Comemoração do 30º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

​​​​​

28 de novembro​​ ​ de 2019​​​​​​
​​​​JMV_5_350.jpg

Conferência de Joana Marques Vidal – Comemoração do 30º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança
Auditório Multimédia do Instituto de Educação da UMinho ​

JMV_2.jpg

A Senhora Magistrada Joana Marque Vidal à esquerda da imagem acompanhada pel​a Profª Natália Fernandes (Vice-Presidente do Instituto de Educação da UMinho)

No dia 22 de novembro realizou-se a Conferência de Encerramento da Semana Comemorativa do 30º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, com a participação da Senhora Magistrada Joana Marques Vidal, que  discutiu o estado de aplicação da Convenção sobre os Direitos da Criança em Portugal.
A Conferência decorreu no Anfiteatro do Instituto de Educação, pelas 15h30.

JMV_3.jpg

JMV_4.jpg

Declarações da magistrada Joana Marques Vidal à Rádio ​Universitária​ (ouvir)

​​​​

A 20 de novembro ​de 2019 celebrou-se o 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, tratado de Direitos humanos mais amplamente ratificado a nível global.

Do consenso da ratificação às complexidades da sua aplicabilidade para respeitar a imagem da criança enquanto sujeito ativo de direitos, muito caminho há, ainda, a percorrer.

O Instituto de Educação associou-se às celebrações desta efeméride e promoveu a Semana Comemorativa dos Direitos da Criança.

Pretende-se contribuir para a consolidação da imagem da criança como sujeito ativo de direitos, convidando para o efeito crianças e adultos a participarem em atividades de modo a "trocar em miúdos" os direitos da criança.

A Professora Natália Fernandes, participou no programa da  RTP "Socie​dade Civil" alusivo aos 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança. (ver)​