Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

V Seminário de Educação Histórica Voltar

26/04/2019 - 28/04/2019    Auditório Multimédia do Instituto de Educação | Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
O Instituto de Educação da UMinho promove de 26 a 28 de abril o V Seminário de Educação Histórica, subordinado ao tema "A Educação Histórica, resposta(s) aos desafio(s) atuais – o Perfil do Aluno e as Aprendizagens Essenciais". Inscrições até 24 de abril 2019.
Fichas de Inscrição (descarregar no fundo desta página)

Este evento tem como objetivo, ao longo de dois dias, refletir sobre questões de ensino e aprendizagem da História desde os primeiros anos de escolaridade até ao 3.º Ciclo e Secundário, a articulação entre investigação e ensino, e debater sobre os desafios atuais em torno do perfil do aluno, as aprendizagens essenciais e a avaliação.

Neste Seminário procurar-se-á divulgar alguns estudos e experiências em sala de aula, bem como refletir sobre a investigação realizada em Educação Histórica, a nível nacional e internacional.

O Seminário destina-se a professores de História e investigadores em ensino de História, doutores, doutorandos, alunos de Mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo e Secundário, alunos do Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º e 2.º CEB (Português e História), alunos de licenciatura em História e em Educação Básica, e a todos os interessados nesta área de investigação e docência. Seminário acreditado como Ação de Formação, na modalidade de Seminário, pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), com 16 horas – 0,6 créditos – para docentes dos grupos 110, 200 e 400.


Programa

26 de abril – Instituto de Educação
14:00 - 15:00 Receção dos participantes / Introdução à Ação de Formação-Seminário
15:00 - 15:30 Abertura formal
15:30 - 16:15 Conferência de abertura, “Aprender a pensar historicamente: Ideias essenciais" - Prof. Doutora Isabel Barca (CITCEM, FLUP)
16:15 - 16:45 Intervalo
16:15 - 17:15 Mesa Redonda- Formação de professores, Aprendizagens Essenciais e Avaliação
(Moderadora: Prof. Doutora Olga Magalhães)
Prof. Doutor Luís Grosso (FLUP);
Prof. Doutora Olga Magalhães (UÉvora);
Doutora Mariana Lagarto (CITCEM, Porto);
Mestre Regina Parente (Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Barcelos)
17:15 - 18:30 1.º Painel- Educação Histórica em contextos diversos
(Moderadora: Doutora Helena Pinto)
-"Representações da cidade do Porto: ideias sobre interculturalidade numa turma de alunos do 9º ano"- Cristiano Nicolini (UFSM/U. Porto);
Isabel Barca (CITCEM, FLUP) e Jorge Luiz da Cunha (UFSM).
-"Leituras históricas de fontes patrimoniais em ambientes de digital-learning"- Alexandre Pereira (Mestre, UMinho)
- “A exploração do património histórico local com recurso a podcast: um estudo com alunos do 1.º ciclo” - Érica Almeida (Mestre, UMinho)
- “Património azulejar: contributos para o currículo em contexto”- Gisela Nunes (Mestre, UMinho).
-"A aplicação de tecnologias digitais no ensino da História: uma visita de estudo virtual versus in loco com alunos do 1.º Ciclo"- João Pinheiro (Mestre, UMinho)
18:30 - 19:00 - Reflexão no âmbito da Ação de formação
(Apenas para os participantes na Ação de Formação acreditada)


Dia 27 de abril - Instituto de Educação
09:30 - 10:15- Conferência “Interpretations of History - challenges and opportunities” - Prof. Doutor Arthur Chapman (Institute of Education, Londres, UK)
10:15 - 11:15 - Mesa Redonda- Investigação sobre o pensamento histórico nos primeiros anos de escolaridade
(Moderadora: Prof. Doutora Glória Solé)
Prof. Doutora Glória Solé (CIEd, UMinho); Prof. Doutora Cristina Maia (CITCEM, ESE Porto); Doutor Gonçalo Marques (ESE-IPVC); Prof. Doutora Raquel Sanchéz (UMúrcia, Espanha); Doutora Ana Isabel Moreira (CITCEM, FLUP)
11:15 - 11:30 Intervalo
11:30 - 12:45- 2º Painel- Educação Histórica nos primeiros anos de escolaridade
(Moderadora: Prof. Doutora Glória Solé)
-“O conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1.° ano do Ensino Básico a partir da exploração de fontes visuais e objetuais”- Flávia Moreira (Mestre, UMinho)
-"A História e Geografia de Portugal nas asas das lendas e dos mitos" Ricardo Pereira (Mestre, UMinho)
- “A compreensão do conceito de tempo e de tempo histórico em articulação com a Matemática no 1º ciclo” Ana João Oliveira (Mestre, UMinho)
-"A compreensão do tempo na aprendizagem da História no 2.º CEB" Anabela Costa (Mestre, UMinho)
12:45 - 14.30 - Intervalo para almoço
14:30 - 15:30 Mesa redonda- Investigação em Educação Histórica acerca de ideias de alunos e professores
(Moderadora: Doutora Marília Gago)
Prof. Doutor Luís Alberto Alves (CITCEM, FLUP), Doutora Marília Gago (UMinho), Doutora Helena Pinto (CITCEM, Porto), Mestre Paula Dias (Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso)
15:30 - 16:45 3.º Painel- Educação Histórica em sala de aula
(Moderadora: Mestre Alice Costa)
“A mudança em História – uma abordagem em sala de aula”- Paula Marinho (Mestre, Colégio de Amorim)
A compreensão da mudança através da exploração de genealogias”- Clara Ramos (Mestre, UMinho)
“A Litografia revolucionária e contrarevolucionária (1807-1824) na construção do conhecimento histórico dos alunos”- Pedro Miguel Silva (Mestre, UMinho)
“As concepções tácitas e históricas sobre conflitualidade política - um estudo com alunos do Ensino Secundário” - José Rafael Soares (Mestre, UMinho)
16:45 - 17:15- Intervalo
17:15 - 18:00 Conferência de encerramento, “A aprendizagem histórica a partir de vídeos de história no youtube” - Prof. Doutor Marcelo Fronza (UFMT, Cuiabá, Brasil)
18:00 - 19:00 - Encerramento
Reflexão final / Avaliação da Ação de Formação-Seminário
(Apenas para os participantes na Ação de Formação acreditada)


Dia 28 de abril
10:00 - 13:00 Visita Cultural ao centro histórico de Braga- À descoberta de Braga Medieval e Barroca (orientada pela Prof. Doutora Glória Solé).
Observação: apenas obrigatório para os inscritos na modalidade 2

Comissão Científica
Glória Solé (CIEd, Universidade do Minho)
Marília Gago (CITCEM, Universidade do Minho)
Isabel Barca (CITCEM, Universidade do Porto)
Luís Alberto Alves (CITCEM, Universidade do Porto)
Helena Pinto (CITCEM, Universidade do Porto)
Mariana Lagarto (CITCEM, Universidade do Porto)
Luís Grosso (Universidade do Porto)
Olga Magalhães (Universidade de Évora)
Cristina Maia (CITCEM, Instituto Politécnico do Porto)
Gonçalo Maia Marques (CITCEM, Instituto Politécnico de Viana do Castelo)
Ana Isabel Moreira (CITCEM, Universidade do Porto)
Sara Trindade (Universidade de Coimbra)
Marcelo Fronza (Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil)
Maria Auxiliadora Schmidt (Universidade Federal do Paraná, Brasil)
Marlene Cainelli (Universidade Federal de Londrina, Brasil)
Pedro Miralles (Universidade de Múrcia, Espanha)
Concha Fuentes (Universidade de Barcelona, Espanha)
Ramon Lopez Facal (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha)
Artur Chapman (Instituto de Educação, Reino Unido)

Organização:
Prof. Doutora Glória Solé
Doutora Marília Gago

Contactos:
Doutora Glória Solé: gsole@ie.uminho.pt

Apoios:

Apoios
Logo
Apoios