Prémio Ler+ atribuído à investigadora do IE UMinho - Doutora Fernanda Leopoldina

abril ​​​ de 2019​​​​​
Fotos-Portal-NEWSLETTER_IE_350_ler_mais.png
 ​O prémio Ler +, no valor de 10.000 euros, financiado pela Fundação La Caixa, foi, pela primeira vez, atribuído em 2018.
O projeto premiado foi O Projeto AEA - Ainda Estou a Aprender.  ceri​mónia de entrega do Prémio Ler+ ocorreu no dia 31 de outubro, na FCG, durante a Conferência do PNL2027

Este projeto foi materializado numa plataforma educativa e interativa, de acesso livre, que tem como principal objetivo apoiar a aquisição da leitura, nomeadamente em alunos que apresentem Dificuldades de Aprendizagem na leitura (DAL).

O projeto foi  financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do concurso de apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e Cultura Portuguesa.  Este projeto é coordenado pela Prof. Iolanda Ribeiro, da Escola de Psicologia, e integra, além da coordenadora, uma equipa de 18 investigadoras (todas mulheres).

•        As investigadoras seniores - a Fernanda Leopoldina Viana, Adriana Baptista, a Celda Morgado e a Irene Cadime;
•        As doutoradas - Sandra Santos, Carla Silva, Séli Chaves Sousa, Joana Cruz e Marisa Carvalho;
•        As alunas de doutoramento - Tânia Freitas, Sara Brandão, Bruna Rodrigues e Helena Azevedo;
•        As psicólogas-  Ilda Fernandes e Maria do Céu Cosme;
•        As Professoras de Educação Especial - Albertina Ferreira e Lurdes Costa.

De acordo com os desejos da equipa, este prémio irá assegurar a continuidade desta plataforma, mas​ espera-se, sobretudo, que contribua para que sejam conseguidos novos financiamentos que permitam a sua manutenção e alargamento.