Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página.
Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
Ativar Animações
Instituto
Apresentação
Boas-Vindas
Missão
Órgãos do Instituto
Presidência
Garantia Interna da Qualidade
Recursos Humanos
Docentes
Não Docentes
Serviços - Contactos
Biblioteca
Documentos Institucionais
Eleições
Centro de Competência TIC
Departamentos
Ciências Sociais da Educação
Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão
Psicologia da Educação e Educação Especial
Teoria da Educação e Educação Artística e Física
Ensino
Licenciaturas
Mestrados
Doutoramentos
Curso de Formação Especializada
Aliança de Pós-Graduação
Secretariado - Apoio Pedagógico
Calendário Escolar
Calendário de Exames
Horários
Unidades Curriculares Isoladas
Núcleos de Estudantes
Vida nos Campi
Formatação de Teses
Teses e Dissertações
Reconhecimento de Graus e Diplomas Estrangeiros
Investigação
Centro de Investigação em Educação
Centro de Investigação em Estudos da Criança
Publicações
Eventos
Projetos
Sociedade
Gabinete de Interação com a Sociedade
Internacionalização
Mobilidade Erasmus
Cursos não conferentes de Grau
Doutoramento Europeu e Doutoramento Cotutela
Eventos
Pesquisa
Notícias
Provas Académicas
Newsletter
Instituto
Apresentação
Boas-Vindas
Missão
Órgãos do Instituto
Presidência
Garantia Interna da Qualidade
Recursos Humanos
 
Docentes
Não Docentes
Serviços - Contactos
Biblioteca
Documentos Institucionais
Eleições
Centro de Competência TIC
Departamentos
Ciências Sociais da Educação
Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa
Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão
Psicologia da Educação e Educação Especial
Teoria da Educação e Educação Artística e Física
Ensino
Licenciaturas
Mestrados
Doutoramentos
Curso de Formação Especializada
Aliança de Pós-Graduação
Secretariado - Apoio Pedagógico
Calendário Escolar
Calendário de Exames
Horários
Unidades Curriculares Isoladas
Núcleos de Estudantes
Vida nos Campi
Formatação de Teses
Teses e Dissertações
Reconhecimento de Graus e Diplomas Estrangeiros
Investigação
Centro de Investigação em Educação
Centro de Investigação em Estudos da Criança
Publicações
Eventos
Projetos
Sociedade
Gabinete de Interação com a Sociedade
Internacionalização
Mobilidade Erasmus
Estágio Científico Avançado e Formação de Pós-Doutoramento
Doutoramento Europeu e Doutoramento Cotutela
Eventos
Pesquisa
Notícias
Provas Académicas
Newsletter
EN
PT
SEMINÁRIO / JORNADAS ADMEE 2016 - APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DOCENTE: QUE PAPEL PARA A OBSERVAÇÃO DE AULAS?
Voltar
sábado, 08/10/2016
Auditório do Centro Multimédia - Instituto de Educação da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
O propósito central deste seminário é refletir – com investigadores e com práticos - sobre o papel da observação de aulas no que respeita à reflexão sobre e na ação através de dispositivos que permitem elevar o grau de compreensão sobre os problemas e a capacidade de encontrar soluções mais eficazes para o processo de ensino e aprendizagem.
A escola atual é, cada vez mais, confrontada com uma tal complexidade de problemas que o trabalho docente (sobretudo em sala de aula) exige o desenvolvimento e consolidação de práticas de aprendizagem profissional que contribuam para uma regulação mais eficaz e mais inteligente dos processos de ensino e aprendizagem.
Não obstante, a literatura tem vindo a sublinhar a prevalência de práticas de trabalho isoladas, individualistas e rotineiras, cuja principal consequência é a diminuição da capacidade de avaliar de um modo competente os problemas, o que se reflete, por sua vez, na dificuldade de encontrar soluções inovadoras, eficazes e coletivamente sustentadas.
Como estratégia de aprendizagem profissional, a observação de aulas tem mostrado, quer do ponto de vista da investigação, quer do ponto de vistas das práticas, uma elevada potencialidade para mudar as formas de trabalhar entre os professores em contextos de supervisão, colaboração e avaliação.
INSCRIÇÕES
Até 1 de outubro
Sócios ADMEE - gratuito
Estudantes Ensino Superior - 10 euros
Público em geral - 12 euros
Depois de 1 de outubro
Sócios ADMEE - 5 euros
Estudantes Ensino Superior 12 euros
Público em geral - 15 euros
* A inscrição inclui a oferta do livro
A Educação que Vem. Entre a Performatividade e a Esperança
, da autoria de Eusébio André Machado (White Books).
Modo de Pagamento
TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
Caixa Geral de Depósitos
NIB:
0035.0171.00167322630.15
IBAN:
PT500035.0171.00167322630.15
Após ter efetuado a transferência bancária, envie por e-mail (eacm.estp@gmail.com
), o comprovativo do pagamento.
Inscrições limitadas a 150 participantes.
Clique no seguinte link para proceder à inscrição:
https://drive.google.com/open?id=107XFKiWBKxKNoC99Wfh7103QRSuWUorkvYs9Q-4GYbA
Programa
9:00 –
Abertura
Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa - Professor
José Carlos Morgado
Diretora do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão - Professora Laurinda Leite
Coordenadora da Comissão Organizadora do evento – Professora Palmira Alves
9:15 –
Conferência: A observação de aulas em contexto de supervisão
Flávia Vieira e Maria Alfredo Moreira (Universidade do Minho)
Moderação: Marta Abelha (Universidade Portucalense)
10:15 –
Painel: Práticas de observação de aulas em contextos de avaliação, supervisão e colaboração
Joana Almeida, Sónia Novo e Óscar Gomes (Agrupamento de Escolas Serpa Pinto - Cinfães)
Helena Costa, João Paulo Rodrigues, Filipe Machado (Agrupamento de Escolas de Sande)
Paulo Reis (Agrupamento de Escolas Sá de Miranda)
Coordenação: Eusébio André Machado (Universidade Portucalense)
11:30
Coffee-Break
11:45
Apresentação do livro
A educação que vem. Entre a performatividade e a esperança
, de Eusébio André Machado
(White Books)
12:00
Conferência: Aprendizagem profissional docente: observação de aulas - porquê, como e para quê?
Maria Palmira Alves (Universidade do Minho) e Eusébio André Machado (Universidade Portucalense)
Moderação: Maria Alfredo Moreira
13:00
Encerramento
Organização:
Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa (DECTE) – IE/UMinho Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão (DEILDS) – IE/UMinho
Comissão Organizadora
Maria Palmira Alves – Universidade do Minho
Eusébio André Machado – Universidade Portucalense
Flávia Vieira – Universidade do Minho
Apoios:
Instituto de Educação (Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa | Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão)
Universidade Portucalense (Departamento de Psicologia e Educação)
De Facto Editores
Mais informações e contactos
palves@ie.uminho.pt
eacm.est@gmail.com
Partilhar
×