UPA - Universidade Portas Abertas - online

junho | julho ​ ​de 2020​​​​​
Fotos-Portal-NEW-IE_abertura_FINAL_350_UPA.jpg

​ Instituto de Educação da Universidade do Minho - UPA digital

UPA Digital foi uma iniciativa que pretendeu abrir as portas da UMinho à distância, proporcionando aos estudantes do ensino secundário, pais e encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais uma interação direta com docentes e estudantes da UMinho.

Nos espaços virtuais criados para o efeito (através da plataforma ZOOM) que se abriram em quatro datas diferentes – 22, 25 e 30 de junho e 1 de julho, pelas 17h30, (programa de atividades) os participantes tiveram a oportunidade de interagir com docentes, profissionais, alumni e estudantes de cada curso. Puderam, assim, explorar áreas de estudo, saídas profissionais e planos curriculares, e ainda colocar questões que satisfaçam a curiosidade sobre como é estudar na UMinho e os desafios que se colocam aos estudantes ao longo dos anos do curso.

Foi também uma oportunidade para conhecer as infraestruturas e serviços que a UMinho disponibiliza para a prossecução dos estudos e para o desenvolvimento de ferramentas transversais, tão importantes para a integração dos futuros profissionais no mercado de trabalho.

Como funcionou a UPA Digital?

A UPA Digital iniciou, em cada um dos dias, com uma brevíssima sessão de boas-vindas (a transmitir na página oficial de Facebook da UMinho), com um convidado especial que tem tanto de inspirador como de atlético!

No final desta sessão, houve oportunidade de escolher a sala virtual em que o participante tinha mais interesse em participar. As três primeiras salas eram dedicadas à Associação Académica da UMinho e aos Serviços da UMinho.

A vida na universidade é bem mais do que a frequência de um curso. Por isso, na primeira "sala", era a oportunidde de poder interagir com elementos da  Associação Académica, uma das estruturas de articulação entre os estudantes e a UMinho, que ajuda os estudantes a complementar o percurso académico e o futuro profissional. Na "sala 2", colocavam as dúvidas sobre o processo de candidatura ao ensino superior e conhecer as bolsas que a UMinho oferece aos estudantes para premiar o mérito escolar. A "sala 3" permitia conhecer os serviços e recursos que a UMinho disponibiliza aos seus estudantes: alojamento, bolsas de ação social, alimentação, bibliotecas, programas de mobilidade, apoio médico, apoio aos estudantes com deficiência ou doença, desporto, entre outros.

As restantes "salas" eram dedicadas a cada Escola ou Instituto da UMinho. Ficar a conhecer o que cada uma tinha para oferecer e poder colocar dúvidas a professores, estudantes e antigos estudantes. Esta é uma outra forma para conhecer a UMinho, descobrindo-a sob as mais diversas perspetivas.

Não deixar nada por esclarecer era o objetivo!

660_420_Fotos_Newsletter__PORTAL_IE2018-UPA_2.jpg

Atividade organizada pelo Instituto de Educação, tinha como "slogan":    EDUCAÇÃO COM FUTURO... ESCOLHE O TEU !!

Vem conhecer o Instituto de Educação nos dias 22 de junho e 1 de julho.

Porque é tão importante conhecer os profissionais da área e os seus percursos, convidamos-te a ouvir as intervenções inspiradoras de antigos estudantes do Instituto de Educação.

Vais ter a oportunidade de conhecer as licenciaturas em Educação e em Educação Básica e conversar com os diretores de curso e os colegas dos núcleos de estudantes.

O acesso  livre.

660_420_Fotos_Newsletter__PORTAL_IE2018-UPA_1.jpg

VAMOS ESTAR EM DIRETO – LIGA -TE A NÓS:

22 de junho (2.ªfeira) – 17h30 – Sala 12

1 de julho (4.ª feira) – 17h30 – Sala 11

Educação com Futuro… Escolhe o teu!

Endereço da Sala Zoom

ID da reunião: 928 5005 4482

TIRA AS TUAS DÚVIDAS!

Professores, investigadores, estudantes, alumni e técnicos da UMinho  partilharam experiências e responderam a dúvidas sobre a realidade académica e os desafios colocados ao longo de cada curso. Foi possível explorar planos curriculares, saídas profissionais, bem como conhecer melhor os recursos disponíveis, os laboratórios, as infraestruturas dos campi e o dia a dia nas cidades de Braga e Guimarães.

A "UPA Digital" iniciou a cada dia com as boas-vindas do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, e a mensagem inspiradora de um estudante-atleta, respetivamente André Coelho (Engenharia Civil, futsal), Ercília Machado (Engenharia Química e Biologia, atletismo), Diogo Branquinho (Engenharia Têxtil, andebol) e Rui Bragança (Medicina, taekwondo). Depois, bastava escolher e entrar nas salas virtuais temáticas ao dispor.

"Levar a nossa casa à sua casa"

As restantes salas virtuais são dedicadas a cada Escola ou Instituto da UMinho. Foi garantida a interação com diretores de curso, cientistas premiados, núcleos de estudantes e até personalidades, como o coordenador nacional da EuroDesk, Joaquim Freitas, nosso Licenciado em Educação.

"Esta é uma outra forma para descobrir o que é viver e estar na Universidade do Minho", definiu o pró-reitor Manuel João Costa. "Estão desde já todos convidados, em particular os estudantes do secundário. São quatro dias em que levamos a nossa casa à sua casa – podem conhecer cada área sob as mais diversas perspetivas e não devem deixar nada por esclarecer", sublinha.

​​​​​