A presença da Inteligência Artificial nos ambientes de aprendizagem e sua ubiquidade crescente em todas as esferas da nossa vida proporcionam um contexto de ecossistemas de aprendizagem cada vez mais ricos e diversificados e também mais sujeitos a desafios e tensões. A automatização de tarefas de gestão, os processos de avaliação, a oferta de conteúdos personalizados e de tutoria e feedback, os ambientes de aprendizagem com múltiplas alternativas de interação virtual são, entre outros, realidades que urge debater amplamente.
A Challenges mantém o espírito de comunidade de partilha entre investigadores, professores e estudantes num sentido de debate e aprendizagem conjunta. Assim, esperamos acentuar a discussão em torno de 3 eixos organizadores das sessões de apresentação de trabalhos.
Eixo I – Tecnologias, aplicações e sistemas emergentes
Este eixo reúne os contributos que visam discutir a inovação no domínio das tecnologias digitais, com ênfase na Inteligência Artificial, nas suas múltiplas vertentes e dimensões e na sua articulação no horizonte de desenvolvimento das dimensões formal, informal e não-formal do ensino, da formação e da aprendizagem. Dá especial cobertura aos processos de ensino e aprendizagem, às tecnologias, aplicações e sistemas emergentes do avanço tecnológico e da inovação científico-pedagógica.
Eixo II – Recursos, práticas, currículo e políticas
Este eixo integra os contributos em torno da problemática da inovação curricular e pedagógica articulada com as tecnologias digitais e potencializada pela dimensão da Inteligência Artificial, no sentido do desenvolvimento do currículo nos diferentes contextos e ambientes de aprendizagem. Abrange a aprendizagem ao longo da vida, a aprendizagem ubíqua e os ambientes e espaços flexíveis de aprendizagem que buscam adequação e eficácia na preparação de competências para o nosso tempo.
Eixo III – Ética, gestão, financiamento, investigação e avaliação