IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança

​​22 a 25 de agosto de 2018​​​​​
Fotos-Portal-NEW-IE_abertura_FINAL_350_b.png
O IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, realizado na P​UC  em Goiás e na Faculdade de ed​​uca​ção ​da Uni​versidade Federal de Goiânia, Brasil , teve como objetivo a ampliação dos debates sobre os direitos das crianças em Portugal e no Brasil. ​
Simposio_EC_NEWS_foto3.png

Durante 4 dias o IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança reuniu cerca de 800 investigadores, oriundos de linhas estudos e pesquisa de base interdisciplinar, de forma a mostrar os resultados dos processos de construção de conhecimento gerados nos diálogos entre a Sociologia, a Educação, Psicologia, Geografia, a História da Infância, as Artes, o Direito, as Ciências Políticas, bem como outras Ciências Humanas e Sociais.

No âmbito do evento foi, também, organizado o I Simpósio Luso-Brasileiro das Crianças, o qual permitiu colocar em prática a vivência de uma ação participativa, democrática e colegiada em que as próprias crianças ocuparam um lugar para poderem dizer o que pensam e querem sobre seus direitos.

Das intensas dinâmicas de troca de conhecimento ao longo dos 4 dias resultou um documento, ainda em elaboração, que foi designado de Carta de Goiânia, que expressará as principais reflexões resultantes do evento, com o objetivo de influenciar na definição, construção e implementação de políticas públicas para a infância.
Simposio_EC_NEWS_foto1.png
"Cerca de 7.500 pessoas participaram dos quatro dias de programação do IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, encerrado na noite desta sexta-feira, 24, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás. O último dia de encontro em Goiânia foi marcado pela reflexão sobre os retrocessos para os direitos da criança e ações de resistência e de esperança para enfrentá-los. Pesquisadores brasileiros e portugueses da Universidade do Minho (Portugal) responsáveis pela organização do evento também comem​oraram o crescimento do simpósio e o avanço nas discussões, pautas pelo tema Por uma luta sem fronteiras na defesa dos direitos das crianças." (fonte: PUC Notícias)
Simposio_EC_NEWS_foto2.png "Só na abertura, recebida pelo Centro de Convenções PUC, estiveram 1.000 professores da rede pública de Goiás. A comissão científica que selecionou os trabalhos apresentados contou com a colaboração de 160 integrantes. Nos quatro dias de simpósio, foram 347 apresentações de comunicação com 78 mediadores assistidas por um público de 1.660 pessoas. Já as sessões de cinema reuniram 140 espectadores." (fonte: PUC Notícias)
Simposio_EC_NEWS_foto6.png
"A conferência de encerramento do simpósio refletiu a respeito da luta em defesa das crianças no contexto atual, de retrocessos de direitos.  Diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) da PUC-Rio, a Profª. Irene Rizzini – referência mundial nos estudos sobre criança – salientou que o movimento pelos direitos das crianças “é uma defesa de todos nós”."​  (fonte: PUC Notícias)

"Em balanço, os organizadores refletiram sobre o histórico do simpósio e as discussões realizadas em sua quarta edição. “Continuamos a tratar daquilo que nos incomoda, [o evento] nos ajudou a pensar saídas”, ​ponderou a profa. Leni Vieira Dorneles, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)."
 (fonte: PUC Notícias)​
Simposio_EC_NEWS_foto5.png

Comissão Organizadora Internacional
Prof. Dr. Manuel Jacinto Sarmento Pereira – UMINHO Profa. Dra. Natália Fernandes – UMINHO Profa. Dra. Leni Vieira Dorneles – UFGRS

Comissão Organizadora Local:
Profa. Dra. Glacy de Queirós Roure – PUC Goiás Profa. Dra. Ivone Garcia Barbosa – UFG Profa. Dra. Luiza Pereira Monteiro – UEG Prof. Dr. Marcos Antônio Soares – UFG Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira – PUC Goiás Profa. Dra. Sônia Margarida Gomes Sousa – PUC Goiás ​

O IV Simpósio pretende ser um marco na luta pelos direitos das crianças portuguesas e brasileiras.

​​​​
Mais informação sobre o evento:

Programa​​