VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação

​​26 a 28 de novembro​ de 2018​​​​​
Coloquio_News_350_2.png

"A educação e​ os sentidos de futuro em contextos de incertezas no Brasil e em Portugal". Foi o tema geral da VI edição do Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, que decorreu nos dias 26, 27 e 28 de novembro no IE UMinho.

660_420_Fotos_Newsletter_sociologia_4.png

Eixos temáticos principais do colóquio

1. Processos de socialização e ciclos de vida: construir os sentidos de futuro no espaço escolar;

2. Preparar para futuros incertos: dilemas escolares nos percursos de mobili​dade;

3. Curriculum Vitae: o que conta para além da escola?

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: – Me ajuda a olhar! (A função da arte – 1. O Livro dos Abraços, Eduardo Galeano)

660_420_Fotos_Newsletter_sociologia_1.png

​Vivemos um tempo duro e de incertezas. Porém, o texto de Galeano convida-nos a pensar que é um tempo que se abre para novas perspetivas e expectativas para se pensar a educação, para continuar a produzir outros modos de olhar e escutar, de compreender e interpretar em outras direções e é tempo de novas (re)construções. Para escapar ou amenizar as incertezas deste tempo é preciso produzir conhecimento crítico que indague o quotidiano e provoque reflexões e participações ativas. No sentido de Galeano e Freire, é preciso refletir, compreender e fazer para mudar o que somos e para transformarmos o mundo.

Assim tem sido desde 2008, quando um grupo de sociólogos da educação, brasileiros e portugueses, organizou o I Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação para debater "Família, escola e juventude: Olhares cruzados Brasil/Portugal".

Passados 10 anos, construiu-se uma história rica de intercâmbios académicos e que neste ano de 2018 se propõe dar continuidade ao debate a partir do tema A educação e os sentidos de futuro em contextos de incertezas no Brasil e em Portugal.

A VI edição do Colóquio foi uma co-organização luso-brasileira, mas coube a docentes/investigadores do Departamento de Ciências Sociais da Educação a responsabilidade de o sedear e dinamizar na Universidade do Minho. Obedecendo a um formato de reunião científica de pequena escala, privilegiou-se o debate, a reflexão e o interconhecimento, alternando-se mesas temáticas constituídas por investigadores dos dois países que trabalham no subcampo sociológico da educação com a apresentação de resultados de pesquisas r​ecentes produzidas/em curso por doze (jovens) doutorandos e pós-doutores, selecionados quer em Portugal quer no Brasil. Feito o balanço – reconhecidamente positivo por quem participou – já se começou a preparar a próxima edição, que terá lugar no outro lado do Atlântico em 2020.

Um encontro para discutir e celebrar democraticamente a diversidade do saber e da educação.

660_420_Fotos_Newsletter_sociologia_2.png

​​​​​
Mais informação sobre o evento: