide de Queops).
Inspiração – Uma brisa matinal a pentear o trigo numa cálida paisagem alentejana.​

​​​​