Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Projeto Smart ART

​​​​ ​​
​​9 de setembro ​de 20​​20


Fotos-Portal-NEWSLETTER_IE_350_nov2020_Smart-Art.pngO projeto europeu "Auto-Regulated Learning in SmartArt Erasmus + Adult Education"

Self Regulated Learning in SmartArt (SMARTART)

Generación de nuevas formas de enseñanza de la Historia del Arte mediante el uso de las nuevas tecnologías en educación de adultos

 

O projeto Self Regulated Learning in SmartArt (SMARTART) é um projeto focado na geração de novas formas de ensino de História da Arte por meio do uso de novas tecnologias. Este projeto, cofinanciado pela União Europeia por Erasmus + é liderado pela Universidade de Burgos e conta com a participação da Universidade do Minho.

O grupo de trabalho é composto pela Universidade de Oviedo, pela Universidade do Minho (Portugal) e pela Universidade de Valladolid, bem como pelas empresas Bjäland Technologies (Espanha) - responsável pelo desenvolvimento tecnológico - e Paragon Limited (Malta) - responsável pela transferência dos resultados multissetoriais.

O segundo encontro desta associação estratégica, decorreu a 9 de setembro e iria realizar-se na Universidade do Minho, embora a situação de pandemia do COVID-19 tenha impedido o seu desenvolvimento presencial. No entanto, a sessão virtual foi coordenada pelo Professor Leandro Almeida, Presidente do Instituto de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

Intervieram:

·         María Consuelo Sáiz Manzanares da Universidade de Burgos, que apresentou o primeiro produto intelectual do projeto. O referido produto está disponível em espanhol, inglês e português;

·         María José Zaparaín Yáñez, que apresentou os materiais preparados sobre o desenvolvimento e evolução dos mosteiros na Europa. Além disso, a inserção dos referidos materiais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido ad hoc para este projeto;

·         Javier Sancho, responsável pela empresa Bjäland Technologies, que explicou o funcionamento técnico do AVA e a implementação como suporte para a aprendizagem da figura de um avatar que facilita a aprendizagem autorregulada (SRL) dos utilizadores;

·         Miriam Manrique, chefe de projetos europeus do OTRI-OTC da Universidade de Burgos, que relatou os aspectos administrativos e financeiros do projeto;

·         Natalia Muñoz Rujas, da Universidade de Burgos, que apresentou o Plano de Sustentabilidade;

·         Juan Antonio Valdivieso Burón, da Universidade de Valladolid, que apresentou o Plano de Qualidade e Ética;

·         Rebeca Cerezo Menéndez da Universidade de Oviedo, que apresentou o Plano de Avaliação;

·         Sandra Rodríguez Arribas que apresentou o desenvolvimento do site e a divulgação dos resultados nas redes sociais;

·         Nadia Theuma da Paragon Limited (Malta), que apresentou o Plano de Divulgação e Comunicação.

 

Por fim, o Dr. Sáiz-Manzanares expôs as linhas de continuidade do projeto (marcos e novas etapas). Além disso, participaram neste encontro Miguel Ángel Carbonero Martín, da Universidade de Valladolid, José Alberto Lencastre e Joana Casanova da Universidade do Minho, e Rocío Martínez da empresa Bjäland.

Ao longo deste primeiro ano de operação, a equipa tem destacado o elevado nível de empenho e coesão para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem, bem como os recursos tecnológicos implementados.

Além da interligação e coerência interdisciplinar dos trabalhos desenvolvidos neste momento, vale destacar:

- a versatilidade e usabilidade do site e do AVA, a qualidade científica e técnica dos materiais desenvolvidos;

-  exaustivo plano de avaliação proposto e a especificidade dos instrumentos que o acompanham;

- o alto nível de domínio da língua inglesa foi observado nos participantes.

A linha de continuidade imediata do projeto será a apresentação do site e do AVA, recursos de acesso aberto, que acontecerá durante os meses de outubro e novembro em diversos museus, prefeituras e fundações culturais (ex. Museu de Burgos, Museu Herreriano de Valladolid, Fundação Silos, Câmara Municipal de Oviedo, etc.).

Além disso, o AVA e os materiais nele implementados com a metodologia SRL serão avaliados em um projeto piloto que será realizado com a colaboração da ALUMNI Burgos em diferentes cursos de História da Arte. Para a realização desta avaliação, serão utilizadas técnicas de mineração de dados que permitirão uma proposta de aprendizagem personalizada para cada participante.

Fonte: nota de imprensa da Universidade de Burgos


Self Regulated Learning in SmartArt (SMARTART) - Descrição do projeto

Projeto focado na geração de novas formas de ensino de História da Arte por meio do uso de novas tecnologias.

A ideia será aplicar um software de eye-tracking que permitirá aos usuários registar a motivação e o padrão de aprendizagem dos usuários, com o qual diferentes perfis podem ser criados e o processo de aprendizagem adaptado às necessidades de cada pessoa.

A iniciativa busca, assim, "olhar" a arte com "outros olhos".

O projeto centra-se na concepção de uma sala de aula virtual para a aprendizagem destes conteúdos dirigida ao grupo de adultos. É proposta a geração de um ambiente virtual que integra ferramentas de aprendizagem autorreguladas, gerando um contexto personalizado no qual são utilizados diferentes recursos hipermídia (avatares, feedback automático, registros de padrões de aprendizagem, etc.). Para tal, serão utilizadas várias técnicas de tratamento e análise de dados, desde metodologias quantitativas, técnicas de inteligência artificial e mineração de dados, até métodos qualitativos (método misto).

O uso dessas ferramentas inovadoras para facilitar o ensino da História da Arte cria um ambiente virtual de aprendizagem no qual a divulgação do valor do patrimônio cultural é incentivada.

Seguindo a abordagem do recente Ano Europeu do Património Cultural (2018), o projeto está totalmente alinhado com as orientações da estratégia regional de investigação (RIS3 2014-2020), considerando que a divulgação à sociedade dos conteúdos relacionados com a história e a arte promove a valorização da identidade e da riqueza cultural da União Europeia.

Para atingir estes objetivos, será dada especial atenção à divulgação e transferência dos resultados para a sociedade, em consonância com os objetivos do Plano Estratégico de Investigação, Transferência de Conhecimento e Inovação da Universidade de Burgos 2019-2024.

Durante os próximos 3 anos (2019-2021), a equipe de pesquisa se concentrará no desenvolvimento de produtos intelectuais focados no desenvolvimento de guias metodológicos adaptados ao ambiente virtual de aprendizagem e aos diferentes padrões de aprendizagem de cada um dos alunos, com especial atenção à sua difusão. Para atingir este objetivo, a iniciativa desenhou uma sólida estratégia de transferência que incidirá na implementação da Smart Art em vários concelhos da província com a colaboração do Conselho Provincial de Burgos e também com o aval de várias entidades culturais. que estão comprometidos com os resultados desta transferência (Fundação Silos, Museu de Burgos, Alumni UBU ...).

Para consolidar esta abordagem, todos os produtos gerados ficarão disponíveis nos repositórios dos parceiros e nas páginas web das entidades culturais colaboradoras, promovendo um claro compromisso com a transferência de conhecimento para a sociedade. A Smart Art vai assim disseminar os valores do património artístico, histórico e cultural através de um novo olhar em que já está a trabalhar a equipa coordenada pela Universidade de Burgos.


captura2_25_2.png

escudo_color_2l_dcha_2.png  

um_2.jpg

escudo_uva2.png

bjaland-contacto-logo.png


​​




​​