28 a 30 de novembro ​​​ de 2019​​​​​
Fotos-Portal-NEWSLETTER_IE_350_Educação_Sexualidade.jpg
O Instituto de Educação e o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho realizaam, de 28 a 30 de novembro de 2019, o 5º Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Interação, Interdependência e Interseccionalidade.

ED_3.jpg Manuel Vilaça ©
Da esquerda pa​ra a direita, Profª. Teresa Sarmento (Centro de Investigação​ em Educação - CIEC), Prof. José António Brandão (Diretor do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didatica e Supervisão), Profª . Teresa Vilaça (Coordenadora do evento), Prof. Leandro da Silva Almeida (Presidente do Instituto de  Educação da UMinho)

Foi a 5ª edição do Congresso de uma sequência que se realiza, alternada e bianualmente, em Portugal e no Brasil, nas instituições que alojam um grupo de investigadores/as que trabalham colaborativamente em inve​stigação sobre Sexualidade e Educação Sexual e que constituem a rede responsável por esta iniciativa: Universidade de Lisboa (UL), Universidade de Aveiro (UA), Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Universidade do Minho (UM), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). ​

ED_1.jpgManuel Vilaça ©
A finalidade que unifica a realização destes Congressos é o estudo da Sexualidade como tema interdisciplinar que se desdobra em várias áreas de investigação e intervenção, entre elas a Educação Sexual. Neste quadro, o V Congresso centra-se num tema que reflete uma das principais controvérsias atuais na sexualidade e educação sexual, ao assumir com preocupação central (re)pensar as formas de conceitualizar, trabalhar e investigar a Interação, Interdependência e Interseccionalidade das relações sociais nesta área.

ED_2.jpgManuel Vilaça ©
O programa do Congresso incluiu conferências plenárias, mesas redondas, sessões de pósteres e sessões paralelas de comunicação de trabalhos de investigação e/ou relatos de práticas.

TEMAS
A - Sexualidade, Saúde e Direitos Humanos
B - Sexualidade, Género, Diversidade e Inclusão
C - Corpo, Erotismo e Sexualidade
D - Investigação e Práticas em Sexualidade e Educação Sexual
E - Sexualidade, Género e Media
F - Sexualidade, Educação Sexual e Formação de Professores/as
G - Políticas Públicas em Sexualidade e Educação Sexual

Os/As Destinatários/as são Investigadores/as, Profissionais de Educação (Educadores/as de Infância, Professores/as dos 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino Superior), Profissionais de Saúde, Estudantes a frequentarem Cursos de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos nos domínios da Educação, Sexualidade e Saúde, Psicólogos/as, Sociólogos/as, entre outros.
ED_4.jpg ​ Manuel Vilaça ©