Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

CHALLENGES 2019 Voltar

13/05/2019 - 15/05/2019    Campus Universitário de Gualtar, no Instituto de Educação e no Complexo Pedagógico III (CPIII) da Universidade do Minho, em Braga, Portugal
A XI edição da Challenges, comemorativa dos seus 20 anos, elege os Desafios da Inteligência Artificial na educação como temática de reflexão coletiva.
A presença da Inteligência Artificial nos ambientes de aprendizagem e sua ubiquidade crescente em todas as esferas da nossa vida proporcionam um contexto de ecossistemas de aprendizagem cada vez mais ricos e diversificados e também mais sujeitos a desafios e tensões. A automatização de tarefas de gestão, os processos de avaliação, a oferta de conteúdos personalizados e de tutoria e feedback, os ambientes de aprendizagem com múltiplas alternativas de interação virtual são, entre outros, realidades que urge debater amplamente.

A Challenges mantém o espírito de comunidade de partilha entre investigadores, professores e estudantes num sentido de debate e aprendizagem conjunta. Assim, esperamos acentuar a discussão em torno de 3 eixos organizadores das sessões de apresentação de trabalhos.

Eixo I – Tecnologias, aplicações e sistemas emergentes
Este eixo reúne os contributos que visam discutir a inovação no domínio das tecnologias digitais, com ênfase na Inteligência Artificial, nas suas múltiplas vertentes e dimensões e na sua articulação no horizonte de desenvolvimento das dimensões formal, informal e não-formal do ensino, da formação e da aprendizagem. Dá especial cobertura aos processos de ensino e aprendizagem, às tecnologias, aplicações e sistemas emergentes do avanço tecnológico e da inovação científico-pedagógica.

Eixo II – Recursos, práticas, currículo e políticas
Este eixo integra os contributos em torno da problemática da inovação curricular e pedagógica articulada com as tecnologias digitais e potencializada pela dimensão da Inteligência Artificial, no sentido do desenvolvimento do currículo nos diferentes contextos e ambientes de aprendizagem. Abrange a aprendizagem ao longo da vida, a aprendizagem ubíqua e os ambientes e espaços flexíveis de aprendizagem que buscam adequação e eficácia na preparação de competências para o nosso tempo.

Eixo III – Ética, gestão, financiamento, investigação e avaliação
Este eixo inclui diferentes dimensões da avaliação no âmbito das TIC, com especial atenção aos vetores que integram Inteligência Artificial, Learning Analytics e Big Data como novas formas de abordagem. Integra aspetos relacionados com a usabilidade, a fiabilidade, a credibilidade e a eficácia da avaliação de recursos, sistemas e aprendizagens no quadro da sua realização com apoio em ambientes e ferramentas digitais.

PROGRAMA
http://www.nonio.uminho.pt/challenges/programa/programa-geral/

INSCRIÇÃO
http://www.nonio.uminho.pt/challenges/inscricao/
Centro de Competência em TIC na Educação
Instituto de Educação da Universidade do Minho
P. Campus de Gualtar, 4710-057 Braga, Portugal
T. 351 253 601 370
E. centrodecompetencia@ie.uminho.pt
U. www.nonio.uminho.pt
​​​​​​​​   Cartaz
Logo