As atividades foram preparadas e programadas para um público específico, jovens alunos a partir dos 14 anos a frequentarem o Ensino Secundário, com interesse por temáticas relacionadas com a educação e formação. Estas atividades foram desenvolvidas individualmente ou em grupo e com recurso aos laboratórios, serviços e docentes/investigadores do Instituto de Educação.
Os participantes foram estimulados e acompanhados por uma equipa de docentes do IE na conceção, desenvolvimento e apresentação de um projeto tão original quanto possível no tempo disponível.
O projeto apresentado pelos partipantes, consistiu na criação de um vídeo intitulado "Desenvolvendo Potencialidades". A intervenção junto de jovens-adultos com NEE e estudantes do ensino superior, o recurso à dança, ao movimento e animação teatral, origina um documento-vídeo que procura demonstrar as virtudes e vantagens do relaxamento e movimento artítico, musical, com benefícios nos processos de aprendizagem e desenvolvimento de novas competências.
Referência para a equipa de professores que acompanhou os partipantes: António Osório, Daniela Silva, José António Brandão, Judite Cruz e José António Afonso (IE UMinho), Marlaina Roriz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - Brasil), e as monitoras Araci Silva e Catarina Carvalho. Participação, apoio na logística e suporte técnico de, Vinícius Fachinetti, Aliine Oliveira, Luísa Azevedo, Sigrun Peil e Ricardo Ribeiro.
Agradecimento à APPACDM - Gualtar (Braga) pelo acolhimento e abertura para a realização das atividades e recolha de imagens.
O grupo de participantes na edição deste ano foi constituído pela Ana Sofia Miranda, (Escola Secundária Alberto Sampaio - Braga), Beatriz Oliveira de Matos (Escola Secundária de Monserrate - Viana do Castelo), Vanessa Ferreira (Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil) e Gisele Petrina (Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil), Luísa Azevedo, Sigrun Peil, Marlaina Rori, Daniela Silva e Aliine Oliveira.

O Verão no Campus decorre, em Braga e Guimarães, e pretende ser, não só um espaço de aprendizagem para jovens alunos do ensino secundário, mas também fomentar o espírito de trabalho em equipa, e laços de amizade e confiança mútua, através das diversas atividades pedagógicas, lúdicas e culturais levadas a cabo em ambiente universitário.
Os estudantes terão ainda uma oportunidade diferente de conhecer as cidades de Braga e Guimarães, de conviver com colegas de diferentes regiões geográficas e de aprenderem enquanto se divertem a experimentar as ações científicas, culturais e desportivas propostas.