11/07/2019 - 13/07/2019
Instituto de Educação - Universidade do Minho
Durante os próximos dias 11 a 13 de Julho tem lugar o XIV Curso de Verão, REMAR CONTRA AS DESIGUALDADES EM EDUCAÇÃO: PRÁTICAS, VOZES, PERCURSOS, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Projeto ‘EduPlaces/Locais Educadores: Práticas, Vozes, Percursos de Educação Inclusiva’ do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Inscrições até 4 de julho 2019. Consultar folheto para mais informações.
A equipa docente é constituída
por investigadores de quatros centros de investigação de quatro universidades
portuguesas: Carlos Alberto Gomes
(coord.), Almerindo Afonso, Emília Vilarinho,
Joana Lúcio, José Palhares e Manuel
António Silva (CIEd/UMinho), Rosanna
Barros (CIEO/UAlg), Raquel Rodrigues
e Tiago Neves (CIIE/FPCEUP), Armando Loureiro (CIIE/UTAD), Isabel Costa, Marta Rodrigues (CETRAD/UTAD).
O sistema educativo português tem
percorrido caminhos de democratização cuja compreensão passa pela análise de
uma das manifestações mais expressivas dessa construção: a universalização da
participação na aprendizagem e na escola e a progressão da igualdade de
resultados dessa participação.
Debater práticas que efetivam esses caminhos é
contribuir para um conhecimento relevante e útil para a ação dos profissionais
nos contextos educativos.
O Curso de Verão Remar contra as desigualdades em educação
propõe aos participantes: analisar Práticas socioeducativas orientadas para
superar barreiras à participação na aprendizagem e na escola; compreender que
condições, processos e fatores contribuem para superar essas barreiras, nas
perspetivas dos sujeitos envolvidos ― responsáveis, jovens, técnicos e
professores, famílias; analisar em que dimensões as práticas em estudo integram
dinâmicas próximas de comunidades de aprendizagem e de práticas; apreender como
perspetivam os jovens os seus projetos e oportunidades de vida, entre escola,
família e comunidades; elucidar fatores e processos envolvidos na construção de
percursos académicos bem-sucedidos de jovens envolvidos nas práticas em estudo,
segundo os próprios sujeitos.
Esta
iniciativa é particularmente dirigida a diretores, gestores intermédios, professores
e educadores de escolas e/ou agrupamentos de escolas, técnicos de educação, técnicos
de serviço social, dirigentes e técnicos da administração local, animadores
socioculturais, pais e encarregados de educação, gestores de formação, membros
de órgãos autárquicos, de associações de pais, formadores, outros profissionais
de educação escolar e não-escolar.
Secretaria do Departamento de Ciências Sociais da Educação
Instituto de Educação - Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710 - 057 Braga
Endereço eletrónico: calexandra@ie.uminho.pt