25 anos - Licenciatura em Educação

​​​20 - 21 de maio ​d​​e 201​9​​​​​
Fotos-Portal-NEW-IE_abertura_FINAL_350Banner.png

25anos_LE_2.jpg Foto:  Nuno Gonçalves ©
Integrado na comemoração dos 25 Anos da Licenciatura em Educação, teve lugar nos dia 20 e 21 de maio o seminário intitulado "25 Anos da Licenciatura em Educação: Profissionalidades, Percursos, Práticas".

A Cerimónia de Abertura no dia 20 de maio contou com a abertura musical e a presença de Joaquim Pereira, Violino, aluno do Mestrado em Ensino de Música.
Seguiram-se as intervenção do Sr. Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, do Presidente do IE, José Augusto Pacheco, do Diretor da Licenciatura em Educação, Virgínio Sá e do Presidente do NEDUM, José Nuno Teixeira.​

25anos_LE_5.jpg Foto:  Nuno Gonçalves ©

A Conferência de Abertura intitulada "Licenciatura em Educação da UMinho, 25 anos depois: sobre a educação como profissão" foi proferida por Licínio Lima, do Instituto de Educação, Universidade do Minho, com moderação de Virgínio Sá.

25anos_LE_3.jpgFoto:  Nuno Gonçalves ©

25anos_LE_1.jpgFoto:  Nuno Gonçalves ©

O programa incluiu ainda duas mesas redondas - "Entrecruzar olhares: desafios à profissionalidade do Técnico Superior de Educação
com a presença de dois Deputados/as, uma representante do IEFP – Isabel Oliveira e da Segurança Social - Sílvia Soares, com moderação de Leonor Torres (IE - UMinho)
A segunda mesa redonda integrada no programa do dia 20,  intitulou-se  "Experiências em Projeto e Seminário", e contou com a presença de estudantes das 3 áreas de P&S:  Ana Rita Lopes (FGRH), Joana Lopes/Patrícia Barroso (DMFM) e Cristina Silva (EAIC). O​ debate  ​foi coordenado por Carlos Gomes, Isabel Viana  e Conceição Antunes, com moderação de José Luís Coelho da Silva

No dia 21 de maio, os trabalhos iniciaram com a apresentação da mesa redonda com o título – "Analisar o Passado/ Projetar o Futuro".
A organização convidou 3 ex- estudantes das 3 áreas (Joaquim Freitas, Elvira Raquel, Marta Lima)  e 3 Organizações/instituições - Câmara Municipal de Guimarães, Betweien, DST - moderadoração de Palmira Alves​.

A conferência de encerramento, intitulada "A Educação e a Escola- 'e agora José?'",  foi proferida por Laborinho Lúcio, com moderação do Presidente do IE, José Augusto Pacheco.​

25anos_LE_4.jpg Foto:  Nuno Gonçalves ©