Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Detalhe do evento

5º CISES - Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: interação, interdependência e interseccionalidade Voltar

28/11/2019 - 30/11/2019    Instituto de Educação | Universidade do Minho
Será a 5ª edição do Congresso de uma sequência que se realiza, alternada e bianualmente, em Portugal e no Brasil, nas instituições que alojam um grupo de investigadores/as que trabalham colaborativamente em investigação sobre Sexualidade e Educação Sexual e que constituem a rede responsável por esta iniciativa: Universidade de Lisboa (UL), Universidade de Aveiro (UA), Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Universidade do Minho (UM), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Submissão de resumos até 6 de setembro de 2019.
O Instituto de Educação e o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho realizarão, de 28 a 30 de novembro de 2019, o 5º Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Interação, Interdependência e Interseccionalidade.

A finalidade que unifica a realização destes Congressos é o estudo da Sexualidade como tema interdisciplinar que se desdobra em várias áreas de investigação e intervenção, entre elas a Educação Sexual. Neste quadro, o V Congresso centra-se num tema que reflete uma das principais controvérsias atuais na sexualidade e educação sexual, ao assumir com preocupação central (re)pensar as formas de conceitualizar, trabalhar e investigar a Interação, Interdependência e Interseccionalidade das relações sociais nesta área.

O programa do Congresso inclui conferências plenárias, mesas redondas, sessões de pósteres e sessões paralelas de comunicação de trabalhos de investigação e/ou relatos de práticas.

As línguas oficias do congresso são o Português e o Inglês, apesar de também se aceitar a submissão de trabalhos em Espanhol. Sempre que possível, as apresentações de trabalhos nas sessões paralelas terão em consideração a língua em que foram submetidos.

Datas Importantes

30 de Abril

Abertura da submissão de resumos

6 de Setembro

Data limite da submissão de resumos

13 de Setembro

Notificação dos resultados de aceitação das submissões. Será elaborado um livro de resumos e programa com ISBN. A partir desta data os participantes poderão submeter os seus textos completos. Todos os textos aceites pelos revisores serão publicados no Livro de Atas. Os melhores textos serão publicados num eBook.

20 de Setembro

Data limite para submissão do texto completo.
Fim da 1ª fase de inscrições com valor reduzido.

30 de Outubro

Notificação da aceitação do texto completo para Atas ou eBook.


TEMAS
A - Sexualidade, Saúde e Direitos Humanos
B - Sexualidade, Género, Diversidade e Inclusão
C - Corpo, Erotismo e Sexualidade
D - Investigação e Práticas em Sexualidade e Educação Sexual
E - Sexualidade, Género e Media
F - Sexualidade, Educação Sexual e Formação de Professores/as
G - Políticas Públicas em Sexualidade e Educação Sexual

Os/As Destinatários/as são Investigadores/as, Profissionais de Educação (Educadores/as de Infância, Professores/as dos 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino Superior), Profissionais de Saúde, Estudantes a frequentarem Cursos de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos nos domínios da Educação, Sexualidade e Saúde, Psicólogos/as, Sociólogos/as, entre outros.
  • Submissão de Trabalhos
    Serão aceites comunicações orais (de trabalhos de investigação ou de relatos de práticas) e pósteres. A submissão de trabalhos será feita exclusivamente através da plataforma EasyChair, a qual poderá aceder clicando AQUI.
    Todos os resumos deverão estar diretamente relacionados com os tópicos do Congresso. Os resumos deverão ser submetidos em duas línguas: Português OU Espanhol E Inglês. Para saber mais sobre todas as regras de submissão, clique AQUI.
  • Inscrição On-Line
    Quer participe apresentando trabalho ou não, deverá proceder ao registo da sua inscrição. Após a informação sobre a ceitação do seu trabalho deverá formalizar a inscrição através do formulário de inscrição on-line, ao qual poderá aceder clicando AQUI. «ABRE A 13 DE SETEMBRO»
  • Pagamentos
    O pagamento das inscrições deve ser feito através de transferência bancária.
    Para participantes no estrangeiro, excecionalmente, poderá ser utilizado um sistema como o Transferwise. Nestes casos deverá ser solicitada autorização prévia. Para este efeito, contacte a organização através do email do evento.
    Para informações sobre todas as regras de pagamento, faça clique AQUI.




  • Secretariado
    Alexandre Rocha
    Universidade do Minho – Instituto de Educação
    Campus de Gualtar – 4710-057 Braga, Portugal
    Telefone: (+351) 253 60 12 12
    e-mail: 5cises@ie.uminho.pt
    Logo