Projeto RISE - Roma Inclusive School Experiences

​​19 de novembro de 20​1​​​​9
Fotos-Portal-NEWSLETTER_IE_350_Rise.jpg ​

Rise_1.jpg
A instituição escolar, enquanto instituição aberta aos diferentes atores sociais que constituem as sociedades, é uma construção sociohistórica recente, tendo-se assistido a uma incorporação diferenciada e faseada no tempo das chamadas classes populares, das mulheres e das minorias na escola pública, com resultados também diferenciados no que diz respeito à frequência efetiva e aos níveis de aproveitamento escolar, com as crianças e jovens ciganos tradicionalmente a situar-se na base da hierarquia do sucesso.
Rise_4.jpgDa esquerda para a direita: Prof. Filipe Vaz (Pro-Reitor da Universidade do Minho),  Prof. Leandro S. Almeida (Presidente do IE UMinho), Profª.  Leonor Torres (Diretora do Centro de Investigação em Educação - CIEd), Doutora Cláudia Pereira (Secretária de Estado ​para a Integração e as Migrações), Prof.  José António Peixoto (Diretor do Agrupamento de ​Escolas de Prado - Vila Verde)​ e a Profª. Maria José Casanova (Coordenadora pelo programa RISE , IE UMinho).

Apesar do desenvolvimento de algumas políticas educativas recentes tendentes a contrariar este fenómeno (nomeadamente a implementação da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, que tem como um dos eixos estruturais a frequência escolar e o sucesso educativo) e da maior sensibilização e envolvimento dos diferentes atores educativos, comunitários e societais, aquela realidade, tendo sofrido alterações positivas, permanece ainda num grau que não é compatível com os Direitos Humanos fundamentais, nomeadamente o direito a uma educação escolar de qualidade e prolongada no tempo em termos da superação dos diferentes níveis educativos.
Rise_6.jpg
O Projeto Internacional Rise – Roma Inclusive School Experiences, desenvolvido através do método de investigação-ação – um método inserido no paradigma sociocrítico que tem como pressuposto basilar transformar realidades sociais opressivas dos seres humanos, procurando empoderar os sujeitos – tem por objetivo primordial a reflexão sobre contextos e processos potenciadores de subalternidades estruturais, desenvolvendo práticas interculturais e dispositivos pedagógicos que pretendem fazer a articulação entre os saberes experienciais das pessoas que habitam os alunos e o currículo mainstream, construindo práticas pedagógicas promotoras do “bilinguismo cultural” e, consequentemente, do sucesso escolar.

Rise_3.jpg
Esta Conferência Nacional pretendeu dar conta deste processo e dos resultados alcançados, devolvendo-os à sociedade alargada numa reflexão conjunta que pretende ser também inspiradora de outras realidades, transformando impossibilidades subjetivas em possibilidades objetivas.

A construção de uma sociedade mais humanizada, onde a construção de direitos humanos fundamentais seja uma realidade, é uma responsabilidade e um bem de todos e para todos. A participação ativa, consciente e crítica torna-se fundamental para potenciar esta mudança. E como as realidades resultam de construções sociais pelas quais todos somos responsáveis, cabe a cada um/a de nós transformá-las no sentido da diminuição da opressão, da subalternidade e das hierarquias sociais.
Rise_8.jpg
Esta Conferência Nacional pretende ser um contributo nesse sentido.
Governo q​uer replicar programa que levou a 0% de abandono escolar de crianças ciganas.
Esta conferência reuniu as co​ndições legais para o reconhecimento e certificação como Ação de Curta Duração.

email: conf2019rise@gmail.com
Cartaz​