CIEd - Centro de Investigação em Educação

dezembro​ ​de 2020​​​​​
Fotos-Portal-NEWSLETTER_IE_350_nov2020_CIEd2.jpg

​​ CIEd - Centro de Investigação em Educação

O Centro de Investigação em Educação (CIEd) é uma unidade de investigação multidisciplinar do Instituto de Educação, da UMinho, cuja missão é produzir conhecimento sobre educação como um meio de participar na transformação das vidas das pessoas e das comunidades.
Desde 1976, a investigação realizada no Centro tem como foco as crianças, os jovens, os adultos e os idosos, numa variedade de ambientes sociais e tipos de comunidades, sempre na consideração da diversidade de constrangimentos e recursos culturais e sociais com impacto na aprendizagem, e aspirando a que todos os cidadãos estejam igualmente preparados para participar ativamente e criticamente na sociedade.
Qualidade e internacionalização, impacto e outreach bem como a formação de jovens investigadores são eixos centrais da missão do Centro.
Por meio dos seus objetivos e ações, o CIEd concretiza a sua grande missão: garantir melhores aprendizagens para melhores futuros.

No âmbito da atividade editorial o CIEd é responsável pela REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO e pelas
EDIÇÕES CIEd

​PROJETOS
​PUBLICAÇÕES

Ed (2).jpg

SÍLVIA MONTEIRO

A candidatura (Re)Search For Career: Distance career intervention, employability and social equity in the access to the labour market, coordenada pela Investigadora CIEd Sílvia Monteiro, foi a que obteve, a nível nacional, a melhor classificação no painel das Ciências da Educação do Concurso para Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos da FCT. Este painel recebeu um total de 114 candidaturas, tendo aprovado para financiamento apenas 4.

Com um orçamento global de 193.109,15 €, o projeto, que será desenvolvido em parceria com a Universidade Aberta, pretende desenvolver um programa de intervenção baseado em e-learning para a promoção de recursos de carreira com estudantes do ensino superior e compreender o impacto desta intervenção entre diferentes tipos de públicos. Esta contribuição é social e cientificamente relevante para académicos, profissionais e decisores políticos, no sentido de avaliar que tipo de ações promovem a empregabilidade de forma eficiente, eficaz e mitigadora de desigualdades sociais.

CIED_dez2020_laurinda2.jpg

Leite, L., Oldham, E., Afonso, A.S., Viseu, F., Dourado, L., & Martinho, M.H. (eds.) (2020). Science and mathematics education for 21st century citizens: Challenges and ways forwards. Nova Iorque: Nova Science Publishers (Indexado na SCOPUS)

Investigadores CIEd | Laurinda Leite, Ana S. Afonso, Floriano Viseu, Luís Dourado e Maria Helena Martinho

CIED_dez2020_pacheco2.jpgPacheco, J.A., Morgado, J.C., & Sousa, J. (orgs.) (2020). Avaliação Institucional e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais. Porto: Porto Editora.

Investigadores CIEd | José Augusto Pacheco, José Carlos Morgado e Joana Sousa

CIED_dez2020_Licinio2.jpgLima, L.C., Sá, V., & Torres, L.L. (orgs.) (2020). Diretores escolares em ação. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Investigadores CIEd | Licínio C. lima, Virgínio Sá e Leonor L. Torres

pageHeaderLogoImage_pt_PT_rpe.pngValor do fator de impacto no Sistema Qualis- Indicador A1

A Revista Portuguesa de Educação (RPE), edição semestral do Centro de Investigação em Educação (CIEd), publica, desde 1988, estudos científicos originais realizados na área da Educação. Encontra-se atualmente indexada na SciELO Portugal, SciELO Citation Index da Clarivate Analytics e SCOPUS da Elsevier.

Apesar do impacto global da pandemia, em 2020 a RPE continuou a receber um número muito elevado de submissões de proveniências muito diversificadas. Investigadores em Educação de Angola, Argentina, Brasil, Costa Rica, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, México, Moçambique, Portugal, República Checa, Turquia, entre outros países, marcaram presença e enriqueceram o debate a que a RPE procura dar espaço e voz.

O primeiro volume da RPE de 2020 (v33n1), publicado em junho, incluiu 12 artigos e uma recensão. O segundo volume, que será editado no presente mês de dezembro (v33 n2), incluirá 12 artigos e um núcleo temático, composto por seis contribuições subordinadas ao tema "A relação entre o investigador e sujeito-participante na investigação biográfica em educação". A estes números acrescem 153 submissões ativas, distribuídas pelas diferentes etapas do processo editorial.

A RPE prossegue, assim, uma linha editorial ativa e exigente, fortemente alicerçada num processo criterioso de revisão por pares, apresentando atualmente uma taxa de aceitação de 12,7%. Confiamos no trabalho realizado e no seu resultado: uma revista científica de topo reconhecida nas comunidades de investigação e em progressiva internacionalização. A renovação da sua imagem gráfica, levada a cabo em 2020, procurou dar novo rosto a um caminho que muitos fazem e de que o CIEd, ao longo dos anos, muito legitimamente se orgulha de tornar público.

​​​​​