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Detalhe do evento

Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular Voltar

sexta-feira, 09/10/2020    Sala de Atos do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 9 de outubro de 2020 (sexta-feira), pelas 14h30, por videoconferência, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, requeridas pelo Mestre Alfredo Balduíno Santos.
Título da Dissertação: "A curricularização da extensão universitária a partir do plano nacional de educação do Brasil: dificuldades e possibilidades”.
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação):
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92381736844
ID da reunião: 923 8173 6844
Composição do Júri:
Presidente: Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (em representação do Senhor Reitor da Universidade do Minho);

Vogais:
Doutora Maria Assunção Flores Fernandes, Professora Associada com Agregação do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;


Doutora Ana Paula Caetano, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;

Doutor Rui Eduardo Trindade Fernandes, Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto;

Doutora Ana Maria Carneiro da Costa e Silva, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora);

Doutora Isabel Maria Torre Carvalho Viana, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Ana Inês Sousa, Professora Titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumo da tese: Esta tese objetivou analisar como as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil têm percebido e implementado as diretrizes da extensão universitária no que se refere à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo em vista a curricularização da extensão universitária, conforme preconizado no Plano Nacional de Educação (PNE), para o decênio 2014-2024. Os principais objetivos da pesquisa foram os seguintes: i) compreender as práticas da extensão universitária no processo de curricularização; ii) identificar as políticas públicas voltadas para a extensão universitária referente à curricularização; iii) verificar como as IES estão se organizando para a curricularização da extensão universitária e quais são estas instituições; compreender como as IES que ainda não estão se organizando para cumprir com o preconizado no PNE, presumem fazê-lo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com estudo de caso múltiplo junto de dezanove IES públicas de quatro regiões do Brasil. Para a recolha de dados recorreu-se à utilização de várias técnicas, nomeadamente: ao inquérito por questionário, à pesquisa e análise documental e à entrevista semiestruturada, cumprindo com a exigência ética para pesquisas que envolvem seres humanos, e com a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nº 2.428.815. Para tratarmos as políticas educacionais, políticas da extensão universitária no Brasil, currículo, curricularização e creditação, recorremos a parcerias teóricas como: Gentili (1996), Freire (1996), Pimenta, (1999), Nogueira (2000), Saviani (2014), Bobbitt (2004), Goodson (1995, 2001), Nòvoa (2002), Pacheco (2002, 2005, 2014), Silva (2009), Souza Santos (2010), Sacristán (2013), Gadotti (2017). Ainda, a Constituição do Brasil (1988), LDB (1996), PNE (2014), FORPROEX (1987, 2012), os Planos Estaduais de Educação (PEE), os Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI), bem como os Projetos Pedagógicos Institucionais (PPI) dos Estados e Instituições de Ensino Superior (IES). Para a análise do conteúdo manifesto, nos utilizamos da análise temática através do programa NVivo 12 Plus. Os resultados da pesquisa indicam que a extensão nas reformas universitárias deverá se apresentar com um novo papel sendo contemplada também nos currículos dos cursos de graduação, se estabelecendo como uma opção de enfrentamento dos problemas do capitalismo global, atuando na construção da democracia, contra a exclusão social, na defesa do meio ambiente e a favor da diversidade e pluralidade cultural.
O estudo permitiu também identificar possibilidades e dificuldades para a implementação da creditação, considerando a flexibilização curricular e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


Palavras chave
: Creditação e Curricularização, Currículo, Extensão Universitária, Flexibilização Curricular, Plano Nacional de Educação Curricular, Plano Nacional de Educação.

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