Sílvia Correia Monteiro

​Sílvia Monteiro
   outubro de 20​19 | Ricardo Ribeiro

SM_foto1.jpgManuel Vilaça ©
Nascida em Par​is há 38 anos, licenciou-se em Psicologia em 2004, tendo-se apaixonado pela área da Educação ao longo do curso. Especializou-se em Psicologia da Educação em 2012, ano em que concluiu o seu Doutoramento pela Universidade do Minho..
Sílvia Monteiro é atualmente investigadora do Centro de Investigação em Educação, onde iniciou em 2014 um projeto de pós-doutoramento, sob orientação do Prof. Leandro Almeida (Universidade do Minho) e da Doutora Adela García-Aracil (Universidade Politécnica de Valência), na área da empregabilidade dos graduados. Desde a sua licenciatura, tem desenvolvido diversas atividades como psicóloga, formadora, docente e investigadora, em domínios relacionados com a Psicologia da Educação e Metodologias de Investigação Científica. É autora de diversos artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, capítulos de livros e comunicações em eventos científicos​.​

Quais os projetos em que te encontras envolvida?
Estou atualmente envolvida num projeto de investigação que visa identificar e compreender fatores de impacto na empregabilidade dos graduados da UM. Este tem como objetivo último contribuir para a promoção do futuro sucesso profissional​ dos estudantes, independentemente das potencialidades e vulnerabilidades individuais que marcam os percursos.
 Estamos a dar continuidade a este projeto, procurando adaptar e validar instrumentos que nos permitam captar um conjunto mais amplo de fatores potenciadores da empregabilidade, procurando com estes promover intervenções mais ajustadas às necessidades de cada realidade individual e contextual. Paralelamente, tenho estado envolvida em atividades de docência, que é algo que me tem dado muito prazer també​m, pela oportunidade de partilhar conhecimentos e de aprender, numa outra vertente. Acredito que a investigação e a docência são duas atividades que se complementam e que se reforçam mutuamente.​

SM_foto2.jpg  GCII - UMinho ©

O que mais te fascina nesses projetos?​
​Considero que, na nossa missão enquanto investigadores, é cada vez mais importante dar um contributo útil à sociedade, que precisa de ser mais justa e unida em torno das​ questões essenciais que a todos nos dizem respeito. Esta ideia tem sido progressivamente mais enfatizada pelas diretivas políticas nacionais e internacionais, e é algo que faz sentido também na minha perspetiva pessoal. Considero que na área da Educação temos um papel privilegiado nesse domínio, pelo seu potencial transformador da vida dos indivíduos e da​s soci​edades. Como dizia Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que pode usar para mudar o mundo.” E é sobretudo esse aspeto que mais me fascina e motiva continuamente.
SM_foto3.jpg GCII - UMinho ©
Enquanto professor​a e investigadora, que ideias poderias partilhar com sujeitos em formação, ideias que, no teu entender, são pertinentes para o futuro desses sujeitos?​
​O meu percurso tem sido marcado por trabalho, persistência e aprendizagens contínuas. Felizmente, tenho tido também bons modelos nesse sentido, nomeadamente, as pessoas que orientaram o me​u percurso. Se a minha experiência me permitir partilhar algo com colegas mais jovens será, por isso, a ideia da persistência e do esforço face àquilo que são as ambições pessoais de cada um. Para além disso, considero essencial que cada vez mais sejamos capazes de trabalhar em colaboração, intra e interdisciplinarmente. Não apenas é este um aspeto cada vez mais valorizado nas avaliações institucionais, como também ao nível dos mecanismos de financiamento. E é assim porque os problemas que hoje se colocam à sociedade são complexos e exigem esta capacidade de integrar e potencializar os conhecimentos de várias áreas e domínios específicos de investigação.

​B.D. (Bilhete Digital)​
Um livroSou apaixonada por livros infantis, por isso se tivesse que eleger um, seria sem dúvida nessa categoria. Focando na literatura para público adulto, tenho uma estranha inclinação para romances apocalípticos, como o Ensaio sobre a Cegueira.
Um f​ilmeGosto particularmente de filmes inspirados em factos históricos reais, pelo estímulo que nos criam à reflexão, como A vida é bela ou A Lista de Schindler.
Uma fi​gura – ​Admiro figuras que se fizeram marcar na História pela sua capacidade de revolução em contextos de marcadas faltas de oportunidades: Marie Curie e Martin Luther King são dois exemplos disso.
Banda FavoritaU2, pela qualidade e intemporalidade das suas músicas, mas também pelo seu carisma.
Passatempo – ​O predileto, é viajar e conhecer outras culturas. O mais frequente, pedalar ou caminhar em contacto com a natureza.
Um Sítio – ​Entre a serra e o mar, qualquer lugar pode ser “o sítio” memorável e inspirador, desde que o acolhamos com boas energias.
Especialidade CulináriaTendo bons ingredientes e boas motivações para cozinhar, especializo-me no que for necessário.
Um momento – O nascimento dos meus dois filhos.
Inspiração – ​Os meus filhos são a minha mais profunda inspiração diária.​