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 Detalhe do evento

XIV Curso de Verão, Remar contra as desigualdades em Educação: práticas, vozes, percursos Voltar

11/07/2019 - 13/07/2019    Instituto de Educação - Universidade do Minho
Durante os próximos dias 11 a 13 de Julho tem lugar o XIV Curso de Verão, REMAR CONTRA AS DESIGUALDADES EM EDUCAÇÃO: PRÁTICAS, VOZES, PERCURSOS, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Projeto ‘EduPlaces/Locais Educadores: Práticas, Vozes, Percursos de Educação Inclusiva’ do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Inscrições até 4 de julho 2019. Consultar folheto para mais informações.
A equipa docente é constituída por investigadores de quatros centros de investigação de quatro universidades portuguesas: Carlos Alberto Gomes (coord.), Almerindo Afonso, Emília Vilarinho, Joana Lúcio, José Palhares e Manuel António Silva (CIEd/UMinho), Rosanna Barros (CIEO/UAlg), Raquel Rodrigues e Tiago Neves (CIIE/FPCEUP), Armando Loureiro (CIIE/UTAD), Isabel Costa, Marta Rodrigues (CETRAD/UTAD).

O sistema educativo português tem percorrido caminhos de democratização cuja compreensão passa pela análise de uma das manifestações mais expressivas dessa construção: a universalização da participação na aprendizagem e na escola e a progressão da igualdade de resultados dessa participação.
Debater práticas que efetivam esses caminhos é contribuir para um conhecimento relevante e útil para a ação dos profissionais nos contextos educativos. O Curso de Verão Remar contra as desigualdades em educação propõe aos participantes: analisar Práticas socioeducativas orientadas para superar barreiras à participação na aprendizagem e na escola; compreender que condições, processos e fatores contribuem para superar essas barreiras, nas perspetivas dos sujeitos envolvidos ― responsáveis, jovens, técnicos e professores, famílias; analisar em que dimensões as práticas em estudo integram dinâmicas próximas de comunidades de aprendizagem e de práticas; apreender como perspetivam os jovens os seus projetos e oportunidades de vida, entre escola, família e comunidades; elucidar fatores e processos envolvidos na construção de percursos académicos bem-sucedidos de jovens envolvidos nas práticas em estudo, segundo os próprios sujeitos.

Esta iniciativa é particularmente dirigida a diretores, gestores intermédios, professores e educadores de escolas e/ou agrupamentos de escolas, técnicos de educação, técnicos de serviço social, dirigentes e técnicos da administração local, animadores socioculturais, pais e encarregados de educação, gestores de formação, membros de órgãos autárquicos, de associações de pais, formadores, outros profissionais de educação escolar e não-escolar.

Secretaria do Departamento de Ciências Sociais da Educação
Instituto de Educação - Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710 - 057 Braga
Endereço eletrónico: calexandra@ie.uminho.pt

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