Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Cristina Sylla

​​​ 
​Cristina Sylla
dezembro de 2019 | Ricardo Ribeiro

660_420_Fotos_Newsletter__PORTAL_IE2018_Cristina-Sylla.jpgCRISTINA SYLLA, é Investigadora  integrada no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)

Atualmente coordena o projeto Mobeybou Moving Beyond Boundaries,​ DESIGNING NARRATIVE LEARNING IN THE DIGITAL ERA e o projeto Gamelet- Gamified, media-based training of reading fluency. Formada em Línguas e Literaturas Modernas com mestrado em Literatura Medieval Alemã ambos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, mestrado em Tecnologia e Arte Digital pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho e um doutoramento em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho.​​

Quais os projetos em que te encontras envolvida?  
Mobeybou - Moving Beyond Boundaries-, DESIGNING NARRATIVE LEARNING IN THE DIGITAL ERA, um Projeto de I&D Financiado pela FCT e por Fundos europeus (FEDER)
Este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento do conhecimento acerca do potencial de aprendizagem e soci​alização dos manipulativos digitais (MD) direcionados a crianças pequenas. Manipulativos digitais, são objetos físicos com propriedades computacionais embebidas que permitem a manipulação de conteúdos digitais. ​
O Mobeybou é composto por diversos conjuntos de blocos físicos que representam elementos de várias culturas. Os blocos comunicam com o computador ou o Tablet por Bluetooth despoletando os respetivos conteúdos digitais. O objetivo destes materiais é promover a criação colaborativa de narrativas, assim como o multiculturalismo em crianças de 5 a 7 anos. De momento concluímos os conjuntos de Angola, Portugal, Alemanha, India, China e Brasil. Cada conjunto inclui também uma app que informa sobre a cultura representada, tendo como objetivo dar a conhecer e despertar a curiosidade das crianças para outras culturas. A app está disponível para download em htt​ps://play.google.com/store/apps/details?id=com.mobeybou.india  
O projeto pode ser consultado em: mobeybou.com
O projeto Gamelet Gamified, media-based training of reading fluency, é financiado pelo Erasmus + e envolve parceiros da Alemanha (Universidade de Educação de Weingarten, Universidade de Ciências Aplicadas de Rhine-Waal), a Universidade aberta do Chipre e o Ministério da Educação e Cultura Chipre.
Este projeto visa desenvolver a fluência da leitura em línguas nativas e estrangeiras, bem como promover o multilinguismo e as competências de media em estudantes do 6º e 7º ano de escolaridade adotando uma abordagem de gamificação através do desenvolvimento de ferramentas digitais.​


O que mais te fascina nesses projetos?
Todo o processo de desenvolvimento e criação de materiais lúdicos que fomentam a aprendizagem, assim como o privilégio de trabalhar com pessoas de diversas áreas de saber, o que é extremamente enriquecedor tanto a nível pessoal como profissional. Esta multidisciplinaridade permite adquirir uma visão mais abrangente e informada contribuindo para uma investigação mais profunda.

660_420_Fotos_Newsletter__PORTAL_IE2018_Cristina-Sylla2.jpg ​
​Enquanto professora e investigadora​, que ideias poderias partilhar com sujeitos em formação, ideias que, no teu entender, são pertinentes para o futuro desses sujeitos?​
Penso que é extremamente importante desenvolver um espírito crítico e autonomia de pensamento. Aprender a exprimir as próprias ideias, sem se deixar intimidar, ​envolver-se em projetos colaborativos, ser pro-átivo(a), dinâmico(a), criativo(a), curioso(a) e entusiasmar-se com o que se faz. 
Há uma mensagem, atribuída ao filósofo Laozi, que me diz muito: “A journey of a thousand miles begins with a single step”.​​
​  ​

​B.D. (Bilhete Digital)​


Um livro – Meia-Noite ou o Princípio do Mundo, Richard Zimler
Um filme – A lista de Schindler
Uma​ figura – Maria Montessori
Banda Favorita – Queen
Passatempo – Bricolage
Um sítio – Nova Iorque
Especialidade Culinária – quiche
Um momento – O nascimento dos meus filhos
Inspiração – Mitchel Resnick e todo o trabalho do MIT mediaLab​




 

​​​​